Consciência - Filosofia e Ciências Humanas

A MORAL DOS IDEALISTAS – Introdução de “O Homem Medíocre” de José Ingenieros

Comentários

  1. A composição tem o traço de quem condena. O criador do racionalismo, do materialismo, é o mesmo que ensejou o idealismo. Aliás. o materialismo se contrapõs ao idealismo exatamente porque, atrás do ideal de conhecer a si próprío totalmente, e frutrado durante a vida, Sócrates resolveu desvendar o mistério antecipando a partida para o reino de Hades.
    Outrossim, afirma descartar a “mesquinha metafísica” mas não a concepção de um futuro perfeito. Ora, o futuro de Esparta e do Império Romano, para não falar do nazista, até foi perfeito para nós, sobreviventes, mas não para eles.
    O próprio ideal varia de acordo com a posição geográfica, idade, costumes, e conhecimento. Aingi-lo pode ser alvissareiro, mas também catastrófico. Persegui-lo de modo obssessivo não é o ideal, mas imprudência.
    A luz evolui através de ondas e partículas. Qual razão de colocá-las em confronto?
    De modo que é muito lero, e pouco critério.

    by CR — 27/05/2010 @ 12:27

  2. B R A V O O O O !

    Andam por aí os idealistas todos envergonhados, com medo de mostrar que o são!

    B R A V O O O !

    Na nossa sociedade, carrasco de ideais, sabe bem ler este elogio, este poema épico ao idealismo sem o qual o mundo não seria sítio para se viver.

    by celeste raposo — 27/05/2010 @ 13:39

  3. O MELHOR LIVRO QUE JÁ LI…

    by LUCAS — 16/08/2011 @ 19:52

Deixe seu comentário


Fechar essa janela.