Poligamia

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor

Diante de fatos, teorias e debates, permanece a questão: o ser humano é mais propenso à poligamia ou à monogamia?…

Definitivamente o ser humano, é propenso a poligamia. Na minha opinião, ainda mais o macho, uma vez que há a tendência biológica do homem espalhar ao máximo, seu esperma de maneira a inseminar o maior número de fêmeas possível. Todavia, não se assustem os conservadores ou aqueles muito ciumentos (as), confesso que eu, mesmo, era extremamente ciumento que a minha namorada, depois noiva, esposa, me deixasse por alguém mais alto, forte, bonitão.O que quero dizer é que a cultura, a sociedade, restringe muito esta questão da poligamia, ficando, assim, senão a maioria, mas uma boa parte dos seres humanos, “civilizados” fadados a copularem por toda uma vida com um só parceiro. Isto deve conduzir aquilo que Freud chamou de “mal-estar” da civilização, mas enfim…há outras compensações. Mas depois de tranqüilizar, os mais conservadores e ciumentos (até porque gostaria de dizer que superei meu ciúme e junto a minha monogamia, uma vez que me relaciono com duas mulheres há mais de 10 anos), devemos admitir que o ser humano tem um tendência (que é reprimida) à poligamia. Aproveito para “colar” parte do texto sobre um livro intitulado o Mito da Monogamia. Desculpem se fui excessivamente pessoal, mas achei importante relatar, mesmo que de passagem, a minha conduta, que passou de uma extremada e ciumenta monogamia para maior abertura sexual. Cuidem-se !

O Mito da Monogamia
    A natureza é promíscua e a monogamia é uma invenção dos ciumentos. Resumindo bem, é esta a conclusão a que chegaram David Barash e Judith Lipton, um ornitólogo e uma psiquiatra, casados há 25 anos. Os dois escreveram, a quatro mãos, o livro “O Mito da Monogamia”, que foi bastante comentado nas páginas científicas dos jornais e revistas desde que foi lançado no ano passado nos Estados Unidos. Os autores, depois de recolherem evidências irrefutáveis em todo o mundo animal, descobriram que a monogamia é raríssima na natureza.
    Os cientistas já sabiam há muito tempo que os mamíferos, em geral, não são chegados a arranjos monogâmicos. Porém, sempre se pensou que as aves e os seres humanos eram únicos nesta escolha por um parceiro exclusivo. Mas, com o avanço dos exames de DNA, ornitólogos do mundo inteiro perceberam que, apesar das aves formarem casais monogâmicos “de fachada”, seus ninhos apresentavam filhotes de pais diferentes.
    A exemplo das aves, os seres humanos também fazem arranjos monogâmicos “de fachada”, mas são invariavelmente infiéis. O que se percebe nas aves, e nos seres humanos também, é uma monogamia social que não corresponde à verdadeira prática sexual que rola por baixo do pano. É então que surge o grande fenômeno clássico das sociedades monogâmicas de fachada: a pulada de cerca.

acho q o ciume não é exclusivo dos seres humanos, e acho q ele tem a ver com a idéia de posse, o q remete a outras discuções: “marx ou não marx”, etc.

mas pulando essa parte, o q vc acham de sexo sem amor?

e, vc acham q é possível amar poligamicamente?

na minha opinião pessoal, sexo não nescessita de amor, mas se tem amor, melhor.
    e acho q é possivel amar poligamicamente sim.

Sim…claro que é possível o sexo, sem amor.Aí estão as prostitutas cumprindo seu desprezado, mas importantíssimo, papel social.Amar a várias pessoas, também é possível. Dando um testemunho pessoal: Eu amo as duas mulheres com as quais me relaciono.Já que falaram em Marx, mesmo que de passagem, vejam que em parte a família monogâmica e fiel de fachada, presta-se perfeitamente a cumprir o papel, burguês, da transmissão de bens e propriedades por herança, que assim permanecem na sua classe/formação social.

para mudar um pouco de assunto:

tirei isso de um site sobre feminismo, escrito por uma mulher:

“O corpo da mulher também vive cercado de tabus e proibições, o que inibe experiências concretas de vida. Enquanto o homem é medido pelo seu desempenho sexual, a mulher tem que manter toda uma castidade em nome da “honra” e “moralidade”.

