Deus, uma alienaçao humana !

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70070

    O ser humano desde o início dos tempos tem em seu pensamento a forma de um Ser superior como criador de si e tudo que o cerca. Isso é somente uma forma fácil de explicar de onde surgiu,sendo realmente uma forma de alienação onde pessoas ligadas a um certo poder existente há muito tempo, quer que as pessoas pensem de uma maneira onde os benefeciassem, criando o ser justo e imutável: Deus. Ele faria todas vontades ,desde que, seguissem um determinado ritual;depois de ocorrer uma discussão se Deus realmente existe, criaram Jesus o filho enviado por Deus e gerado por uma Virgem de 58 anos, que mesmo depois de grávida continuou virgem, Jesus fazia milagres com pessoas e ensinava os mandamentos para ir ao “paraíso”, sendo depois crucificado e ressuscitado 3 dias depois e dizendo que retornará. Onde está o retorno? Sinais discutíveis apareceram, a religião centro do ensinamento de Jesus, pensa apenas em ter mais fiéis e assim solidificar o seu poder.
    Tudo isso é a maior mentira já contada, que consegue ficar em pé pelo fato do ser humano ter medo de pensar. Quantos intelectuais vocês já não viram dizer que quando adolescentes não acreditavam em Deus, mas ao crescer e ter adquirido “maturidade” começaram a crer!! Isso é apenas um desespero ao sentir-se só nos momentos de sofrimento e para acreditar que sairia desta situação creram no Ser superior. Mas não os culpo, pois essa idéia como já dita anteriormente é uma alienação de homens dominantes existentes principalmente na idade mèdia.
    Concluindo não crer em Deus ou qualquer forma superior não é uma auto-destruição, e sim a “salvação” comentadas por eles.

    #77723

    Thiago Freire
    ……você só explicou tua mágoa ,tua inveja ,incapacidade em usar o pensamento ( já que você não explica nem como crescem teus cabelos e quer provar a inexistência de um princípio creador ), e justificou teu homossexualismo ( e se não é bicha ainda , vai ficar porque esta é a linha de raciocínio que levou vários homens a encararem o esterco como estilo de vida )…..é melhor que não exista um Deus justo , assim você se esquece o que tem que pagar e talvez durma tranqüilo .
    ……Dizer de DEUS pelo que se entende de palavras vinda de homens que fizeram da religião um comércio capaz de sustentar suas vidas mesquinhas e egoístas , é marca registrada de quem não estuda , não pensa e veio aqui só mostrar a bunda !!

    #77724

    …..Livre Pensar ou Livre Matar ??

    …..Abaixo os FALSOS FILÓSOFOS !!
    …..eles são os professores dos assassinos !!

    …..Morte para Eles !!…assim não se reproduzem as cobras !!

    …..Telebombas Matam a Morte !!

    #77725
    ateu1974
    Membro

    Thiago,
    Concordo plenamente com seus argumentos.
    Deus é uma explicação forjada pelo homem para cubrir as lacunas que ele carrega consigo.
    Desde os primordios nossa espécie atribui a aspectos sobrenaturais tudo aquilo que não consegue esplicar com o conhecimento que possui em sua época. O sol já foi deus, hoje deus é tudo.
    Já notou o quanto o conceito de deus é particular hoje em dia?
    Pergunte a 10 teístas o que é deus para eles. Voce ira obter 10 respostas totalmente diferentes, até mesmo antagônicas.
    Quanto aos 2 comentários que seguem ao seu, melhor ignorar tamanho amontudado de igorância e préconceito.

    Abraço.

    #77726

    O QUE DÓI É QUE MUITOS ERRARAM, EMBORA GRANDES HOMENS COMO MARX…QUERIA ESTE IMPÔR A NÓS OUTRO ÓPIO!TORNANDO ASSIM NÃO SOMENTE OS cristãos UM GRANDE EERO!

