Menor idade penal, o que vocês acham?aio

Início Fóruns Questões do mundo atual Violência e Criminalidade Menor idade penal, o que vocês acham?aio

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Autor
    aavena
    Membro

Alguns pretendem diminuir para 16 anos a menor idade penal. Sugerem que o jovem nessa idade sabe bem discernir o “mal do “bem”. Outros, determinam que o sujeito PSI ainda não está formado com 16 anos e usam essa teoria como regra que alimentam o poder judiciário. Alimentam também que “todas as escolhas”, as que determinam o sujeito e o  estrutura, só lhe chega, “as vezes e para alguns”, por volta dos 18/21 anos. O que vocês acham dessa matéria no campo prático da violência que acontece no nosso país e na capacidade sugestiva para resolução desse impasse?

tenho a impressão de ja ter visto esse topico… mas axo que foi no Orkut  ::) :) bem...na minha opinião... se o praticante do crime tem consciencia do q fez... mesm sem saber se foi certo ou errado... se ele apenas enetender o que ele fez ele ja deve ser punido!claro... se sabe fazer tem que aprender a pagar!

Thasa
    Membro

O ser humano e livre para fazer o que quiser, sendo assim deve ser reponsabilisado por seus erros, não concordo com essas leis banais, que vem o jovem como um ser ” ingÊnuo” .

O ser humano e livre para fazer o que quiser, sendo assim deve ser reponsabilisado por seus erros, não concordo com essas leis banais, que vem o jovem como um ser " ingÊnuo" .

tenta continuar com essa ideia depois de perder um filho, simplismente por que ele não tinha dinheiro pra dár para um assaltante mirim de 12 anos

Thasa
    Membro

O ser humano e livre para fazer o que quiser, sendo assim deve ser reponsabilisado por seus erros, não concordo com essas leis banais, que vem o jovem como um ser " ingÊnuo" .

tenta continuar com essa ideia depois de perder um filho, simplismente por que ele não tinha dinheiro pra dár para um assaltante mirim de 12 anos

Silas Gaarder Não te entedi pois falei o que penso e é necessário! onde foi que eu errei ?

:)não falei que você errou!só falei que eu tenho certeza que você mudaria de opinião se seu UNICO filho fosse morto por um assaltante mirin de 12 anos! ^^entendeu agora?

Nightstalker
    Membro

Ao meu ver indivíduos que cometem crimes hediondos devem ser punidos independente de sua idade. Logo tal diminuição ao meu ver não adiantaria muito, indivíduos fora da margem etária estipulada continuarão eliminando pessoas de bem.

Ao meu ver indivíduos que cometem crimes hediondos devem ser punidos independente de sua idade. Logo tal diminuição ao meu ver não adiantaria muito, indivíduos fora da margem etária estipulada continuarão eliminando pessoas de bem.

é mas acho dificil um garotinho de 5 anos matar alguem... por isso, ao diminuir a idade penal, diminuiria sim os crimes  ;)quem são os criminosos? os que cometem o delito, ou os que governam essa massa???

Stos
    Membro

Concordo com você a diminuição da idade penal diminuiria o índice de criminalidade, e os criminoso são tanto os que cometem o delito quanto os que governam essa massa!!!!! ;)Nos dias atuais vemos cada absurdo envolvendo menores de idade "cada vez menores"

é mas acho dificil um garotinho de 5 anos matar alguem... por isso, ao diminuir a idade penal, diminuiria sim os crimes  ;)quem são os criminosos? os que cometem o delito, ou os que governam essa massa???

viniciuslrm
    Membro

Não concordo com a redução na idade penal. Porque acredito que o menor de 18 anos é caracterizado como criança, e como criança ainda se encontra é estágio de formação, aprendizagem. Se essas crianças comentem crimes hediondos é porque ainda não sabem bem dissemir o certo do errado, simplesmente imitam aquilo que aprendem com a sociedade. A culpa disso é o Estado que se omite na obrigação de dar alimentação, moradia, vestimenta, lazer, EDUCAÇÃO e acaba oprimindo a criança em condições de marginalização. Não podemos esperar por exemplo que uma criança de 12 anos que vive em meio a criminalidade de uma favela se torne doutor ao invés de marginal, já que os olhos da criança só enxengam o crime e não tem a oportunidade de receber educação digna. A displicência do Estado causa isso tudo. Já temos crianças de 12 anos cometendo crimes, se a idade penal for reduzida para 16 anos o máximo que acontecerá é termos crianças de 10 anos e até menos cometendo crimes também.

