Privacidade em público

Início Fóruns Questões do mundo atual Privacidade em público

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 19 do total)
  • Autor
    lvrf
    Membro

Olá, bom dia a todosNa revista Super Interessante desse mês, li uma reportagem a respeito de como - a tecnologia e a globalização estão corroendo a privacidade.O texto é bem imparcial, por Pedro Dória e a edição foi feita por Rafael Kenski e Sergio Gwercman. Eis alguns trechos:'' Há uma história que circula nos corredores de uma empresa de telefonia celular brasileira. Conta que o diretor certa vez assistia a uma apresentação de um jovem empresário do ramo de games, que demonstrava um jogo comunitário, desses em que as pessoas se inscrevem e o celular informa quando há outro participante por perto para atacar. Para que um jogo desses seja possível, celulares precisam identificar localização. O executivo, então um iniciante no ramo, achou a novidade maravilhosa. Perguntou ao programador se ele era capaz de encontrar qualquer pessoas que tivesse um telefone de sua operadorea. - Se o celular estiver ligado, sim - respondeu. Em poucos minutos, a sala toda descobria que a mulher do diretor estava num motel.''O que me lembou da existência de softwares que conseguem monitorar as atividades de um micro, e jogar os dados para outro. Não tem muito a ver com essa passagem, mas queira ou não , privacidade ....?'' Não que seja preciso ter um celular no bolso para ser encontrado. Há 4 ou 5 anos, instalar um localizador no carro era coisa para quem tivesse 5 mil reais. Hoje, em alguns modelos, já vem de fábrica. É o caso de todo Golf que a VW põe no mercado. Como é um carro muito visado por ladrões, o localizador é visto como um atrativo para o cliente. Se o critério for dinheiro, é mesmo um baita negócio. O localizador pode fazer o custo do seguro cair até 40%. Se o critério for vida íntima, aí fica a dúvida.''Não quero estragar a surpresa de quem queira ler o resto da reportagem, só mais uma que gostaria de citar:''Discorde-se ou não dos motivos, os EUA estão sob ameaça. O governo tem direito e orbigação de proteger seus cidadãos. E a verdade é que, hoje em dia, sem bancos de dados e investigações de inteligência é difícil para uma nação prestar esse serviço. Sem raios X nos aeroportos, então, é impossível. Tanto que fabricantes já colocaram à disposição um modelo novo - e polêmico. A máquina é capaz de enxergar além das roupas. Vê a pessoa nua, o que permite encontrar explosivos plásticos que detectores de metal não denunciam. Não foi instalado ainda, mas dá pra imaginar tanto as dificuldades que causa quanto os problemas que resolve''A reportagem ainda debate o significado de ''privacidade''.Conseguiu me levantar bastante reflexões. Gostaria de ver a opinião dos senhores.Sorria :) você está sendo filmado

Flag
    Membro

Há um livro de Dan Brown que se chama Fortaleza digital (Digital Fortress), que aborda indirectamente esse assunto, fazendo referência a uma agência chamada NSA( National Security Agency), em que eu fiquei a saber que tudo o que fazemos na internet por exemplo, pode ser monitorizado por essa agência, os nossos e-mails, podem ser vistos por essa agência, já que a NSA, tem os maiores criptos do Mundo, que conseguem descodificar códigos que dão acesso á nossa privacidade.Aqui está o site dessa agência:http://www.nsa.gov

jgsa
    Membro

Olá,Penso que esta questão de privacidade já está num ponto muito crítico para haver reversão!Não sei se conhecem mas o Google tem um programa que se chama "Google Earth". Com ele você pode ver qualquer lugar do mundo por foto de satélite. Dependendo do lugar as fotos não são tão atualizadas. Onde eu moro (Brasília) dá pra ver as pessoas nas ruas.Imaginem o que o Pentágono tem?Só pra vocês terem uma idéia, eles conseguem distingüir se o indivíduo é homem ou mulher.Abraço

