Os Neoplatônicos
O movimento neoplatônico foi uma corrente filosófica do final da
antiguidade, sendo a mais importante desse período, é considerada um pouco
obscura, em parte por envolver aspectos e experiências que não podem ser descritos
com simples palavras.O Império Romano estava começando a entrar em decadência
quando floresceu, no século III d.C, fundada por Amônio Sacas e divulgada por
Plotino e seus discípulos Porfírio, Iâmblico e Proclo. Eles procuraram renovar
o platonismo da Academia fundada por Platão, e davam ênfase na parte mística,
em especial da teoria das Idéias. Foram influenciados pelo estoicismo e pelo
pitagorismo. Platão falava que o homem é um ser dual, composto de um corpo
feito de pó e terra, que pertence à realidade sensível, e uma alma imortal, que
habita o mundo das Idéias. Segundo o Neoplatonismo, que aperfeiçoou o
pensamento grego, o real é constituído de três partes: Deus, que é o Uno e dele
vem a luz divina, forma o mundo e se opõe às trevas. Essa é a primeira parte. A
segunda é a Inteligência (nous), a terceira é a alma. As duas últimas partes
procederam da primeira por emanação. Deus, o ser criador, gera continuadamente
os seres que constituem o universo. Há uma sucessão de seres no tempo que leva
ao devir, o fluxo do universo. O bramanismo fala de uma emanação contínua dos
seres finitos a partir do infinito. Plotino e Amônio Sacas conheciam as
religiões orientais, além das doutrinas gregas.
Amônio Sacas nasceu em Alexandria e abandonou o cristianismo, o
qual o neoplatonismo influenciou mais tarde. Conciliou, uniu o pensamento de
Platão e Aristóteles, e distribuiu ao seu discípulo uma filosofia sem polêmica,
pois ele dizia ser a polêmica própria dos vaidosos.
Plotino (205- 270 d. C), discípulo de Amônio era de uma família romana,
mas nasceu no Egito. Em Alexandria conheceu o pensamento de filósofos famosos,
mas não se entusiasmou por nenhum deles, mas ao ouvir Amônio se identifica.
Fica em Alexandria por onze anos, depois se muda para Roma, onde abriu sua
escola. Essa escola fez muito sucesso, atraindo uma legião de fervorosos
discípulos. O objetivo dessa escola é a renovação de Neoplatonismo. Desenvolve
a teoria do Uno, que foi baseada na teoria do Mundo das Idéias. O caminho para
se atingir o Uno é a dialética e o êxtase místico. Seus escritos só foram
organizados pelo fiel discípulo Porfírio, pois antes era proibido entre os
discípulos escrever sobre a filosofia de Amos. Seus escritos compreendem cinqüenta
e quatro tratados reagrupados em seis Eneadas, ou grupos de nove. Ele luta
contra os cristãos e os gnósticos. Em sua visão espiritualista declara que o
homem não deveria se limitar a ser culpado (do pecado), mas ser Deus. Com o
êxtase místico, deve-se entrar em contato com Deus, fundir sua alma, que é luz
divina, com Ele. A única coisa que existe é Deus, as trevas não têm existência
concreta. Nessa visão, o Eu não é o verdadeiro, pois a parte não abrange o
todo. Deve-se identificar com o Eu maior, que é Deus. O homem é mais que um
amontoado de partículas, pois tem uma centelha da luz e do mistério divino.
Assim devemos tentar conhecer a realidade.
Porfírio (325- 305) nasceu em Tiro, organizou e publicou a obra de
Plotino. Sistematizou a noção de idéias gerais (gênero, espécie, diferença,
próprio e acidente) Escreveu comentários à obra de Platão e Aristóteles, Vida
de Pitágoras, Vida de Plotino e Isagõe. Defendeu o paganismo
e foi contra os cristãos. Na árvore de Porfírio, ele ilustra a subordinação dos
conceitos, partindo dos mais gerais até chegar ao menos extenso. É assim
esquematizado: 1. substância, pode ser corporal ou incorporal, 2. corpo, pode
ser animado ou inanimado, 3.vivente, pode ser sensível ou insensível, 4. animal
pode ser racional ou irracional, 4.racional, o homem.
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