O que significa "Deus"?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70853
    Lekso
    Membro

    Observando algumas discussões por aqui, mais me surpreendeu o problema vocabular que os embates dogmáticos. “Deus” é “o-ponto-intransponível-da-lei-de-causa-e-efeito”  ou é “o-velhinho-de-barba-branca-com-cara-de-eremita-que-fica-em-cima-daquela-nuvem-ali”?

    #86207
    ninho
    Membro

    Todo discussão é importante, relevante e profunda. No entanto o q torna uma discussão salutar é o respeito q se tem pelas opiniões diferentes, assim como as diferenças. O crer e o não crer é topico de debate, contudo o respeito por quem crer e quem não crer não se discute. Devemos respeitar o outro enquanto aquele q crer no q não creio. O problema dos minimalista é ridicularizar o que não consegue racionalmente compreender.Abraços.

    #86208
    Lekso
    Membro

    Às vezes levamos horas num debate em que os participantes tratam de coisas diferentes. Concordo com o cara que disse que muitos problemas filosóficos se devem a divergências vocabulares.

    #86209
    Ariadne
    Membro

    “Todo discussão é importante, relevante e profunda. No entanto o q torna uma discussão salutar é o respeito q se tem pelas opiniões diferentes, assim como as diferenças.” O que torna uma discussão efetivamente importante, no meu entender, é o nível de conhecimento dos debatedores. O respeito é conseqüência natural. Um debatedor que nada conhece e não respeita seus interlocutores não é digno de atenção. Um debatedor que muito conhece não é obrigado a "respeitar" argumentos ruins ou adotar uma postura paternalista num debate intelectual, o que não significa desrespeitar as pessoas.

    #86210
    ninho
    Membro

    “O que torna uma discussão efetivamente importante, no meu entender, é o nível de conhecimento dos debatedores. O respeito é conseqüência natural. Um debatedor que nada conhece e não respeita seus interlocutores não é digno de atenção. Um debatedor que muito conhece não é obrigado a “respeitar” argumentos ruins ou adotar uma postura paternalista num debate intelectual, o que não significa desrespeitar as pessoas.”Não foi isso que eu disse? Contudo, com uma diferença, eu usei minhas proprias palavras.

    #86211
    Lekso
    Membro

    O que torna uma discussão efetivamente importante, no meu entender, é o nível de conhecimento dos debatedores. O respeito é conseqüência natural. Um debatedor que nada conhece e não respeita seus interlocutores não é digno de atenção. Um debatedor que muito conhece não é obrigado a "respeitar" argumentos ruins ou adotar uma postura paternalista num debate intelectual, o que não significa desrespeitar as pessoas.

    Pois, para mim, o respeito é antes uma questão de postura diante do outro, que propriamente uma consequência do conhecimento. A qualquer argumento, nem a arrogância desmerece, nem a humildade dignifica. Respeito e desrespeito me parecem ser igualmente acessórios.

    #86212
    Lekso
    Membro

    Quem acha que existe (ou não existe) um Deus acha que existe (ou não existe) o quê?

    #86213
    Ariadne
    Membro

    “O que torna uma discussão efetivamente importante, no meu entender, é o nível de conhecimento dos debatedores. O respeito é conseqüência natural. Um debatedor que nada conhece e não respeita seus interlocutores não é digno de atenção. Um debatedor que muito conhece não é obrigado a “respeitar” argumentos ruins ou adotar uma postura paternalista num debate intelectual, o que não significa desrespeitar as pessoas.”Ninho escreveu:"Não foi isso que eu disse? Contudo, com uma diferença, eu usei minhas proprias palavras." -- Bem, em primeiro lugar, o que eu disse tem sentido bem diferente do que vc me pareceu tentar dizer. Em segundo, eu usei minhas próprias palavras no meu texto! Ou vc imagina que eu usei as suas palavras também? Cada uma...

    #86214
    Ian
    Membro

    Deus…  Deus…  um ser supremo?, uma pedra jogada a margem do rio?, o espírito infinito e eterno?, a vida?… deus pode significar tudo ou nada…  (até para um ateu, o 'deus' pode ser sua crença em “Nada”…)..Alias... se entedi bem, -segundo alguns- tem pessoas que não meressem ser ouvidas e/ou respeitadas (tido como os argumentos de uma pessoa ser o que a pessoa é, pois ninguem acredita no que não é, alias tem, mais acredito que aqui não; alias espero)..  Enfim, discordo, por mais burra, -inculta, sem estudos, católica (ha ha ha); chame como quizer- a pessoa pode ter algo a falar e estar certa mesmo não conhecendo outros lados.. "o bebado do porto" pode ter a mesma razão que "o renomado estudante que passou sua renomada vida estudando", claro um vai falar: "Deus é uma gota dessa minha vodka caseira!"; e o outro: "Deus é a idiossincrasia de cada um, uma gota de agua e uma gota de vinho tinto"...  Não deveriamos, talvez, ter a arrogancia de julgar que um argumento é ruim, pois se é ruim a resposta a ele sera facil, e o dono do argumento errado pode acabar aprendendo com seu argumentos errado... mais isso na minha opinião  ~nunca vim ao site, não sei se tem muita gente falando coisas repetidas e ja respondidas, alias o que eu to falando, acho que ja foi dito mais enfim...~o God, o Jáh, ó Buda, ó Joseph...         

    #86215

    “DEUS” para mim, o motivo de minha existencia…

    #86216

    O  QUE SIGNIFICA  ''DEUS''ELE  É  O PAI,TODO PODEROSOCRIADOR  DO CÉU E DA TERRA...

    #86217
    Lekso
    Membro

    O  QUE SIGNIFICA  ''DEUS''ELE  É  O PAI,TODO PODEROSOCRIADOR  DO CÉU E DA TERRA...

    Quem quiser um exemplo de definição vaga, vide!

    #86218
    ajce1962
    Membro

    OláDeve amar a Deus como não Deus, não Espirito, não pessoa, não imagem; deve amá-lo como é, o puro Um absoluto, separado de toda dualidade e em quem devemos eternamente nos fundirmos de nada em nada.EckhartAdeus amigos

    #86219
    Acácia
    Membro

    “Deus” significa a multiplicidade “degradé” de “eus” e a Sua Imagem e Semelhança como absoluto!

    #86220

    Significa que quem acredita nele, está perdido no tempo e no espaço.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.