Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › A neutralidade e sua forma abstrata.
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
10/02/2002 às 1:38 #69955Miguel (admin)Mestre
Quero colocar em discussão o seguinte:
A neutralidade é um conceito sem fundamento devido a sua inexistência concreta. Não passa de um dispositivo obsoleto e atual eufêmico para justificar a incapacidade de tomar uma decisão. Já que a própria escolha por uma “posição neutra” já encerra uma opção, destruindo completamente o intuito de não-definição por algo.
11/02/2002 às 12:47 #75933Miguel (admin)MestreEsse tópico na verdade remete à postura de algumas escolas, como a dos sofistas, que tomava posições de acordo com a relevância do argumento segundo circustâncias e as dos céticos que buscavam a epoché, ou a suspensão de juízo. Além disso, lembro-me de Sartre e a sua figura do intelectual engajado. Segundo o escritor, é necessário a relação entre teoria e prática e o enfrentamente e compromisso diante dos problemas do homem e da humanidade. De qualquer forma, viver é se comprometer. Diante de pós-modernismos, muitos não querem correr o risco de dogmatismos ou certezas, mas, eu também penso que alguém precisa ter a arrogância de afirmar a verdade e de tomar posições. Isso é saudável para o objetivo primeiro da filosofia, aquele exposto no início da metafísica de Aristóteles, que é justamente chegar ao conhecimento, sendo ele possível. Abs
11/02/2002 às 14:38 #75934Miguel (admin)MestreComo disse o Onofre, se “viver é se comprometer”, então a neutralidade não passa de um falso problema…até porque se trata de uma postura anti-natural que exige um considerável esforço. Ninguém é naturalmente neutro, tal como ninguém é naturalmente idealista.O tal medo de assumir compromisso perante a nossa vida e as nossas escolhas, conduz, com frequência ao esforço da neutralidade que é, de todo, ilusório. Pensar é pensar sobre decidir é decidir-se a…não há neutralidade, mas dificuldade em traçar caminhos.
12/02/2002 às 17:59 #75935Miguel (admin)MestreMeu caro Onofre Veiga, tomar uma posição não se trata de uma posição arrogante, trata-se do caminho natural das coisas sem falsas desculpas. Quando alguém toma uma posição sobre determinado assunto, está exercendo seu livre arbítrio intelectual. Está sendo autêntico em sua postura!
Quando alguém afirma “a verdade” está comentendo um erro, já que a mesma não existe. Você pode afirmar a sua postura e “a sua verdade” naquele determinado momento, sendo levado pelas condições psicológicas e, porque não, ambientais. Pois somos o produto de uma recíproca troca de informações do meio em que vivemos e das pessoas com quem convivemos.12/02/2002 às 18:12 #75936Miguel (admin)MestreOi Isabel, você captou bem o que eu quis dizer! A dificuldade em traçar caminhos a que você se referiu é uma característica intrínseca do homem. Alguns têm mais e outros menos, contudo, não importa o grau de complexidade de cada um, o ser humano é naturalmente complicado e vive num profundo processo de negativismo, fazendo com que crie sempre barreiras desnecessárias para chegar ao seu objetivo traçado.
Talvez a única saída para isso seria ver as coisas e analisá-las de um ponto de vista mais direto e objetivo. Às vezes, sem muito raciocínio e mais ação.12/02/2002 às 18:31 #75937Miguel (admin)MestreFábio:
Discordo apenas da sua última afirmação “(…)sem muito raciocínio e mais acção”, porque toda a decisão deverá ser precedida de uma deliberação que é do domínio do intelectual, embora possa ser atravessada por elementos de outra ordem. A acção deverá ser, se consciente,a realização de uma intenção primeira que se materializa depois de passar pelo crivo da razão.12/02/2002 às 20:20 #75938Miguel (admin)MestreCaro Fábio, foi justamente isso que eu quis resgatar. A noção de que a verdade não existe trouxe avanços anti-dogmáticos para a filosofia, mas também deixou a todos com medo de tomar posições. Com o fim da fundamentação metafísica da verdade, com a noção da verdade como relativa ao sistema de valores de quem a afirma, ao invés do pensamento nômade ou de argumentação, descambamos num miserável sofisma, na falta de ética, o u o que é pior, na timidez. Assim, embora eu também acredite que não haja verdades, acho saudável alguém querer defender universalidades. Veja bem, com esse quadro corremos o risco da pessoa não querer ser autêntica em sua postura exercendo seu livre – arbítrio, mas sim defender seus interesses ou coisa do gênero. Abs
12/02/2002 às 22:06 #75939márcioMembroOla, Fabio. Permita-me entender o contexto: O fato deste topico sobre Neutralidade ser um sub item do topico sobre Existencia de Deus, e sua colocacao de que nao deveriamos adotar um posicionamento de Neutralidade, significaria que com relacao ao tema principal deveriamos nos posicionar de forma binaria: EXISTE ou NAO EXISTE. Seria por ai ?
Este novo software de mensagens parace muito bom. Parabens
13/02/2002 às 10:22 #75940Miguel (admin)MestreIsabel:
Em minha colocação, não afirmei que a ação seria realizada sem passar pelo crivo da razão, como ocorre nas reações relâmpagos da Inteligência Emocional. Apenas enfatizei que o excesso de raciocínio para se chegar a um objetivo pode, às vezes, ser prejudicial para conclusão do mesmo. Para ilustrar: imagine uma porta a sua frente, porém, ao invés de atravessá-la sem muitos questionamentos (os questionamentos, ou seja, o crivo da razão estarão presentes, mas não em excesso!), você dá voltas e voltas, talvez até desnecessárias para alcançar o mesmo objetivo alcançado se seguisse numa linha reta “já aprovada pela sua avaliação” e atravessá-la.13/02/2002 às 10:36 #75941Miguel (admin)MestreOi Marcio, a questão da EXISTÊNCIA ou não é particular para cada um. Contudo, independente de acreditar ou não, nunca será tomada uma postura neutra sobre o fato. Na verdade, para mim, essa crença, seja no que for, é originada da construção psicológica e moral pela qual um indivíduo passa devido às influências do meio em que vive e das pessoas com quem convive.
A questão da neutralidade é muito abrangente, por isso não vi problemas em levantá-la neste tópico. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.