Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Devemos cumprir a lei?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/06/2007 às 16:05 #70707jota erreMembro
Esta pergunta parece perigosa, mas filosoficamente não é, pois neste panorama se é disposto a discutir apenas os princípios da mesma.Assim, ponhamos em xeque as questões discutidas pela Ética.Em nome de "um bem maior", é correto descumprir alguma lei constitucional?
22/06/2007 às 22:45 #85234BrasilMembroBem, os heróis de hollywood fazem isso a toda hora… heheheTô brincando... Bem, diante da subjetividade da pergunta eu deveria antes de respondê-la perguntar o que exatamente seria o "bem maior" e qual lei exatamente "estaria sendo descumprida" em nome desse bem, aí sim daria pra responder mais seguramente... Apesar de eu não ter imunidade parlamentar... ;DMas, considerando que as leis são feitas a pretexto de prover o bem maior, descumprir uma lei para prover um bem maior ainda, seria válido. É óbvio que existe o critério que evidentemente não é o mesmo para cada opinião. O que pode ser o bem maior pra um pode não o ser para outro, depende do critério individual. Geralmente as leis são pensadas de maneira ampla e apesar disso ser uma regra, há muitas falhas.Pra isso existe a figura do Juiz, que considera o caso havaliando todos os aspectos e, quando não existe privilégios e nem preconceitos, geralmente dá uma sentença acertada.Também é preciso analizar que existem muitos casos de leis que não são cumpridas, em nome do interesse de alguns "favorecidos". Isso é fato.
25/06/2007 às 14:58 #85235jota erreMembroOlá, Brasil,Bem, a discussão na verdade seria ética, mas aqui podemos levar em consideração para a discussão a correlação norma moral/lei legal.A pergunta foi formulada para chamar atenção, mas a idéia é discutir os princípios, e não casos particulares. Então vamos usar na ética a mesma estrutura da lógica: regra que tem excessão não é regra.Na verdade, a questão seria: é correto descumprir qualquer lei em alguma situação em busca de um bem maior?Consideremos um bem maior evitar um roubo, por exemplo. Mas podemos encontrar casos mais polêmicos em notícias de jornal.(prefiro não citar exemplos para que não nos determos neles, mas, se quiser, faça-o a vontade)Mas as leis a que me refeiro são as leis constitucionais, no caso do nosso país (não que a discussão não possa se mais ampla)Abs.
27/08/2007 às 19:51 #85236José AraújoMembroIsso é um ação que cabe a nossa conciência decidir, mas quando acharmos a injustiça devemos sempre enverdar pelo o altrusimo, piorque não existe lei que deva ser cumprida de olhos vendados…Mas muitos acham o contrário e se transformam em ovelhas brancas , na fila para a matança , quando não realizam que leis não são de criação da perfeição...
24/02/2010 às 21:07 #85237nickossMembroEsta pergunta parece perigosa, mas filosoficamente não é, pois neste panorama se é disposto a discutir apenas os princípios da mesma.Assim, ponhamos em xeque as questões discutidas pela Ética.Em nome de "um bem maior", é correto descumprir alguma lei constitucional?
Assunto sério Jota erre ! Neste momento, o JRA está vendo o Sol nascer quadrado lá no DF ! :yahoo_mini:Vai aí o meu pitaco ! =8)Na natureza, todos os agrupamentos animais, racionais ou não, possuem as suas regras, ainda que não escritas. Essas regras nascem a partir dos sentidos desses seres vivos quando em contato com o meio ambiente em que vivem. Se os sentidos entram em contato com uma forma de matéria ou energia que trás desconforto aos seus corpos, este procura afastar-se desse desconforto(Ex.: fogo, material pontiagudo, e tudo que fere)*, e até os vegetais que não tem cérebro percebem e o fazem. Esse fato associado às proibições ensinadas por àqueles que nos educam(geralmente para nos proteger dos perigos reais) é que vai formar a nossa moral. De acordo com o exposto, os nossos conhecimentos morais(sensações), adquiridos, quando trabalhados pela nossa razão é que darão origem as leis, que farão parte de uma determinada cultura. Portanto as leis dessa maneira concebidas, é que regerão uma organização social. De forma resumida, a ética (quase que exclusiva do bicho racional homem)* nada mais é que o ordenamento dos sentidos morais memorizados, que venham a trazer conforto aos indivíduos de uma determinada cultura de animais que vivem em estado gregário.Portanto a ética é relativa, e vai depender da cultura e, interpretação dessa cultura, pelos legisladores e; quando elaboradas, ardilosamente, de má fé, vão deixar portas abertas para a corrupção, ou seja, a distorção da moral da cultura daquela organização social. Geralmente, tendo como objetivo o favorecimento de algum grupo de indivíduos em detrimento de outros.Daí vem a vontade, do indivíduo ético, para a sociedade que vive, transgredir as leis. Ex.: O governo tributa os cidadãos em 45% do que ganham com a força do seu trabalho, porém não oferece em a contrapartida: educação, saúde, segurança, etc.; o pobre vai rapidamente para a cadeia, porém o rico quase nunca vai, e quando é preso tem cela, comida, etc. especiais. Agora, se refletirmos que quase 100% das agremiações partidárias são escolinhas de corrupção, e que delas sairão os futuros legisladores, estamos fudidos ! :biggrin_mini: * para os inquisidores de plantão.AbraçosNickoss :dirol_mini:
25/02/2010 às 0:35 #85238edilson p gMembroa questão, se os colegas de trabalho não cumprem a lei ,o que posso fazer? – penso que faz parte da cultura brasileira ser deshonesto,vivemos em um país cheio de pessoas interessadas em faturar mais e mais , já não existem conselheiros bem intesionados e sim articuladores famintos,hoje é sabido que em todo setor público existe a banda boa e a banda podre,tenho uma opinião própria o honesto sofre em dobro é discriminado perante os colegas,consegue as coisas a longo prazo ,paga todos os impostos necessários e nunca é reconhecido, o ato de ser honesto é uma doação e apesar de tudo devemos sim cumprir a lei pois só assim conseguiremos reverter este índice alarmante de corrupção que creio esta na csa dos 70%.