Mas é claro que essa moralidade não impede que um corpo bonito de mulher seja usado para se vender qualquer coisa, desde um pneu até música, assim o corpo da mulher é manipulado como objeto de consumo, e é papel da feminista mostrar como essa passividade da mulher na sociedade é negativo, não se pode ficar a vida toda esperando o príncipe encantado vim nos salvar, como foi nos condicionado a fazer desde pequenas.”

acho q a nossa cultura é feminista.
    por exemplo: se eu chegasse em uma mulher com a melhor de intenções e perguntasse: “quer transar?”, ia tomar um tabefe na cara, q alem de doer é humilhante, como agradecimento a uma tentativa de agradar.
    Um homem q me desse um tabefe sem motivo ia apanhar, e se eu batesse na garota ia ser linchado.
    E mulher ainda se faz de vítima, tudo quanto é coisa é culpa de um suposto machismo.

tem idiota q tem preconceito mesmo, mas o preconceito contra negros por exemplo é bem menor do q o preconceito contra a mulher pois os negros se deixam misturar, mas mesmo assim ainda tem brigas rídiculas por cotas para mulheres e para negros, etc, q só destaca como eles querem se separar, se auto-privilegiar, sem orgulho próprio.

Os negros já descobriram essas coisas, mas a mulher tá indo por coaminho totalmente oposto, sem perceber q se elas nos apunhalar pelas costas quem vai se dar mau é elas.

Se uma mulher por ser fraca deve ser tratada diferente, um homem fraco deve ser tratado da mesma forma, ou seja, as pessoas devem respeitar as diferenças, mas tratar pessoa como pessoa, como iguais.
    Se todos são iguais perante a lei, o q é prisão para formados, o q é cotas escolares, o q é aposentadoria mais cedo das mulheres, q pelo menos a lei não venha com hipocrisia com tamanha contradição.
    o q é muito diferente por exemplo de ter leis especiais a favor de deficientes, do qual sou totalmente a favor.

acho q se as mulheres no geral são mais fracas é por q elas se deixaram ser fracas pois esperavam q no momento de nescessidade o homem viesse q nem cachorinho satisfaze-las}

e em relação a trablho o capitalismo garante q elas tenham muitas vantagens:

nossa cultura prega q mulheres são mais bonitas, e vivemos sobre padroes de beleza feminina, de forma q mulheres como atendentes, mesmo atendendo pior q um homem, é muito mais eficiente, pois atrai atenção, e atrai as pessoas em sí, de forma q nossa cultura favorece a mulher em relação ao trabalho.

Se uma mulher se mostrar melhor q um homem concerteza ganha um emprego, e se ganham menos é por q aceitaram, do mesmo geito q um homem pode dizer q aceita salário reduzido q facilmente tira o emprego de outro.

ao meu ver mulheres tem toda uma rede de privilégios q ainda estão sendo reforçados por leis absurdas, e não me venha dizer q homem não vive sem mulher q mulher tmb ñ vive sem homem.

o homem é tão generoso com as mulheres q fica facil para elas obterem o q querem, com quem querem, como querem, e em troca elas, com tabus idiotas, não nos dão o q prescisamos para nos deixar nesta situação.

Se eu proposse uma greve de sexo, ia ser ridicularizado e me dar mal, mas caso acontessesse de todos os homens fizessem essa greve em troca da quebra de tabus de nossa sociedade, mesmo q por nescessidade de continuação da humanidade, elas seriam obrigadas a aceitar.

se um homem é folgado, ele apanha, e é considerado uma briga, e tudo bem.
    as mulheres são treinadas para serem folgadas e fracas, e quando apanham é considerado violencia, agrssão, etc.
    eu sou contra brigas, não acho certo violencia, apenas em casos extremos, mas tmb ñ acho certo as pessoas serem folgadas, se aproveitarem da impunidade

Eu não acho q certo ser fácil ou dificil, apenas q sejam elas mesmas.
    Ha quem diga q as mulheres de tanto se fazerem de dificil estão perdendo os homens
    ou seja, elas criam todos os tipos de barreiras homem-mulher, e sonham com um homem q saiba os segredos q a mulher nunca mostra, q conheça e entenda as mulheres, e nos afastando com a outra mão.

dizem q não gostam de mentira e mentirosos, mas com essas atitudes esses são os únicos q elas irão conseguir: os mais mentirosos, aproveitadores e malandros (os mais bem treinados).

proponho uma abertura não só sexual, mas uma abertura cultural.

mas parece q elas são contra, pois mesmo sendo de opinião geral q cada um cuide de sua vida, as mulheres são habeis com os fios dos e das marionetes, em nome de “honra” e “moral”, repudiam e afastam como parias da sociedade as q aderem à abertura, considerando-as “vacas”, ou “galinhas”, por inveja, pois sabem q faz mais sucesso quem dá aos homens o q eles querem.

mas não me levem a mal, eu adoro as mulheres, afinal, fui condicionado a isso.

O ser humano é propenso a poligamia. A monogamia é um padrão cultural criado pela nossa sociedade q serve muito mais a interesses de homens do que de mulheres.

Tendo em vista que nem em todas as sociedades existe uma preocupação em verificar a paternidade de uma criança, explica-se assim o interesse do homem controlar a sexualidade de suas filhas, irmãs e esposa.

Uma abertura cultural, como foi proposta, não é facil de se realizar. Seria necessária a quebra de esteriotipos.

Não é facil para a mulher ser ela mesma.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.