Creio que antes de questionar se convém reduzir a maioridade penal para 16 anos devemos nos perguntar oq está levando cada vez mais jovens às drogas e ao crime. Ninguém cria filho para ser bandido, também ninguém nasce querendo ter uma vida com crack e uma Glock na mão. Se estão indo para a violêcia é porque estão no aperto. Eu particularmente não pensaria duas vezes se visse minha mãe pedindo esmola na rua; Todos sabemos que fazer malabares no semáfaro, engraxar sapatos não dá um resltado próspero, nao para sanar a sua fome e da sua família. E não, reduzir a idade penal não vai fazer o mesmo com a ocorrência dos crimes.Enfim, para mim, não apoio a redução da maioridade penal, bem como investir mais verba na reforma do Sistema Carcerário do que no Educacional. Só se tem pessoas descentes com educação - que abrange a todos - descente.Só para reforçar, afirmo que deve-se ivestir no básico. Educação, Saúde e distribuição de renda.

Lekso
    Membro

Se a questão for simplesmente reduzir a criminalidade, a revogação do código penal seria uma medida extremamente eficiente.  “Maioridade penal” é uma abstração, um “macete”; decorre da necessidade de viabilizar o julgamento criminal, diante da limitação dos recursos para tanto disponibilizados. Se for para melhorar a sociedade, só a educação…

Acácia
    Membro

Acho que desta forma, muito em breve, a menor idade penal estará nas crianças de 5 anos.Acredito que precisa -se de reformas de base com forte estrutura na educação. Mas, são poucos os "alfabetizados" e estes não têm compromisso com a sociedade. Apenas se limitam ao mundinho do "cara crachá, crachá cara". Então, desta forma é torcer pelo "apocalipse". Para cada ação incompetente, uma realidade como reação!!!

ppaulo
    Membro

Sábias palavras Lekso, quase chego a imaginar que deva ser da área do direito.Para acabar com a criminalidade basta acabar com o Código Penal e com as leis penais esparsas. Crime (nos dias de hoje) é aquilo que a lei diz que é crime. Os abolicionistas (corrente adotada por certos juristas da área penal) defendem ser bastante a reparação civil. A mim, me parece exagero abolir, mas correto seria diminuir (corrente minimalista). Soluções extremas apenas para casos extremos.Querem um exemplo? Para acabar com o tráfico de drogas, basta descriminalizar as drogas! pronto, acabou o tráfico. Obviamente este foi um exemplo hipotético e simplista em suas consequências, não servindo mais do que para um exemplo.Quanto à menoridade penal, sejamos francos, diminuir a idade não resolve, piora.Não temos que imaginar meios de por mais pessoas atrás das grades, temos que imaginar meios de ter MENOS pessoas enjauladas.Mas, como sempre, para a sociedade basta pão e circo. Ninguém deseja as soluções corretas e difíceis, vivemos na sociedade das medidas instantâneas e da espera de resultados também imediatos. Ninguém quer passar pela tal da porta estreita.Precisamos mudar, e não é a maioridade penal que deve ser reduzida, ou construirmos mais prisões.Precisamos construir toda uma nova sociedade no Brasil, uma sociedade comprometida com um viver social. Enquanto imperar o individualismo e a apologia ao "ter" em detrimento do "ser" nada irá mudar.A mudança depende da sociedade querer mudar, não esperar que um governo milagroso se instale e faça o Brasil das maravilhas.

Brasil
    Membro

"Maioridade penal" é uma abstração, um "macete"; decorre da necessidade de viabilizar o julgamento criminal, diante da limitação dos recursos para tanto disponibilizados.

Maioridade penal é uma convenção. Uma convenção fundamentada nos diferentes costumes e princípios éticos, morais e inclusive religiosos, peculiares a cada nação.

Se a questão for simplesmente reduzir a criminalidade, a revogação do código penal seria uma medida extremamente eficiente.

É evidente, assim como também é um ideal, que não precisemos de códigos penais...Utopias à parte, as sociedades precisam coibir os abusos dos que estão longe de entender e realizar tais ideais.  Utopias à parte, o Código Penal é um mal necessário.No atual estágio evolutivo da Humanidade e, dentro dos usuais sistemas de convívio social e produção de bens, revogar os códigos penais seria para a Humanidade algo como tentar fazer voar um pássaro que mal saiu do ninho, atirando-o do alto de um penhasco: Seria como condená-lo à morte ou ao sofrimento intenso.  Quanto ao que concerne à educação, eu concordo contigo; somente a educação pode melhorar a Humanidade. E é exatamente por isso que ela (a educação de boa qualidade) é negada às massas.  Pois, se a Humanidade fosse muito instruída, e conhecedora das importantes verdades, já teríamos chegado ao ideal especulado acima e, poderíamos então abrir mão de legisladores, fiscais, policiais, juízes, governantes e poderosos que comandam os governantes.Figuras estas que, pela simples necessidade consensual de sua existência,  sustentam o atual establishment, à medida que, por nossa própria delegação,  nos prendem a ele.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 16 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.