PROVOCAÇÕES

set 17th, 2010 | Por | Categoria: Crônicas        

Nei Duclós

O que chamam de novas mídias já existe há mais de dez anos, pelo menos potencialmente, desde que a internet começou a se difundir entre a população. Hoje faz parte da respiração e não há sentido mais em se chamar de internauta quem usa a rede mundial de computadores. Seria o mesmo que chamar de tvnautas os telespectadores ou jornalautas os que preferem o impresso. Implico com termos que tentam manter a distância entre o tradicional e o emergente, como se este precisasse ocupar sempre a posição de coadjuvante.

Ainda hoje há preconceito contra blogs, vistos como diários pessoais, quando são ambientes de tecnologia onde cabe tudo. Já existe prêmio importante para reportagens que só conheceram a versão on line. Isso não significa um novo cânone, impermeável a outras soluções. Uma edição impressa é permanente, enquanto na rede há formas infinitas de manipulação. Além disso, por mais amigável que seja um visor, sempre existirão as vantagens da revolução de Gutenberg, que continua a mil.

Vemos prateleiras forradas de livros, bancas cheias de jornais e revistas por todo o canto. Há gritos e ranger de dentes, mas isso faz parte das mudanças de paradigma. O que não pode é achar que tinta no papel continuará dando as cartas na comunicação, sem concorrência na sua credibilidade. Ou sugerir que tudo agora deva ser por bits e bytes, como se fôssemos escravos de botões. O desequilíbrio da percepção é normal quando existe, como aconteceu recentemente, jeito de um leigo filmar jornalistas sob a mira de louco e imediatamente divulgar na rede um “furo” conseguido por alguém que não é do ramo, o que ajudou a reprimir o atentado.

A internet é a mídia das fontes e multiplicou a agilidade e o acesso às informações. Mas permanece a importância do profissional inteiramente dedicado ao ofício, que no fundo é a origem da massa de dados que circulam livremente por canais virtuais. Junto com as novas facilidades, proliferaram as chances de fazer provocações. Mas passar ao largo da matilha que ladra contra a caravana do cânone não deve resultar na indiferença em relação às pulsações de inúmeras coletividades. Precisamos como nunca de equilíbrio, desde que este não tenha como objetivo a paz dos cemitérios, mas sim o dinamismo necessário dentro de padrões civilizados.

Crônica publicada no dia 7 de setembro de 2010 no caderno Variedades, do Diário Catarinense.

Deixar comentário