Vida extraterrestre

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A ciência Vida extraterrestre

• Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 23 do total)
  • Autor

O que há para além da atmosfera?
    Existiriam sociedades mais avançadas tanto tecnologicamento quanto espiritualmente?

mceus
    Membro

Sabe, essa pergunta me faz pensar o quão prejudicial foi, e ainda é, a religião católica, bem, deixemos isso pra lá, creio que há muitas formas de vida nesse imenso universo, e principalmente formas de vida não situadas em nosso espaço-tempo, nessa maneira de enxergarmos o mundo e de senti-lo, talvez eles já estejam aqui! e pq não? a pergunta seria: pra quê? talvez pelo mesmo motivo de estudarmos um formigueiro, quem sabe…
    abraços

creio que deveriamos parar de considerar a vida extraterrestre como algo “mistico” como acreditam seguidores de seitas como a nossa compatriota cantora Elba Ramalho e comecar a estuda-la com carater cientifico acessivel as massas, afinal, que grande avanco seria para nos se compartilhassemos de sua sabedoria? consideremos o seguinte: ja pesquisamos em planetas proximos em meteoros viajantes em uma distancia de proporcoes tamanhas que a propria luz demora anos para percorrer e nao encontramos nada, seria necessario que eles se “teletrasnportassem” ou conseguissem se mover a velocidades estapafurdicas, que mesmo no vacuo seriam imensamente dificeis de serem alcancadas se tais seres forem de estrutura etérea compativel as nossas concepcoes fisicas atuais entao eles provavelmente nao poderiam sobreviver a tais velocidades, a nao ser que eles tenham um tempo de vida enorme ou continuem a se reproduzir durante os infimos anos de viajem a partir do seu ponto inicial, entre outras possibilidades e especulacoes, consideremos os videos (supondo que pelo menos um entre cem nao sao fraudes) e relatos (usando os mesmos criterios) relativos ao fenomeno OVNI, os supostos objetos tem quase sempre uma fortissima luz como caracteristica principal, tem capacidades evasivas muito superiores a qualquer coisa capaz de ser feita pelo ser humano e alcancam velocidades incriveis em pouquissimos centésimos de segundo, sem contar nos desaparecimentos de pessoas, nas queimaduras por radiacao causadas em pessoas que fizeram contatos de primeiro grau, de coisas estranhas como por exemplo uma massa de tres toneladas de metal derretido que desceu da atmosfera lentamente e se instalou em meio a um parque na america em plena luz do dia (mesmo porque meteoros nao se comportam assim apos a reentrada na atmosfera ou qualquer outra situacao que pudesse explicar o fenomeno) entre outros milhares de casos…o que nos leva a considerar: se existem, por que nao aparecem? -infelizmente esse assunto so tera resposta no dia em que eles aparecerem para TODOS nos e se explicarem…

grato pela atencao!

iha
    Membro

É aquela coisa: “Se existe vida até no meu saco, pode existir em qualquer lugar do universo”.
    Seria até prepotente o homem pensar que só ele é a vida desse infinito universo. Infelizmente muitas provas dessas vidas não são confiáveis, e as que são, não caem nas nossas mãos…

Naturalmente que existe sim vida para além de nosso sistema solar.Mas, de certeza, os seres viventes de outros sistemas,nada teem a ver com as imagens que sempre andamos vendo por aí, em belos e tolos filme…eles podem ser tanto mais desenvolvidos do que a vida na Terra, quanto menos.

Partamos da seguinte proposição.Vamos supor que você possua uma imensa urna, com uma quantidade incontável de bolinhas.Peguemos aleatoriamente 10 bolinhas. Digamos que entre estas, 9 são brancas e 1 é vermelha(Poderia demonstrar um modelo de inferência estatística, para demonstrar onde quero chegar mas este não é nosso objetivo).
    Fato é que desafio qualquer um a imaginar que dentre as inúmeras outras bolinhas na urna(darei um chute de 1 bilhão), não exista nenhuma outra bolinha vermelha sequer.

