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112.   Causalidade.

A
mais célebre das análises de Hume é a da causalidade. Quando dizemos que a
causa produz o efeito, que impressão corresponde a isto de a causa produzir o
efeito? Não corresponde nenhuma impressão. Se eu analiso a relação de
causalidade encontro que algo A existe; dele tenho a impressão; depois tenho a
impressão de algo B; porém não tenho nunca a impressão de que A saia coisa alguma
para produzir B. Eu vejo que faz calor; tenho a impressão de calor; depois meço
um corpo e o encontro dilatado; porém que do calor saia uma espécie de coisa
mística que produza a dilatação dos corpos, isto é que não vejo de nenhuma
maneira. Por muito que olhe, não encontro que corresponda, à produtividade da
coisa, nenhuma impressão. Logo isto da causalidade é outra ficção, como o eu,
como a existência, como a substância. São feixes, associações de idéias. A
frase "associação de idéias" foi inventada por Hume. O conceito de
associação de idéias procede de Aristóteles, porém a frase "associação de
idéias" é de Hume, tanto que passou à linguagem filosófica e psicológica
com a palavra "idéia" no sentido de Hume. Em pleno século XX nos
surpreendem os escritores filosóficos falando de associação de idéias, na qual
tomamos a palavra "idéia" no sentido de Hume. Deveriam dizer associação
de representações ou de imagens, sejam do que for, segundo a terminologia. Mas
tomam-na no sentido de Hume.

Pois
bem: estes feixes, estas idéias fictícias que são: substância, existência, o
eu, a causalidade, não são caprichosas. São feitas em virtude de uma
regularidade, principalmente em virtude da associação de idéias. Associação
por semelhança: costumam travar-se e unir-se duas idéias quando são parecidas,
semelhantes. Associação por continuidade: costuma travar-se em nossa memória e
unir-se idéias que estão juntas, uma ao lado da outra; impressões que se
repetem muitas vezes unidas, ao tornar-se depois idéias, quando penso em alguma
delas, inevitavelmente me surge a idéia da outra, por sucessão. E a causalidade
não é mais do que um caso particular dessa associação de idéias.

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