QUEM ELEGE OS POLÍTICOS SÃO OS POLÍTICOS

jan 15th, 2011 | Por | Categoria: Política        

Nei Duclós

Tem político brasileiro que se aposenta depois do sexto mandato consecutivo. Sarney está lá desde os anos 60 e trocou o Maranhão pelo Amapá para continuar se reelegendo. Volta Renan Calheiros, Pallocci, Genoino, Dirceu. Lula inventa Dilma e a elege com minoria de votos, já que a oposição se dividiu entre Serra e os votos jogados fora (branco, abstenções e nulos). Urnas eletrônicas não são auditadas. Compra-se ainda voto com bolsa família e outros expedientes. Tudo isso leva a uma conclusão: os políticos elegem os políticos e não o povo.

Como se sustenta uma situação dessas? Por meio de um sistema político e econômico engessado, que jamais muda. Voto do grotão vale mais do que voto da megalópole, então há sub-representação. Financiamento de campanhas continua sempre da mesma forma, apesar das leis e do alarde que se faz em contrário. O marketing milionário decide eleições. A mentira é recorrente e tudo o que se diz na campanha é traído na gestão. Qualquer problema que acontece, a culpa é do eleitor, claro. Ou vocês acham que o Tiririca teria tanto voto se não tivesse maganos poderosos por trás para inventar a porcaria?

Com a faca e o queijo na mão,eles fazem o que querem, pegam todo o dinheiro público, não gastam um tostão em nada, muito menos em prevenção, se locupletam em viagens e mordomias e patrimônios e benefícios até a milésima geração e assim, bem garantidos, gargalham nas reuniões ministeriais em que deveria criar soluções urgentes para a hecatombe da serra do Rio, onde a paisagem derreteu devido à falta de planejamento urbano, de políticas públicas de urbanismo e habitação e falta de competência e vergonha mesmo.

Como se defende uma situação dessas? Pela lógica dos anormais. Gargalhou na reunião? Ora, isso é mais do que secundário, é terciário. Gastou 10 bilhões de reais em publicidade em oito anos, quantia que dava para implantar no mínimo uma malha ferroviária decente no país? Normal. O pragmatismo sinistro espalhou-se massivamente não só entre os militantes pró governos, mas entre a população. Roubar? Normal, todos roubam. Vão se queixar para o bispo, que aliás virou o novo rei da mídia, junto com Gargalhada, o Palhaço Sinistro, aquele do banco pego em flagrante e que agora vai fazer uma noveleta sobre os guerrilheiros do Brasil, esses que empalmaram o poder e riem em conversas animadas sobre seus crimes, como mostra vídeo do you tube.

Mesmo com toda a corrupção e a manipulação dos votos, o governo atual foi eleito com minoria de votos. Foram 53 milhões contra 76 milhões da maioria (44 para a candidatura Serra e 32 milhões de votos brancos, nulos e abstenções). Então, não é justo nem inteligente achar que o “povinho” é culpado de tudo. Se não há política habitacional, é claro que a população vai ser empurrada para as encostas, onde, sem nenhuma fiscalização, os ricos também aproveitam e fazem pousadas, sítios etc. e ajudam a desmatar e a destruir.

Ninguém é “bom” de nascença. Não existe o bom selvagem. As pessoas se comportam se houver aplicação da lei. Se não houver repressão, todos se sentem no direito de sair matando. A Europa é diferente não porque lá existem branquelos caucasianos, mas sim leis que funcionam depois que reis foram enforcados e decapitados e guerras horrendas ceifaram zilhões de vidas. Aqui houve guerra e há massacre diário, mas estamos numa arapuca, na mão da bandidagem. Normal, diz a lógica dos anormais.

Deixar comentário