A banalização do Rock no Brasil

Início Fóruns Outros Tópicos A banalização do Rock no Brasil

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 25 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70244

    É inaceitavel engolir de maneira cômoda qualquer bandinha que surge hoje em dia no Brasil..(até mesmo nos anos 80).Está uma dacadência esse cenário musical.(principalmente na área do Rock)..teremos q engolir um tipo de som q se pesquisarmos a fundo, encontraremos a fonte de onde surgiram os acordes mal feitos e empobrecidos se compararmos com esta tal fonte????..
    Por exemplo a banda CPM 22 nao passa de um Face To Face estragado..
    Essa Detonautas nem raizes deve ter pra tentar plagiar algo..
    E o hard core brasileiro.??Queremos ouvir um hard core avançado,,nao uma mera cópia do q foi o hard core americano nos anos 80..
    Aonde está a criatividade brasileira para o rock in roll??
    E eu perdendo meu precioso tempo pra comentar sobre esses lixos sonoros citados acima..

    #79874
    nahuina
    Membro

    Alguém poderia afirmar que o problema se encontra na comercialização da música, o que não seria incorreto…Porém mesmo que a musica tenha se tornado mais um produto, que é o que acontece com todas as coisas no mundo em que vivemos (qualquer coisa é comercializada… tudo pode ser lucrativo), Em outras áreas como, por exemplo, a literatura, ainda encontramos obras de boa qualidade…e na música brasileira atual, eu não consigo achar nada artístico, mesmo que o estilo (o tipo de musica) seja um dos que eu gosto ou não…não encontro nenhuma produção artística, e isso já tem alguns anos….Sendo que em outros paises da América latina ainda é possível ouvir alguma coisa de original ou artística (principalmente na Argentina)
    PQ isso acontece?E PQ principalmente na música?E PQ particularmente no Brasil?

    #79875

    Acho q temos q parar de nos curvar diante da musica estrangeira e explodir com nossa criatividade..ou vai dizer q brasileiro nao é criativo?(dai tenhamos q abrir mais um topico para discutir isso)…é claro q influencias fluem sem perceber..mas utilizar isso apenas como um complemento na musica, e manifestar a musica q esta no quintal da sua casa, no seu bairro , na sua infancia, ao seu redor, enfim..
    nao se restringir ao q ja ta feito e empobrece-lo..

    #79876

    O motivo pelo qual tenho sempre criticado Sartre energicamente decorre justamente da necessidade de mostrar que as coisas não mudam simplesmente porque nos tornamos conscientes da necessidade de mudar. Ou seja, não decorre diretamente de alguma liberdade de escolha…

    Os músicos certamente não se mobilizarão por causa disso. Pois a composição musical não é um fenômeno da consciência, mas um processo cardíaco, estético.

    A potência criativa existe nos músicos brasileiros, com certeza. Mas seria preciso analisar uma infinidade de outros fatores, culturais, sociais, político-econômicos, psicológicos, conscientes e inconscientes, etc, que a própria consciência não seria capaz de abarcar por completo.

    Mas, se alguém poderia fazer alguma coisa, deveria ser alguém como você. Portanto, pegue a guitarra e mão à obra…

    #79877

    Calma!!!!

    A música brasileira não está enfraquecendo, jamais! Pelo ao menos não toda ela.

    O que está hanvendo é um culto ao lixo que está ofuscando as músicas de boa qualidade. Não sei o q está ocorrendo nas cidades de vcs, mas aqui em Recife a produção de Música de Qualidade é alta e em todos os gêneros, o que acontece é a falta de publicidade excessiva, uma MTV-PE.

    Novidades boas no âmbito nacional está em falta, de fato. Mas ñ creio que a música está decaindo. Só parou de crescer.

    E ainda, aqui no nordeste, a febre de forró é horrível.

    Talvez esteja decaindo, muitas bandas boas q existiam estão virando lixo. já foi bom: CPM 22, Charlie Brown Jr., Skank, Capital Inicial….

    #79878
    nahuina
    Membro

    Talvez esteja decaindo, muitas bandas boas q existiam estão virando lixo. já foi bom: CPM 22, Charlie Brown Jr., Skank, Capital Inicial…
    gosto não se discute…
    …se lamenta.

    #79879

    hehehe =)

    Eu vi que vc gosta de Radiohead, é uma das minhas bandas preferidas…

    #79880

    A música brasileira (seja rock ou não) apresenta ainda muita qualidade e originalidade.
    As críticas de voces, penso eu, se referem à “música veiculada na mídia” e às “bandas de programa de auditório no domingo”.
    Sugiro que pesquisem bandas desconhecidas (a internet é bom pra isso). Voces vão achar muita coisa boa, original, profissional, mas que nunca vai aparecer na tv. Vale a pena pesquisar.

