O MISTÉRIO DE JESUS
Blaise Pascal
Tradução de Brito Broca e Wilson Lousada. Fonte: Clássicos Jackson.
Jesus sofre
em sua paixão os tormentos que os homens lhe infligem; mas na agonia sofre os
tormentos que a ele mesmo se impõe: Turbare semetipsum. É um suplício de
mão não humana, mas todo-poderosa, e é preciso ser todo-poderoso para
suportá-lo.
Jesus
procura algum consolo, ao menos em seus. três mais queridos amigos, estes
dormem; pede que suportem um pouco com ele, e estes o abandonam com uma negligência
total, e com tão pouca compaixão que não podia impedi-los de dormir um momento.
E assim
Jesus foi abandonado sozinho à cólera de Deus.
Jesus está
só na terra, não somente para sentir e compartilhar a sua pena, mas para ter
conhecimento dela: o céu e ele são os únicos que têm esse conhecimento.
Jesus está
em um jardim, não de delícias como o primeiro Adão, onde se perdeu e com ele
todo o gênero humano, mas num jardim de suplícios, de onde se salvou e com ele
todo o gênero humano.
Sofre essa pena e esse abandono no horror da noite.
Creio que Jesus só se queixou essa vez; mas queixou-se então como se não pudesse mais conter a sua dor excessiva:
"Minha alma está triste até a morte".
Jesus
procura a companhia e o alívio por parte dos homens.
É um caso único em sua vida, parece-me a mim. Mas nada recebe, pois seus
discípulos dormem.
Jesus
estará em agonia até o fim do mundo: é preciso não dormir durante esse tempo.
Jesus
no meio desse abandono universal e de seus amigos escolhidos para velar com
ele, encontrando-os dormindo, zanga-se por causa do perigo a que se expõem, não
ele, mas eles mesmos, e os adverte acerca da própria salvação e do seu bem com
uma ternura cordial apesar da ingratidão deles, e os adverte de que o espírito
é vivo e a carne fraca.
Jesus,
encontrando-os ainda dormindo, sem que nem a consideração por ele nem por si próprios
os tivesse retido, tem a bondade de não acordá-los e deixa-os em repouso.
Jesus ora
na incerteza da vontade do Pai, e teme a morte; mas tendo conhecido essa
vontade adianta-se em oferecer-se à morte: Eamus. Processit. (João).
Jesus rogou aos homens, e não o escutaram.
Jesus,
enquanto seus discípulos dormiam, operou a salvação deles. Deu-a aos justos
enquanto dormiam, no nada antes de nascerem e nos pecados depois.
Pede
uma só vez que o cálice seja afastado, e ainda com submissão; e duas vezes que
venha, se preciso.
Jesus no tédio.
Jesus,
vendo todos os seus amigos adormecidos e todos os seus inimigos vigilantes,
entrega-se inteiramente a seu Pai.
Jesus
não vê em Judas a sua inimizade, mas a ordem de Deus que ele ama, e a vê tão pouco
que o chama de amigo.
Jesus se
arranca dos discípulos para entrar na agonia: é preciso arrancar-se dos seus
mais próximos e dos mais íntimos para imitá-lo.
Jesus
estando na agonia e nos maiores sofrimentos, oremos mais longamente.
Imploramos
a misericórdia de Deus, não com o objetivo de que nos deixe em paz com os
nossos vícios, mas para que nos livre deles.
Se
Deus nos desse mestres por sua mão, oh como precisaríamos obedecê-los de boa
vontade I A necessidade e os acontecimentos os são
infalivelmente.
— "Consola-te, não me procurarias se já não me
houvesses achado.
"Pensava
em ti na minha agonia, por ti derramei certa gota de sangue.
"Ê
tentar-me mais do que provar a ti próprio, pensar se farias bem tal ou tal
coisa ausente: eu a farei em ti se ela chegar.
"Deixa-te
conduzir pelas minhas regras; vê como conduzi a Virgem e os Santos que me
deixaram agir neles.
"O Pai ama tudo o que faço.
"Queres
que minha humanidade sangre sempre, sem que tu vertas lágrimas?
"A
tua conversão é coisa minha, não temas, e roga com confiança como por mim.
"Eu
te sou presente pela minha palavra na Escritura, pelo meu espírito na Igreja e
pelas inspirações, pelo meu poder nos sacerdotes, pela minha oração nos fiéis.
"Os
médicos não te curarão, pois por fim morrerás. Mas sou eu quem cura e torna o
corpo imortal.
"Sofre
as cadeias e a servidão corporais; eu só te livro agora da espiritual.
"Sou
mais teu amigo do que este ou aquele; pois fiz por ti mais do que eles; e eles
não sofreriam o que por ti sofri e não morreriam por ti durante as tuas
infideli-dades e crueldades, como eu fiz, e. como estou pronto a fazer e faço,
nos meus eleitos e no Santo Sacramento.
"Se conhecesses teus pecados, perderias a
coragem."
— "Eu a perderei então, Senhor, pois creio na malícia
dos pecados, conforme vossa afirmação."
— "Não, pois eu, de quem vens a saber isso, posso
curar-te, e só por te dizer isso já é um sinal que te quero curar. À medida que
os expiares, tu os conhecerás, e te será dito: Eis os pecados que te são
perdoados. Faze pois penitência pelos teus pecados ocultos e pela malícia
oculta daqueles que conheces".
—
"Senhor, eu vos dou
tudo."
— "Eu
te amo mais ardentemente do que jamais amaste as tuas imundícies, ut
immimdus pro luto.
"Para
mim a glória, e não para ti, verme e terra.
"Interroga
teu director, quando as minhas próprias palavras te forem ocasião do mal, e de
vaidade ou curiosidade".
— Vejo
o meu abismo de orgulho, de curiosidade, de
concupiscêneia.
Não há
nenhuma ligação entre mim e Deus, nem entre mim. e Jesus Cristo justo. Mas ele
se fez pecado por mim e todos os vossos flagelos recaíram nele. Ele é mais
abominável do que eu, e, longe de desprezar-me, sente-se honrado que eu
vá a ele e o socorra. Mas ele se curou a si mesmo, e me curará por mais forte
razão. É preciso juntar minhas chagas às dele, e juntar-me a ele, e ele me
salvará salvando-se. Mas não devo acrescentar outras no futuro.
Eriiis sicut dii sciente bonum et malum1.
Todo inundo faz o papel de Deus julgando: "Isso é
bom ou mau" e afligindo-se ou
alegrando-se demais com os acontecimentos.
Fazer
as pequenas coisas como se fossem grandes, por causa da majestade de Jesus
Cristo que as faz em nós, e que vive nossa vida; e fazer as grandes como se
fossem pequenas e fáceis, por causa de sua omnipotência.
5
Parece-me a mim que Jesus Cristo só deixará tocar em suas chagas depois da sua
ressurreição: Noli me fangere 2. Só devemos nos unir a seus
sofrimentos.
Deu-se para ser comungado como mortal na Ceia, como ressuscitado aos discípulos de Emaús, como subido aos
céus a toda a Igreja.
___
Notas
1
"Sereis como deus conhecendo o
bem c o mal". (Gênese, XII, 5).
2
"Não me toques". (São
João, XX, 17).
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