    #77727

    A questão sobre Deus, não é tão simples, como alguns a julgam ser. Alguns defendem a existência de Deus, através da argumentos sem fundamento com a razão. Outros, atacam a existência de Deus, como se fosse tão fácil falar de um mundo que transcede o alcance da mente humana. O texto sagrado diz que o Temor do Senhor é o princípio da sabedoria. O temor é a resposta do homem frente ao mistério da existência. Algo existe, e se existe algo, tudo pode existir, inclusive Deus, porquê não? Porque afirmar ou porque negar? Negar a existência de Deus citando a fraqueza intelectual dos homens ou a fraqueza moral das religiões é uma falácia. Só porque o crente é ignorante ou é moralmente inconsistente, isto não significa que Deus não exista. De qualquer forma só se pode aproximar de Deus, através da fé na sua existência. Ou, Deus existindo, seria Ele acessivel ao conhecimento racional do homem? Usar a ciência para provar a não existência de Deus é também uma grande falácia. A ciência só pode falar daquilo que existe neste mundo, não pode nem provar nem negar a existência de Deus. E quem sabe daqui, uns mil anos, a ciência de hoje, poderá ser comparada a um mito (explicação do desconhecido), formado por fórmulas sofisticadas, porém ultrapassadas. Para terminar, se alguém pretende falar sobre a fé Cristã, deveria primeiro entender o que a fé cristã fala sobre os próprios crentes, fazendo isto, creio que tudo o que acontece de horrível no meio da religião institucional, poderia ser mais bem compreendido. O Thiago Freire demonstrou com suas palavras que não compreende bem isto.

    #77728

    Paulo Sergio Alves, voce se fosse realmente um cristão de Cristo mesmo(antes de ter suas palavras deturpada pelo apóstolo paulo), deveria respeitar o colega Thiago Freire…Afinal, diria Ele´´não julgais…“Mas depois da morte de Cristo, a Igreja o corrompeu!!!!!!!!!!!!!!

    A questão é:se quiser(no caso…vc), acredite em deus!!!
    Se não o quiser(meu caso e de Thiago Freire), não o faça!!!!!!
    Ora, há razão melhor?

    #77729

    Prezado, Flavio Bitir, desculpe, se ofendi alguém (seres humanos não são totalmente racionais, nossas emoções determinam nossos pensamentos). Mas continuando, ao falar de um Cristo separado da tradição apostólica, fala-se de um fantasma que ninguém conheceu. Pois, Cristo como é conhecido, foi transmitido dentro da tradição da igreja primitiva. Muitos quiseram encontrar um Jesus histórico, porém não encontraram nada, ou seja, do Jesus nada se aproveitou. Quanto a derespeitar alguém só por insinuar que este não detém conhecimento profundo sobre determinado assunto, não creio que seja assim. Se alguém me disser que não compreendo bem a teoria da relativadade, quando falo dela, estou sendo desreipeitado? Porém, um cristão não é o que nunca ofende (onde aprendeu isto?) e sim aquele que ofende mas pede perdão, e isto já fiz. E por fim, quando alguém diz “crer nisto se quiser”, isto não é nenhum pouco racional ou moderno, é mais pós-moderno. Você sai do campo da visão (visão – eidos – idéia) e entra no campo da irracionalidade/liberdade/Contigência/Incerteza pois querer está ligado também, e acima de tudo, com a vontade (vide Schopeauher) e não somente com o pensamento. Até que ponto, nosso querer não carrega uma pitada de arbitrariedade? Creio que este diálogo é relevante, ajuda-nos a refletir nossas posições. Posso querer crer em Deus ou não crer em Deus, porém, minha vontade deve ser guiada pelo exercício da deliberação. Devo examinar tudo, sem no entanto, usar falácias, devo duvidar, mas não devo ignorar minha limitação. Devo compreender que conhecimento humano racional puro é impossível.

    #77730

    Me parece que o título do debate começou errado, “deus, uma alienação humana”, se assim fosse já se estaria afirmando a palavra “deus” como geradora de possíveis problemas, o problema que a maioria dos homens vêem e debatem sobre isso não é propriamente “deus” mas sim “religião”, sendo o primeiro possivelmente subjetivo, pois “deus” para determinada pessoa pode ser um pedaço de pau onde se fuma haxixe, ou para outra, o grande pai de um miserável e bondoso homem que foi pregado em uma cruz. A palavra “religião” é ainda mais complexa, onde está a complexidade? no postulado, no profeta, no milagre, na comunhão, no dízimo, no fundamentalismo, na negação à vida… as pessoas não conseguem simplesmente viver seus deuses, sendo que poderiam ser elas mesmas…
    Há alguém alienado por deus? absolutamente não, não é deus(incógnita) que aliena e sim a religião, caso contrário boa parte dos religiosos teria conhecido melhor a felicidade plena,se não fossem os “pecados” que fazem a natureza do ser parecer uma verdadeira anomalia viveriam melhor, e assim contribuiriam também para seus irmãos viverem melhor.
    Quanto a existência ou não de deus parece que a linguagem é um tanto perene para a provar ou a mostrar como falsa, se deus não é palpável e nem cientificamente provável, tudo bem, por que temos que gastar nossa preciosa energia nisso ao invés de buscar por evolução e desfrute na vida? por que o homem tem a eterna mania de transferir seus problemas e suas glórias para um plano metafísico, deve ser por isso que ele ainda não descobriu sua essência, e que a humanidade encontra-se em crise.
    Paz a todos (é possível!)