    #79881

    pensei q este topico nao seria tao discutido..pois me enganei..acho q tem toda razao a opiniao de vcs..
    Pois se fiz este topico é porque eu toco e nao engulo qualquer influencia..influencias queira ou nao vc as absorve..pois nao quero apenas conscentir com influencias dessas bandas cujo estao em enfase..sendo q praticamente me moldei musicalmente nos anos 90.
    E nao fiz esse topico numa tentativa de os musicos se mobilizarem ao lerem isso..Fiz para nós (senso comum)q estamos nos formando com o pe atras com esses lixos sonoros..se nos mesmos ficarmos consciente da qualidade musical, talvez nao acontecera de um lixo influenciar outro lixo q influeciará um outro..

    #79882

    Hallo,
    Chamo-me Dario e escrevo da Italia, eu trabalho com um site, musicablack.com, que se preocupa de desenvolver o conhecimento da mùsica “black” de todo o mundo. Fui visitar o vosso forum, e descobri que ha' pessoas como vocés que sào muito bem informados sobre a musica no brasil. Ficarei muito contente se vocé pudessem enviar-me mais informaçoes de qualquer genre, sobretuto sob forma de artigos, para ser publicados no nosso site com a vossa assinatura.
    Nos nào gostamos de lucro, sò amamos à musica de origem Afro e procuramos propo-la para que todos possam fazer mesmo.
    Espero com confiança uma vossa resposta
    Meu endereço [email protected]
    Adeus. DARIO.

    #79883

    Há muitas bandas boas e compositores competentes para criar verdadeiras obras de Arte, o problema é a posição das gravadoras que impõem o descartável(que é melhor financeiramente pra ela, menos tempo,fácil de substituir, controláveis e etc…)O Brasil é ainda muito fecundo musicalmente.

    #79884

    A arte é uma representação da época em que se vive. A música como arte está a altura da sua própria época. Não é melhor nem pior (embora eu prefira ouvir rock dos anos 60 e 70) a música de nossa época está de acordo com esta época em que vivemos.

    #79885

    Até algum tempo atrás, eu diria uns trinta anos, a música era definida como a “arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma, mediante o som “. Naquela época, músico sem vocação artística, nem pensar.
    Hoje em dia, com o avanço tecnológico na área da computação musical, qualquer um pode se aventurar a “criar” música. Se não tiver talento, tem uma porrada de softwares que facilita a vida do sujeito.
    Infeliz constatação : a partir do velho e bom rock'n'roll surgiram os death metal, heavy metal,
    punk rock, trash, grunge……..trazendo muita porcariada em meio a algumas poucas coisas boas .
    Há, ainda uma situação paradoxal : muita música bonitinha por aí, com todas as frequências soando bem nos ouvidos, não vale nada; outras, às vezes difíceis de escutar, são pura arte.
    E prá mim, o Capital é um dos melhores representantes do rock nacional.

    #79886
    _epikouros_
    Membro

    Em primeiro lugar, seria válido, ao encararmos essa questão, fazer a simples pergunta: “o Rock está, de fato, banalizado?” Apesar de concordar com algumas das observações propostas–especialmente no tocante a bandas de rock que copiam o formato importado–eu também fico em dúvida se o que está ocorrendo não é uma valorização (talvez excessiva) da “estética” do rock sobre outros valores associados a essa subcultura. Afinal, o que significa banalização em relação a uma forma de música não erudita? Pessoalmente considero as bandas CPM 22 e Detonautas, que foram citadas acima, muito sem-graça musical e literariamente (como estudante de literatura sou sempre tentado a ver as letras das músicas como poesia). Mas isso em si não invalida a música dessas bandas como "arte", seja lá o que isso for. Talvez tenha chegado o momento, como já ocorreu antes na história da arte, de passar a seguinte mensagem: não vamos misturar rock com política, filosofia ou religião, pois rock é rock e não deve ser nada além disso. Não sinto atração por posturas ou filosofias esteticistas, mas acho que devemos todos estar abertos a essas possibilidades. Gostaria de sugerir que a discussão continuasse, mas agora sobre os critérios para se avaliar a profundidade ou banalidade do rock.

    #79887

          O Rock brasileiro está em decadência desde os fins da década de 80, as músicas de protestos deram lugar a outras que não valorizam as letras, sendo assim qualquer tema, qualquer coisa que rima é fonte de inspiração para estes tipos de música. Para ser compositor não basta ter idéias mas sim conseguir transformar qualquer porcaria em ritmo, não é possivel que o povo brasileiro consiga fica 15 anos escutando É o than, entre outras porcarias.      As músicas refletem em certa parte o comportamento e as idéias de uma determinada população, com isto verifica-se como o brasileiro não se interessa pela política, nem por assuntos que lhes afetam diretamente. Axé, sertanejo, pagode e fank valorizam o indivíduo, não valorizam o social, o coletivo. Assuntos como cerveja, mulher, traição entre outros acabam prevalecendo, isto torna nossa população alienada em questões políticas. O Rock por sua vez tem letras voltadas para estas questões, poderia tornar o povo menos alienado.

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 25 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.