Início › Fóruns › Pedidos de ajuda › Trabalho sobre amor
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
17/10/2005 às 20:13 #70310Miguel (admin)Mestre
Preciso fazer um trabalho de filosfia sobre amor. Já li diversos textos de vários autores, porém ainda não tenho uma idéia de como começar… alguém pode me ajudar, por favor?
21/10/2005 às 15:38 #80481Miguel (admin)Mestresocorro!
o trabalho é para entregar daqui a dois dias e eu ainda naum consegui escrever nada!!
alguem pode me ajudaR?
qualquer coisa sobre amor é bem vinda22/10/2005 às 8:57 #80482Miguel (admin)MestreOlá Arthur
Bem, o livro mais clássico da filosofia sobre o amor é justamente O Banquete de Platão, onde, numa reunião de convivas, cada um é convidado a fazer um discurso sobre o mais belo dos deuses (eros). Dê uma olhada aqui no fórum no thread que está em Pedidos de Ajuda > Platão > Banquete.
Existe também muito material na web, pesquisável no google, especialmente em inglês, língua com maior conteúdo. Você deve ter passado por eles. Outros filósofos também escreveram sobre o amor, como Schopenhauer. Um texto de apresentação da questão está em http://www.geocities.com/Wellesley/Atrium/4886/questao.htm .
Agora, como redigir o trabalho, como apresentar a questão? Um grande aspecto da questão do amor hoje, ao meu ver é o seguinte: Ele é o sentimento mais explorado pela indústria cultural, na criação de composições, poemas, textos literários e filmes. O amor é retrato de forma multifacetada e em diversos ângulos o tempo inteiro. Como debater isso juntamente com a crise do amor? Não seria também o (verdadeiro) amor um sentimento cada vez mais raro e esfacelado? Sabemos que a revolução dos costumes substitui as relações profundas e duradouras pelas passageiras, plurais. Se na idade Média acreditava-se que se podia amar somente uma vez uma única pessoa, hoje a humanidade esbanja amor em todos os poros, até que o amor gere uma colheita magra.
A exploração do sentimento do amor que falei certamente gerou obras de um teor inagulável, obras-primas etc. Mas e a banalização, o que gerou? Todavia todos ainda estão em busca de um grande amor em suas vidas, cada vez mais raro de encontrar. Essa eterna repetição da busca, como pode ser encarada num ponto de vista filosófico?
São apenas sugestões..
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.