O avanço tecnológico desses seres deve ser extremamente elevado, já que seus “veículos” têm uma capacidade de locomóção incrível. Eu tenho uma teoria, que indica que eles conseguiram o que Einstein havia pensado. Eles conseguiram fazer seus veículos se moverem em torno de um campo composto por anti-matéria, o que os permitiria viajar a velocidade da luz independente de danos que possam ser causados a eles ou suas naves. A anti-matéria é composta por partículas, como o elétron e o próton, só que com cargas opostas.( elétron – carga negativa/ pósitron – carga positiva ) A união de máteria ( composto do universo ) e anti-matéria ( que terá que ser “criada” em laboratórios ) gera energia, que através de algum tipo de engenharia avançada, pode ser utilizada para propulsão. Não há anti-matéria na terra, e devemos agradecer a isso, pois se houvesse, seríamos desmaterializados a qualquer instante. Essa é minha teoria, e, é claro, está aberta a discussões.

márcio
    Membro

Ola, que tal essa ?

Um modelo para uma simulação imaginaria no tempo e no espaco em busca de outras civilizações.

Imagine um campo de futebol. Ele representa o universo conhecido, o espaco.
    Imagine agora um pedaço de barbante esticado ao longo de sua maior dimensao. Ele representa a linha do tempo continuo desde o inicio do universo ate o seu fim.
    Imagine duas canetas hidrocor de ponta larga, uma azul e outra vermelha. Cada marca delas no barbante representaria o periodo de existencia de uma civilizacao.

Vá até a região central do barbante e com a caneta azul faça uma marca no barbante. Esse ponto representa o período de tempo que a humanidade esteve presente no universo.

Com a caneta vermelha, feche os olhos e aproxime-se do barbante. Procure fazer uma marca no barbante. Abra os olhos e verifique onde estão as duas marcas. A marca vermelha representa o periodo de tempo que uma outra civilização esteve presente na história do universo.

Provavelmente a marca vermelha não caiu em cima da marca azul. Isso significa que as nossas duas civilizações, mesmo que habitassem no mesmo lugar, não teriam se encontrado. Algo assim como voce nunca se encontrou e nem vai se encontrar com o bisavo do seu bisavo.

Agora faça milhares de marcas no barbante e vamos nos concentrar apenas naquelas que cairam exatamente em cima da marca azul, ou seja, os nossos contemporaneos.
    Vamos imaginar cada uma dessas civilizacoes, seja representada por um grao de açucar.
    Para facilitar a simulacao, vamos imaginar uma pá cheia de açucar. Estimo que uma pá cheia de açucar possa ter algo como 1 milhao de graos de açucar. Portanto, ela vai representar 1 milhao de civilizaçoes convivendo simultaneamente conosco.

Até ai, até que nao esta tao mal, para mim, o pior vem agora.

Usando o campo de futebol como escala para o Universo, cada grão de açucar representa uma esfera 10.000.000 de vezes maior que o nosso sistema solar.
    Cara, é muita coisa …

E agora imagine que possa ser possivel espalhar a pá de açucar pelo campo de futebol.
    Vai ser muita coincidencia, que 2 graozinhos de açucar caiam um cima do outro. Mesmo assim, muita coincidencia tambem que justo um desses 2 seja exatamente nos.

Na media, cada graozinho deveria cair uns 10 cm um do outro.

Esse modelo é razoavel ?

Valor de alguns numeros usados (se houver algum numero muito errado, podemos corrigir):

Tamanho do Universo: 20 bilhoes de anos-luz.
    Tamanho do Sistema Solar: 5 horas-luz.
    Duracao de uma Civilizacao: 2 milhoes de anos.
    Duracao do Universo: 20 bilhoes de anos.
    Tamanho do campo de futebol: 100x100m

Abracos,

É muita pretensão e até mesmo ignorância acharmos que só existe vida inteligente em nosso planeta. A simulação proposta pelo nosso amigo Marcio deixa isso bem claro. A Terra é apenas uma gota d`agua no oceano da vida. Seria um imenso desperdício de espaço se a vida fosse restrita somente ao nosso planeta. “Há muitas moradas na casa de meu pai”. Muitos se perguntam porque esses seres não aparecem publicamente? Eu perguntaria, estaria a humanidade terrestre preparada para um contato com uma civilização avançada do ponto de vista: tecnológico, moral e espiritual? Vale lembrar que assim como existem seres mais evoluídos em outros planetas existem seres menos evoluídos habitando outros mundos, porém eles não podem ter acesso a esses mundos. Por isso, creio que quando os habitantes do planeta Terra estiverem preparados (moralmente e espiritualmente) teremos um contato público com civilizações avancadissimas, que procurarão nos ajudar e nos auxiliar. Existe uma literatura vasta sobre essa temática, os ufólogos possuem argumentos fortíssimos que corroboram a teoria de vida inteligente fora de nossa planeta. Na minha singela opinião, não é necessário muito esforço intelectual e sim um pouco de sensibilidade para sentir e acreditar na existência de extraterrestres, e digo mais, eles estão aqui para nos ajudar. Um abraço a todos. Paz

márcio
    Membro

Ola Shiva, o problema que essa simulacao traz a tona, vem de duas pequenas colocacoes:

1. “cada grão de açucar representa uma esfera 10.000.000 de vezes maior que o nosso sistema solar.”
    2. “Na media, cada graozinho deveria cair uns 10 cm um do outro.”