Z
    Membro

É de facto, uma evolução inreversível, em que o maior problema irá ser a conversão da privacidade actual em liberdade pessoal.O problema da importância da privacidade não é da ideia receosa de quem é exposto, mas da ideia julgadora de quem assiste.Eu importo-me que outros saibam determinadas coisas sobre a minha vida privada, mas porque não me sinto bem em ser julgado pelos outros (independetemente de isso não me influenciar nada).Mas num dia em que seja possível qualquer pessoa aceder a uma filmagem, a qualquer pessoa saber a localização de outra, saber o que está a fazer, eu não me vou importar em que os outros saibam que estou no banho me ensaboando. Não vou importar porque o facto de ter acesso à privacidade dos outros, por ser uma banalidade impede que se levante julgamentos dispensáveis em relação ao conhecimento que esse acesso permite.Quando se atingir um elevado nível de exposição, as questões morais limitar-se-ão às religiosas. O problema é a forma de chegar a esse ponto. Mas isso não é uma questão da privacidade em si, mas uma questão de justiça social.;)

lvrf
    Membro

Z, incrível, nossas opiniões coincidem. Vejamos, o conceito de privacidade é relativamente novo, certo? Antigamente, nas praças das vilas – grupos humanos pequenos – qualquer um podia saber tudo da vida de alguem, somente contando com as fofocas ( quer fossem verdades ou não, o perfil que fosse comentado lá, seria considerado o seu perfil . O que aconteceu foi que com a urbanização, aumento populacional e o (meio) avanço tecnológico, foi possível ter certa privacidade, e só aí surgiu esse conceito. Com a quebra da privacidade por novas tecnologias e a globalização, apenas estamos repetindo o modelo antigo da pequena vila – só que em escala global.Então acho que, daqui a alguns anos, ninguem vai mais se importar de estar sendo vigiado CONTANTO que ninguem fosse julgado por estar sendo ''flagrado'' e que esse meio não fosse usado para reprimir a liberdade das pessoas. Certo? Mas não pode acontecer??Bem, se um dia não hover mais ''privacidade'' creio que a humanindade poderá ter um peso a menos nas costas, ou então, dez vezes mais peso.Mas como jgsa falou, é irreversível, veremos então o que vai acontecer. Mas os senhores acham que a humanidade tem maturidade para lidar com tantas informações pessoais?PS: Fortaleza digital arrasou - e por falar nisso, a NSA foi citada na reportagem. Como vocês reagem sabendo que cada informação circulante na www pode ser flagrada, inclusive as nossas?

jgsa
    Membro

Olá,Concordo com vocês! Quem não deve não teme! O problema vai ser pra quem dever alguma coisa! Quem fizer coisas ilícitas. Talvez até se torne uma sociedade mais justa tendo em vista que a probabilidade de alguém fazer coisas ilícitas por debaixo dos panos será bem mais difícil.Não me preocupo muito com isso. Não sabemos nem se as guerras nos deixarão chegar a esse futuro! heheh  ;D  ::) :P :)Com relação as informações serem flagradas, também não me preocupo muito. O que me preocupa mais é o fato de o principal objetivo dos hackers é atingir os servidores "www". hehePensem no caos que seriam se esses servidores fossem invadidos (não tem a ver com o tópico mas pensem)! heheheAbraço

Z
    Membro

É igual falarmos de uma agência tipo NSA que regista os nossos movimentos, ou de um hacker que acede a questionários pessoais que realizei…Ninguém se preocupa realmente com o estar exposto em registo, neste caso, com a NSA ter registo. O que preocupa todos é a pessoa que acede ao registo, pois é uma incógnita as suas intenções para com o acesso à nossa privacidade.Não receio que haja um diário meu feito por outros, mas receio se alguem o for ler.Tendo como exemplo simples, a vigilãncia de cidades com câmaras, todos concordam ser benéfico a gravação dos dados e a vigilância... mas no fundo existe sempre aquele bichino que se questiona "será que os caras que toda a hora estão observando meu prédio me gozam?" :o hehe...Outro aspecto para vocês reflectirem:Privacidade é aquilo que transparecemos, logo pode sempre ser forjado e fingido. Mas e se houvesse a possibilidade, a tecnologia que permitisse a leitura fácil de pensamentos?Que acham da nossa maior privacidade, a do pensamento, ser invadida?

jgsa
    Membro

Olá,Não acho que, em termos práticos seja possível. Teoricamente, sem dúvida, mas se alguém o conseguir terá que pensar que ele também pode ser um dos atingidos, cedo ou tarde. Como provavelmente ele também será um ser humano, ele terá seus segredos.Mas se acontecer, pode ter certeza que o caos será absoluto.Abraço

Flag
    Membro

Que acham da nossa maior privacidade, a do pensamento, ser invadida?

