Epicuro – Hedonismo

Epicuro
 
 
Epicuro (341 – 270 a. C) filósofo grego nascido em Samos

foi favorável ao atomismo, doutrina desenvolvida originalmente por Leucipo e
Demócrito, que o influenciou quando começou a filosofar, aos catorze anos. Sua
família era nobre, mas ficou pobre. Seu pai foi um dos colonos que foram de
Atenas para Samos. Quando criança acompanhava a mãe no trabalho em casas de
pobres, e assim conheceu as crenças populares. Não sofreu muita influência dos
filósofos que o precederam, pois não se dispôs a estudá-los. Em 325 a. C vai
para Atenas onde comprou um jardim estabeleceu sua escola. Os epicuristas,
alunos desta escola filosófica podiam ser homens ou mulheres, eram unidos entre
si e com os professores. Atenas atravessava uma época difícil, mas ele lá
permaneceu. Existe um busto que nos dá a descrição de Epicuro: a cabeça é
forte, o nariz acentuado, os lábios espessos, a expressão calma e benevolente.
Tinha muitos discípulos e amigos. O ponto básico de sua doutrina é que o bem é
o prazer, e acusam os epicuristas de terem se entregue aos excessos dos
festins, mas Epicuro comia muito pouco nas suas refeições diárias. Os
atenienses eram atraídos pelo programa da sua escola : "aqui vocês
encontrarão-se bem, aqui reside o prazer. Os epicuristas tinham os
estóicos
como adversários. Epicuro foi um dos grandes escritores da Antigüidade, compôs
mais de trezentos tratados. Não era muito científico, e suas conclusões são
passíveis de críticas. Escreveu um tratado, Da Natureza, em trinta e sete
livros, no qual delineia a teoria atomística, os átomos são a explicação final
das coisas, pontos últimos de deslocando no vazio, nada existe a não ser isso,
a alma é formada de átomos materiais, tudo acontece devido a interação mecânica
entre eles. O universo é corpo e espaço. Deve-se argumentar com aquilo que não
é evidente aos sentidos. Sempre existiu alguma coisa e os átomos tem variadas
formas . Enquanto o prazer é o soberano bem, a dor é o soberano mal. É uma
moral hedonista, e tem que se eliminar toda a dor. A ataraxia (que é um estado
da alma em que nada consegue perturbá-la, ela fica impassível. Chega-se a ela
atendendo os desejos naturais e ignorando os desejos supérfluos, o sábio feliz
contenta-se com o estritamente necessário. É o prazer estável que garante a
felicidade. Devemos filosofar em atos. Todo o incômodo desejo se dissolve no
amor a filosofia. E o sábio não tema a morte, pois quando se vive ela não
existem não a sentimos e quando chega a morte, se deixa de ser.

Para Epicuro, o essencial para a felicidade é a nossa condição
íntima. O desejo precisa ser controlado, para que a serenidade nos ajude a
suportar a dor. A vida se torna agradável com o sábio raciocínio, que investiga
a causa. A justiça não existe em si. Outra coisa interessante é o seu conselho
para vivermos em reclusão, ignorados.

Por ser um defensor do prazer, quiseram fazer de Epicuro e os
Epicuristas defensores da volúpia, mas o próprio fala contra isso, o prazer não
é sensual.

Karl Marx escreveu uma tese sobre Demócrito e Epicuro. Nietzsche
em alguns trechos comenta o epicurismo e o estoicismo, especialmente na Gaia
Ciência.

















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