    #77731

    Paz….. Me diga, Lizard Utopic, como a paz seria possível??? Tem alguma sugestão? E peço-lhe que não seja utópico! Ou seja, quem não o é?

    “por que temos que gastar nossa preciosa energia nisso ao invés de buscar por evolução e desfrute na vida?”
    Aprecio suas críticas, são muito boas.

    Evolução…. Você acha que essa é a principal função do ser humano e só dele?

    Me parece que o progresso se dá quando existem oposições, quando se é necessário provar a capacidade de fazer algo que é subestimado. Posso estar errada, mas o que faço não são afirmações, mas suposições.
    Parece que este comportamento de se opor quanto a algo é intrínseco.
    O que você acha?

    Obrigada!

    #77732

    “Como a paz seria possível?”, a conhecemos?, tenho a eterna mania de desejar a paz para as pessoas esperando suas respectivas respostas na tentativa de uma melhora para os turbilhões da minha mente e da humanidade, infelizmente é impossível não ser utópico falando em paz Patrícia, ela é sempre uma possibilidade, ou sendo aristotélico uma potência, mas com Nietzsche aprendi a confiar no homem e não fazer dialética entre “idéia” e “realidade”, no entanto ainda estou à procura da paz…

    Quanto a evolução, bem… tenho divagado bastante sobre isso, tu me perguntas se é a principal função do ser humano, mas aí já está uma afirmação a meu ver um tanto perigosa, por que ele há de ter uma função? atribuir função ao homem é uma negação a vida, nesse sentido ele se identifica com um instrumento perdendo a sua essência (via Heidegger) , acho que podemos dizer que o homem tem objetivos e sei que tu não quis dizer nada de errôneo usando a palavra “função”.
    Evolução e progresso são objetivos sim do homem e me perguntas também se é só dele, bem acho que aí está um outro possível problema, a saber, a distinção do homem e “o resto”, isso é inevitável, inconscientemente fazemos isso a toda hora, porém se o homem visa evoluir deve evoluir em sintonia com o meio, a ciência nos mostra um belo exemplo, está sempre refutando a si mesma pensamos evoluir com as evoluções científicas mas não conseguimos manter uma neutralidade ou harmonia para com os demais seres…
    Parece coerente o que tu acha sobre progresso, as oposições condicionam o progresso mas não diretamente, não na antítese mas sim em algo que demonstra possivelmente o contrário da oposição que presenciamos, é a oposição da oposição, qual o ponto em que podemos alcançar um nível evolutivo considerável através da oposição?, bem não esqueçamos que temos que dizer sim à vida e juntamente à oposição (como estamos sendo heraclitianos!), se todos se prenderem aos grilhões do pensamento buscando incessantemente a evolução do mesmo então pouco se irá evoluir…

    Obrigada a quê?, só existe uma coisa a qual você é obrigada: a morrer, e ainda assim tendo dúvidas sobre a morte.
    Paz a todos?!

    #77733

    VEJAM BEM:NÃO DIGAM ISSO!TENHAM BOM SENSO!TAL PALAVRA CANSA, DUAS VEZES ENTÃO.MAS EU SEI QUE A 2°SIGNIFICA ´´ACASO etc“MAS,ELA JÁ FEDE HÁ MUITO QUE NÃO MERECE SER LEMBRADA, APAGUEMOS TUDO cristão DESDE OS RESQUICIOS…

    NÃO ACREDITEMOS EM 3°MILÊNIO!!!!!!
    QUER ALGO MAIS cristão????

    DIGAM:´´NÃO ACREDITO EM deus,AMO A LIBERDADE E A LÓGICA“…ISSO JÁ É TAUTOLÓGICO.

    QUEM É LOGICO E LIVRE E CRISTÃO AO MESMO TEMPO?