Teoricamente acho isso bem possível, porque os nossos pensamentos não passam de estímulos eléctricos, no entanto muito complexos, e quem sabe que com o tempo, alguma vez possamos criar um computador que consiga registar os nossos estímulos eléctricos, descodificar-los e passar-los para um ficheiro de vídeo ou áudio.Mas realmente se isso acontecer, será a invasão de privacidade das invasões de privacidade, ou seja, será o expoente máximo em trespassar a nossa propriedade íntima, imaginem voçês estarem a ter uns pensamentos obscenos, enquanto estão a olhar uma rapariga?De certa maneira até iria trazer os seus benfícios, como por exemplo capturar um soldado de Sadam e pesquisar os seus pensamentos para descobrir onde esta ele, até esta guerra de Israel e Líbano poderia ser evitada, isto é, capturando um soldado libanês e daí saber onde se encontra os soldados israelitas.

jgsa
    Membro

Olá,O que torna mais complexo é o fato de não serem apenas impulsos elétriocos mas também trocas químicas!Isso faz com que esse futuro se distancie mais ainda!Até lá só nos resta continuar sendo hipócritas! heheAbraço

Z
    Membro

Ler pensamentos não é ler consciência, mas ler todos os seus resultados.Você pensa determinada coisa, sua consciência faz você julgar seu próprio pensamento, e só depois você fixa um pensamento. Com uma tecnologia que interprete os impulsos eléctricos, facilmente se descobriria os pensamentos humanos.Não é um futuro tão distante assim do ponto de vista tecnológico. Hoje muitas pessoas têm capacidade de descobrir os pensamentos de outros em determinadas áreas do pensamento. Fazem-no atrás do reconhecimento de reflexos humanos, tiques e reacções do corpo. Pela asimilação de todos os sinais que a pessoa transmite é possível formular qual o pensamento a ser desenrrolado. Agora imagine que se consegue interpretar os sinais eléctricos do cérebro.jgsa falou também dos processos químicos que ocorrem originando emoções. Ora o pensamento não são emoções, mas é resultado delas, as emoções filtram e direcçionam o pensamento. Ler o pensamento não é ler emoções mas os resultados, assim volto ao início do meu comentário. Pois a consciência e as emoções estão correlacionadas.De qualquer modo, ainda que as trocas químicas sejam importantes na interpretação dos pensamentos, há que notar que havendo um processo químico no nosso cérebro/corpo, nossos impulsos eléctricos se alteram em conformidade. Logo, se soubermos interpretar sinais eléctricos, vamos descobrir também as reacções químicas, e por consequentemente, as emoções expostas.É talvez um futuro a 10 ou a 200 anos, mas não é tão impossível assim que não nos devamos preocupar com isso.Mesmo que não seja um fenómeno tecnológico, o existir 10 pessoas em todo o mundo capaz de ler os pensamentos só pela simples observação tem poder suficiente para fabricar guerras... :S E após uma descoberta deste calibre, quem teria moral para a usar? A falta de moral tanto existe em descobrir pensamentos de um terrorista como numa menina em início de puberdade, tanto é desumano expor pensamentos de um homem de família como de um traficante.Para mim, leitura de pensamentos é simplesmente assombrador...

jgsa
    Membro

Olá,No mérito de "leitura mental" por máquinas, considero que seja num futuro distante mas entrando no mérito de essa leitura ser feita por homens, não considero tão longe assim!Pesquisem sobre Criss Angel. É um mágico mas faz coisas que até Deus duvida!Dentre essas coisas, ele lê mentes. Isso é uma parte do show que eu não considero ser mágica, pois acredito na nesse dom.Abraço

Flag
    Membro

Pesquisem sobre Criss Angel. É um mágico mas faz coisas que até Deus duvida!Dentre essas coisas, ele lê mentes. Isso é uma parte do show que eu não considero ser mágica, pois acredito na nesse dom.