Inicialmente imagine a nossa capacidade de exploracao (tempo/espaço) em uma area 10.000.000 vezes maior que o nosso sistema solar. Para mim é impensavel. Entendo que nenhum programa (privado ou governamental) seja capaz de suportar essa atividade. Isso corresponde ao graozinho de açucar.

Agora imagine 2 graozinhos de açucar afastados 10 cm um do outro …

Entao, toda a esperança fica com a outra parte. Por isso, imaginamos os extraterrestres como super avançados.

Na minha opiniao, acho que temos poucas chances (no fundo zero) de termos (ou ter tido) um encontro. Mas é apenas a minha opiniao.

Abracos.

Vida extra- terrestre!! As pessoas adoram imaginar alienígenas, estranhos, ultra inteligentes, com tecnologia avançadíssima…mas qual? Onde estão as provas? Alguns afirmam..neste universo tão vasto há que existir vida em alguma outra parte…pode ser, mas porque esta vida seria mais ” avançada” que nós? Acho que as pessoas adoram ser crédulas, têm sempre esperança em um mundo mítico. No passado os Deuses habitavam as montanhas, depois seres celestiais , agora extra-terrestres…é muita ” viagem” .Talvez a vida seja mesmo, como queria o cientista, biológo, prêmio Nobel Jacques Monod, apenas um mero e raro acaso. Apareceu uma vez por acaso neste pequeno planeta e dai começou a atuação da seleção natural. Acho que o importante seria, esquecer estes míticos seres e começarmos a mudar nossas relações aqui na Terra, de maneira a se conseguir construir um lugar digno para todos viverem. Chega da fantasias, vamos acordar !!!

márcio
    Membro

Ola Vitor. Curioso é que nossa civilizacao “torrou” (e ainda “torra”) muito dinheiro nisso.

Permita-me fazer uma montagem com seu texto: “neste universo tão vasto há que existir vida em alguma outra parte…pode ser,masapenas um mero e raro acaso.

Tambem acho que é por ai. (uma pá de açucar espalhada nesse Universo deveria representar essa raridade).

Acordar pode significar perceber quao infima é e será nossa presença e de nossos raros colegas nesse Universo.
    (e já chegamos a pensar que a Terra era o centro desse Universo …)

Abracos,

Eh obvio que nao se deve julgar algo que nao se tem conhecimento.
    Nao se pode afirmar ou negar a existencia de seres sobre os quais nao temos nenhuma evidencia, pois se estarah cometendo uma falacia logica elementar: ad ignorantium.
    Diria Zezinho: “Existe vida extraterrestre, pois ninguem provou que nao ha.”
    Responderia Joazinho: “Nao existe vida extraterrestre, pois ninguem provou que ha.”

Como disse, nao se pode entao, fazer julgamentos e emitir um veredicto a verdade do assunto. Todavia, pode-se opinar, especular, fofocar…

Opinando, expeculando, fofocando…

Será que o raio caíria duas vezes nas mesmas condições?

E toda aquela história do caldo primordial se repetiria, até se formarem os primatas com cérebro desenvolvido, com o polegar oposto etc… que começarm a fabricar os primeiros utensilios para dai um processo dialético entre animal X cultura nos transformar no que somos!

Mas para quem não gosta dessa hístória tem também o outro lado será que existe outra inteligência que não seja aquela de kant (no tempo/espaço)?

Minha inteligência não consegue conceber outro tipo de inteligência(consciencia) que não tenha vindo de um corpo igual ao nosso!

Não acredito que cabeções com tres dedos ou espiritos de luz existam ou sejam mais inteligentes do que nós!

Se for possível começarei achar que o raio cai duas vezes no mesmo lugar, aí começarei a achar que existe algo por trás disso tudo então terei que rever todos os meus conceitos!

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 23 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.