25/02/2010 às 0:54 #85239cleopratrazMembroDevemos cumprir a Lei sem sombra de dúvida. Mas, a Lei atual precisa ser atualizada em comunhão com Consciências honestas, sãs, que busquem exercer a justiça com amor. Então esta Lei que está vigorando precisa ser aperfeiçoada em muitos aspectos para que aquele que cumpre não se sinta um “marginal” em exercício."Essas regras nascem a partir dos sentidos desses seres vivos quando em contato com o meio ambiente em que vivem."Com relação à ética eis aí outra questão. Uma ética que já nasce doente só pode compactuar com uma "moral" também doente.´Seria necessário que os valores éticos não se firmassem por "proibições" e sim, por uma boa conduta exemplar.
03/03/2010 às 19:01 #85240nickossMembroConcordo contigo, querida Cléo. :kiss_mini: Só acho que esse CLEOPATRAZ é um cognome muito negativo. Dá a impressão de CLEÓPATRA com o rabo virado para cima(assim como os cães do Fórum a interpretaram). Talvez possa explicar ? Poque não CLEOPRAFRENTE, mais vaginal e fecundo ? Essa boa conduta exemplar, que você pensa, só poderá existir por força das leis elaboradas a partir do bom senso da razão humana mais evoluída, impondo-se sobre os menos evoluídos, preguiçosos, presunçõsos e ignorantes ousados; objetivando o conforto da evolução das espécies na superfície da Terra. Daqueles que lêem os grandes pensadores e os interpretam no mesmo nível de sabedoria.AbraçosNickoss
03/03/2010 às 19:41 #85241BrasilMembroConcordo contigo, querida Cléo. Só acho que esse CLEOPATRAZ é um cognome muito negativo. Dá a impressão de CLEÓPATRA com o rabo virado para cima(assim como os cães do Fórum a interpretaram). Talvez possa explicar ? Poque não CLEOPRAFRENTE, mais vaginal e fecundo ?
Quanta babaquice! Pelo amor de Deus!!
04/03/2010 às 1:53 #85242cleopratrazMembroConcordo contigo, querida Cléo. :kiss_mini: Só acho que esse CLEOPATRAZ é um cognome muito negativo. Dá a impressão de CLEÓPATRA com o rabo virado para cima(assim como os cães do Fórum a interpretaram). Talvez possa explicar ? Poque não CLEOPRAFRENTE, mais vaginal e fecundo ? Essa boa conduta exemplar, que você pensa, só poderá existir por força das leis elaboradas a partir do bom senso da razão humana mais evoluída, impondo-se sobre os menos evoluídos, preguiçosos, presunçõsos e ignorantes ousados; objetivando o conforto da evolução das espécies na superfície da Terra. Daqueles que lêem os grandes pensadores e os interpretam no mesmo nível de sabedoria.AbraçosNickoss
Como diz "Cacácea": "O sonho do maluco é a realidade do otário". Além do mais, PRAFRENTE a partir de um "ponto morto" não existe! Abstenha-se de insultos vulgares ."Essa boa conduta exemplar, que você pensa, só poderá existir por força das leis elaboradas a partir do bom senso da razão humana mais evoluída".E onde você pensa estar esta referida razão?
04/03/2010 às 14:31 #85243BrasilMembroSó acho que esse CLEOPATRAZ é um cognome muito negativo. Dá a impressão de CLEÓPATRA com o rabo virado para cima(assim como os cães do Fórum a interpretaram). Talvez possa explicar ? Poque não CLEOPRAFRENTE
Veja só, Sr Alquimista de Latrina, eu já lhe expliquei em outro tópico que, quando se quer significar ortograficamente o ato de trazer, escreve-se “traz” e não, “trás”.Aqui neste caso o senhor mostra que tem muita dificuldade de aprender algo!!Então, no seu entendimento, “frente” é o oposto de “traz” ?hahahahaha :laugh_mini: Santa ignorância!! Nem lhe ensinando o be-a-bá o senhor aprende!!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.