    #77734

    A alienação é algo que não somente o crente está sujeito, mas todos aqueles, que criam modelos de pensamento que não correspondem à realidade. Deus pode ser a alienação do homem, assim como o homem que pensa que é lógico e livre também.
    Gostaria de saber onde está a liberdade e a lógica humana. Em primeiro lugar, quem disse que somos livres, certamente é uma pessoa alienada da realidade. O mundo ele mesmo é nosso limite, nossa razão é limitada, temos consciência do infinito, mas não podemos ultrapassar a barreira do finito, pois esta mesma se mostra infinita. O homem é condicionado a vários processos, e ontologicamente falando é escravo, escravo do seu próprio ser, de sua própria natureza, de seus próprios instintos. Acaso podes escolher ser um homem ou não. Será que uma barata pode escolher não ser barata, pois assim nasceu, e está condenada a ser algo desprezivel. O homem não tem o direito de escolher nem o seu nascer, nem o seu morrer, muito menos deixar de ser uma criança, um adolescente, um adulto ou um velho. O sábio pensador disse que Deus fez tudo formoso no seu devido tempo, e colocou no coração do homem a eternidade sem que este possa descobrir as obras feitas do ínicio até o fim. Kairós, esta é chave para entender nossa existência! Kairós, aí está as épocas predeterminadas, das quais não podemos fugir. Outra consideração: liberdade é obtida em função do poder. O dinheiro, a beleza, a inteligência, são elementos que trazem poder, porém, são limitados. Agora se alguns se julgam livres, pois podem moldar suas próprias consciências, isto é alienação absoluta, o pensamento ou a consciência pode ser moldada de várias maneiras, é virtual, alienada da realidade.
    Quanto ao ser lógico, é um ideal iluminista abandonado por nossa geração, do século XXI. Estamos no pós-modernismo, estamos na era da informação, a era do sentimento. Ser puramente lógico é uma presunção de que o ser humano, que nem ao menos consegue deixar de fora seus sentimentos de humilhação, orgulho, raiva, amor, etç.
    Quem crê em Deus, alcança este conhecimento pela intuição (instrumentalizado pela fé) de algo misterioso que se Revela naquilo em que achamos razoável. Intuição é a confrontação da nossa consciência com aquilo que nós chamamos de “SER”. Sartre (Naúsea) e Heidegger (Dainsen) chegaram perto, mas seus sentimentos e modelos da realidade, os impediu que a lógica pudesse se manifestar, consideraram-se ateus. Deus é a incognita de um sistema complexo de equações da nossa realidade. E aquele que consegue olhar para as mais várias facetas do mundo real, este sim, vai ser arrebatado pela intuição do Divino.
    Concluindo, quem afirma ser lógico e livre, para mim é alienado deste mundo, pois no mundo real não se vê nem liberdade e nem lógica. Realmente, ser livre e crer em Deus é uma impossibilidade, pois Deus é poder, o homem só tem uma liberdade relativa. Quanto a ser lógico, isto não significa nada, o doente mental vê seu mundo interior com lógica, e aí, somos diferentes nisto?

    #77735

    Hum, não sei…. acho que sempre nos confortamos tomando uma boa dose de “alucinação mental”…. acho que nunca estamos livres da lagartixa utópica que ronda os labirintos de nossa mente.
    Ou você acha possível ser racional, sensato e lógico perante todas as experiencias que a vida nos proporciona??? Interpretando-as somente com essas “capacidades”?

    Nietzsche também não foi um pouco utópico??? Principalmente em seu super-homem?

    Função, objetivo, como você quiser! Pra mim tanto faz (neste caso).

    Você sabe que o significado de meu “Obrigada” não foi de obrigação.

    #77736

    Sim nos confrontamos com essa “alucinação”, mas o que nos faz dizer o que é uma alucinação? se eu julgo algo como irreal ou utópico é de se supor que eu conheça aquilo que é real, há algo maior do que a distinção entre real e não-real que compreende os dois juntamente, as palavras assim nos mostram, ou você acha que “moral”, “deus” e “lei” existem e todos compreendem da mesma forma?é desesperante que o homem fale em alienação, sendo que esta seria o distanciar-se da realidade, ela não é ainda conhecida, não por que ela não exista mas talvez por que não tenhamos uma linguagem apropriada para especificá-la. Afirmamos que estamos no mundo e que a água evapora se exposta ao calor, mas quem disse que estamos falando coisas reais? quando digo que confio no homem como Nietzsche quero dizer que nós “podemos”, mas não se deve aceitar as coisas como evidentes, é uma questão de convicção e crença, como diferenciá-las?
    Se Nietzsche foi utópico? todos o são, mas há alguns que tentam se desprender da negação à vida e estes são os fortes.

    Os resultados da metafísica e do idealismo são sociais e práticos, ela destruiu a si mesma, fugiu de si mesma, a história da filosofia assim como a religião e a ciência também deve ser vista de um ponto mais crítico…

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.