Consciênia - Filosofia e Ciências Humanas
Platão, biografia e pensamentos aristoteles Descartes Rousseau Nietzsche Marx

Descrição da igreja de São Francisco de Assis, em São João d’El-Rey (Minas Gerais)


Descrição da igreja de São Francisco de Assis, em São João d’El-Rey (Minas Gerais)

O frontespício é de pedra azulada e polida como o do Carmo; belíssimos relevos e decorações rodeiam as imagens de Nosso Se­nhor Jesus Cristo e do Santo pouco abaixo do pedestal da cruz co­locada no vértice; e acima da porta principal, entre duas grandes janelas, está esculpida e afígie da Viagem da Imaculada Conceição,, ladeada de serafins. As tôrres são cilíndricas com balaustrada em tôrno das cúpulas. Da vasa J) à cornija 2) tem cada uma 33 me­tros de altura.

Com o exterior harmoniza o interior. A capela-mor é clara e espaçosa; suas laçarias[1]) e mais decorações, colu­nas helicóides [2]) e corolíticas [3]), cingidas de fes­tões dourados, os arte- sões G) da abóbada, as fi­guras de relêvo, o trono auri – entalhado, com a imagem do Senhor de Mont-Alverne no alto, são outras tantas maravilhas da arte.

igreja de São Francisco de Assis, em São João d’El-Rey

A nave do templo é notável pelos seis altares laterais de talha mui va­riada, os quais, depois de dourados, ficarão sendo os mais belos daqu). No centro do teto, todo bran­queado e abobadado, avul­ta um grande artesão alcachofrado [4]) do qual

pende um donoso lustre esmaltado e com prismas

A cimalha, que guarnece o teto, é sustentada por colunas de madeiras embebidas nas paredes, e cujos pedestais são de pedra azul. A espessura das paredes da igreja é tal, que comporta em si as escadas de pedra dos púlpitos, largas cêrca de um metro.

A tribuna da música tem um suporte mui merecedor de aten­ção, que é um arco elítico abatido ou de sarapanel, o qual abrange a largura da nave, fronteira ao altar-mor. Logo abaixo está o guarda-vento de madeiras de primeira qualidade formando espe­ciosa marchetaria.

O arco-cruzeiro é também de cantaria e de vistoso lavor. O adro é digno do templo, tendo balaustradas de mármore branco sôbre as cimalhas e mainéis x) das escadas de ziguezsgue com es­paçosos palmares, bem como sôbre o paredão intermédio às esca­das, o qual é decorado de bem lavrados arabescos e delicadas flo­res de pedra azul. que é a matéria das partes salientes ou ressalta­das do frontespício do célebre templo e dos degraus e frontaria do adro, à exceção dos balaústres.

Em suma, a igreja de São Francisco em seu todo harmônico ex­prime um pensamento arquitetônico: é como uma epopéia de pedra.

Aureliano Pimentel.



[1] Laçarias — ornamentos em forma de laços.

[2] Helicóide — em espiral.

[3] Corolíticas — ornadas de grinaldas de folhagens e flores em es­piral à roda do fuste.

[4] Alcachofrado — em forma de alcachofra.

Fonte: Seleta em Prosa e Verso dos melhores autores brasileiros e portugueses por Alfredo Clemente Pinto. (1883) 53ª edição. Livraria Selbach.

Comentários

Mais textos

Adicione o seu comentário

Prezado visitante: por favor, não republique esta página em outros sites ou blogs na web. Ao invés disso, ponha um link para cá. Obrigado.


Tags: , , , , ,

Início