Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Sócrates e Platão › Ajudem-me a sair daqui
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
14/05/2006 às 3:29 #70246rafaichelMembro
Partindo da escola atomista, pela ótica monista, conclui-se que todos nós formamos um, portanto, se todos morrem, não existe um, então não existe morte. Para todo princípio há um fim, logo, se não há um fim, então tambem não há um princípio.Um vez, um certo filósofo disse "O reconhecimento da ignorância é o princípio da sabedoria".Como pode a sabedoria ter um princípio, se esta não tem fim?
14/05/2006 às 14:14 #79899BrasilMembroEm terra de olho quem tem um cego errei ;D
02/06/2006 às 11:16 #79900Ernani PadilhaMembroHerrar é umano! ;D
17/03/2007 às 17:38 #79901CientistaMembroGente, A realidade, em seu todo é estupidamente complexa! Toda a nossa ciência não é capaz de apreender a totalidade da informação contida num simples átomo de Hidrogênio. A complexidade de uma gota d´água é tanta que suponho que jamais seremos capaz de apreendê-la totalmente (Nem vejo necessidade disto - imagine medir a velocidade de todas as partículas sub-atômicas e seus momentos, posição espacial, energia, etc!!). Mas, o que interessa ao homem (ou outro animal na nossa situação) são apenas aspectos relevantes da realidade. O resto das informações contidas no mundo que lidamos podem ser de interesse apenas para poucos - tarados e cientistas -; e a maioria de nós não se enquadra nestas duas classificações. Para nosso alívio, a compreensão dos aspectos relevantes do mundo que nos rodeia (da Natureza) não é tão dificil assim. Creio que já mastigamos uma parte altamente significativa do todo. Esta consciência é ainda muito incipiente, sem dúvida, especialmente fora dos países chamados desenvolvidos (leia-se ricos). Os pressupostos para o desenvolvimento de seres plenamente conscientes dependem majoritariamente da situação econômica e da tradição cultural de nações e familias. Quais são? 1- Pais cultos, educados e amantes da cultura e da educação. 2- Pais que valorizem a liberdade e que estimulems seus filhos a pensar por conta própria. 3- Pais emocionalmente equlilbrados, que não tolham ou inibam em demasia os filhos. 4- Familia com acesso à cultura (Livros, revistas, jornais, Cabo, Internet, viagens, etc) 5- Jovem com amor instrínseco ao conhecimento. 6- Instituições de ensino qualificadas. O objetivo de todo o ensino e formação deveria ser a CONSCIÊNCIA. Mas, mesmo com todos os ventos a favor, leva-se uma vida para atingí-la em quantidade razoável. Quanto mais a civilização avança, menor fica este tempo. Logo nossos filhos de 13 anos saberão muito bem a natureza do universo observável, da vida, de Gaia e do homem. Abraçoooooo!
12/05/2007 às 14:54 #79902DämmerungMembroQuanto mais avançamos ao microconhecimento e ao macroconhecimento, mais percebemos nossos erros. Não é, de fato, eficaz para o ser humano desbravar os mistérios e identificar novos conhecimentos, vez que estamos perdidos em nossa própria agonia mundana. É importante, sim, avançar veementemente nas pesquisas e almejar no fundo da alma um esclarecimento acerca da vida, da Terra e do universo, visando uma melhor noção do que é próprio humano, pois, até agora, somos erro!… Uma vez superado o erro, poderemos prosseguir em qualquer dimensão. :)
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.