O que é que te leva acreditar em tais poderes?Eu simplesmente acho isso inatingivel, porque não consigo conceber ou imaginar uma maneira possível de alcançar, por exemplo o poder de ler mentes com o nosso cérebro.Eu estive a pesquisar sobre o Criss Angel e o que me parece, no meu olhar céptico é que ele utiliza efeitos especiais mágnificos.Mas no entanto não descarto a possibilidade de talvez haver pessoas, mesmo o próprio Criss Angel, que talvez ou por fruto de uma mutação génica, ou por fruto de algum acidente, ou mesmo algo perdido no nosso ADN, que possa controlar tais poderes. Posso ás vezes ser um bocado céptico, mas nunca digo nunca, nada é impossível.

lvrf
    Membro

Cara, super-poderes? ( estou contigo, Flag ) Sinceramente estou bem cético, não acreditaria sem ver. Mas mesmo que eu seja cético, a lógica não permite eliminar a possibilidade deles existirem. Mas a idéia é mesmo assustadora. E uma máquina que dê esse poder a qualquer um não parece um futuro tão distante, mas ainda assim, não tão próximo. E mais, acho que uma máquina capaz de ler mentes seria bem grandinha e assustadora, pelo menos no começo. Para fazer alguem se submeter a um teste na máquina seria complicado. Seria necessário prender a pessoa à máquina e forçá-la a pensar. ( Estamos salvos por enquanto ).Mas vejam que trama:Inteligência ( entendam como informação ) é tudo. Saber se um terrorista vai atacar é a melhor forma de impedir um atentado, certo? Agora vamos ver o ponto de vista de um terrorista. Não saber onde estar, na hora certa, é um furo.Agora, vamos passar para um outro caso, da mesma natureza. O Estado que souber se defender de ataques terroristas, pode com as mesmas ferramentas descobrir informações que o permitam começar um guerra.Ainda mais: Se um Estado pode ler mentes, tem a certeza de estar seguro contra outros, e ainda, a possibilidade de adquirir informações vitais para atacar um país, descobrir segredos de outro Estado e muitas outras coisas.E qualquer Estado tem uma desculpa para colocar em uso tecnologia desse tipo - Proteger sua população de qualquer perigo que seja( seu dever e obrigação ).Percebem como seria um risco que alguem possa ter todo o conjunto de conhecimento? Que acham? O homem aprenderá a ter a responsabilidade que já citamos, necessária ao (bom) uso dessa tecnologia?Abraços

Z
    Membro

Nunca o terá certamente. O conhecimento das intenções conscientes dos outros é dos maiores graals da humanidade.Talvez seja uma ideia que só se verá aplicações daki a muitos séculos, mas especular que será um objecto grande não tem qualquer lógica, hoje um chip de 5mm substituiu uma sala de máquinas num espaço de 40 anos.Não compreendi o "forçá-lo a pensar"; quando é que um ser humano não está a pensar? Mesmo que a "vítima" esteja em elevado estado de clareza de mente, abstraíndo-se de raciocínios, haverá leitura de mente à mesma, a desvantagem é que simplesmente não haverá resultados.Guerras? Sim, deter tal poder é controlar a diplomacia, e ganhar as guerras. Mas calma, retrocedamos um pouco. Se uma nação souber que o enimigo está em vias de possuir tal tecnologia, não será motivo para uma intenção bélica?Pois é.. nem precisa existir esta tecnologia, basta a ameaça da proximidade da descoberta para relançar um caos diplomático entre as nações envolvidas.Bom, há que voltar ao tópico e abandonar as dissertações "apocalípticas" sobre a leitura da mente.Que me têm a dizer se no actual contexto social, um governo decidir expor por exemplo, a localização de todos os telefones móveis e respectivos proprietários/números?Decerto haverá problemas de privacidade. Haverá questões de segurança beneficiadas mas também facilitará o crime, pois se eu souber que determinado casal está longe de casa, posso assaltá-la sem problema...?

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 19 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.