21 2

Sociologia - resumos, ebooks, artigos acadêmicos

Definição de Sociologia

A Sociologia é o estudo da sociedade. É uma ciência social – termo que por vezes é seu sinônimo – que usa vários métodos de investigação empírica e de análise crítica para desenvolver e aperfeiçoar um campo teórico de conhecimentos sobre a atividade social humana, por vezes com o objetivo de aplicar este conhecimento na busca do bem-estar social. Os temas que abordam variam de micro nível interações e intercâmbios até o macro nível de sistemas e estruturas sociais abstratas.
A sociologia é, metodologicamente e tematicamente, uma disciplina muito ampla. Seu foco tradicional inclui a estratificação social, as classes sociais, a mobilidade social, religião e secularismo, lei e dever. Todas as esferas da atividade humana são conformadas com a estrutura social e a ação do indivíduo. A sociologia gradualmente expandiu seu foco para incluir outros assuntos, como saúde, militarismo, instituições penais, a internet e mesmo as regras para a atividade social no desenvolvimento do conhecimento científico.
O escopo dos métodos científicos sociais também se expandiu bastante. Os pesquisadores de ciências sociais trabalham com grande variedade de técnicas, tanto qualitativas quanto quantitativas. A virada lingüística e cultural da metade do século XX levou ao crescimento de abordagem interpretativas, hermenêuticas e filosóficas na análise da sociedade. Ao mesmo tempo, nas décadas recentes, houve o surgimento de novas técnicas analíticas, matemáticas, computacionais e estatísticas, com rigor científico, como o modelo e análise de redes sociais.
Aqui no Consciência contamos comum vasto conteúdo sobre a Sociologia, incluindo resumos, textos dissertativos e trabalho acadêmicos, ebook completo de introdução a sociologia, resenhas de livros e explicaçoes sobre os principais conceitos e sociólogos. Navegue abaixo e bons estudos!


21 2
Continue navegando: Antropologia, Biblioteca, Filosofia Contemporânea |