Continued from: cap. 14 - O Empirismo Inglês - Fundamentos de Filosofia de Manuel Morente

99.   Locke.

O
empirismo inglês se inicia com John Locke. A filosofia no momento em que vem
ao mundo filosófico John Locke é ainda predominantemente cartesiana. Desde
logo, um ponto de vista idealista é dominante já na filosofia; porém não
somente o ponto de vista idealista em geral, mas, também, a concreta solução
dada por Descartes ao problema metafísico predomina ainda na filosofia
européia. Assim o problema metafísico encontra nesta filosofia a solução
substancialista de Descartes. Eu descubro "meu" próprio ser como ser
presente: descubro entre minhas idéias a idéia de Deus, cuja essência envolve a
existência e, mercê desta idéia de Deus como garantia, afirmo a existencialidade
dos objetos de minhas idéias claras e distintas; por conseguinte, do espaço,
movimento, número e suas modificações. Donde extrai Descartes uma metafísica das
três substâncias: a substância pensante (a alma), a substância extensa (o
corpo) e Deus, substância infinita criadora.

Essa
triplicidade da substância domina absolutamente na filosofia quando chega
Locke. O ponto de partida de Locke é, pois, o ponto da filosofia cartesiana.
Mas Locke se propõe, desde logo, com uma clareza absoluta o problema metafísico
como problema do conhecimento. Locke, com plena consciência da necessidade que
existe radicalmente no idealismo de esclarecer o problema do conhecimento,
inicia seu trabalho filosófico perguntando-se: qual é a essência, qual é a
origem, qual é o alcance do conhecimento humano? Pois bem; o conhecimento se
constitui por meio de idéias. Toma Locke a palavra "idéia" num
sentido que nem antes nem depois dele teve na filosofia; toma-a como tradução
em língua moderna da palavra latina cogitatio, usada por Descartes. Para
Descartes, cogitatio é pensée, pensamento, e pensamento é todo fenômeno
psíquico em geral. Uma sensação é uma cogitatio; uma proposição o é também;
uma afirmação ou negação da vontade o é também. Em suma: qualquer vivência
psíquica é chamada por Descartes cogitatio.

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