Início › Fóruns › Outros Tópicos › A banalização do Rock no Brasil
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
30/01/2006 às 6:06 #79888_epikouros_Membro
Entendo esse ponto de vista, mas nem É o Tchan nem “outras porcarias” devem entrar em uma discussão sobre Rock. Não cabe a explicação de que o rock está banalizado porque existem esses artistas de outros gêneros, que falam deste ou daquele assunto. É preciso encontrar as razões para essa banalização (se ela existe mesmo) no próprio Rock. Também não acho que o individualismo (que sempre fez parte da cultura do rock) seja um fator incompatível com a política. Em um sentido amplo, o individualismo também pode ser considerado uma política, ou seja, é tembém um discurso político. Por último, ainda não ficou claro para mim a relação entre alienação e a estética vigente no Rock (letras fáceis, melodias simplistas, etc.) Também não considero o Rock nacional atual como sendo "de qualidade" segundo meus critérios, mas para discutir a banalização do Rock ainda estão faltando critérios mais claros. Um abraço a todos!
01/02/2006 às 2:45 #79889Welington MarcosMembroO Rock “nasceu” num período conturbado, pós segunda guerra mundial e no início da guerra Fria. As letras e as atitudes do Rock eram em certa parte reflexo deste período, principalmente na década de 70, com os Hipies e a suas lutas contra a guerra do Vietnã e outros temas políticos. O sexo, rock e drogas foram os temas e as referências para os adeptos desta quase “religião”. Porém na década de 80, o mundo que era dividido em 2 correntes de pensamento, passa a ser direcionado somente pelo capitalismo e os EUA como o principal motor deste sistema. Mudou os pensamentos, a ciência, os meios de comunicação, enfim houve uma revolução em todos os aspectos da sociedade (vestir, andar, alimentar, divertir etc). Mudou praticamente tudo e o Rock não poderia ser diferentemente, as drogas não são mais questões de honra, ou algo que deve ser incentivado, pelo contrário a mídia com toda sua força e com razão divulga o “não as drogas”. O sexo passa a ser não mais tão livre, pois a Aids veio freiar esta idéia. Não podemos fugir desta realidade, a sociedade mudou e continua mudando a uma velocidade cada vez maior, as pessoas cada vez mais estão sendo pressionada pela concorrência, o tempo de diversão e cada vez mais excasso. Não existe tantas bandas de garagem quanto nas décadas de 60 e 70, as músicas eletrônicas estão revolucionando o modo de fazer a diversão em todos os ambientes.Para que o Rock consiga sobressair é preciso que as pessoas tirem da cabeça os grandes das décadas passadas Rolling stones, Beatles, U2, Rau Seixas e etc (para não citar tantos outros). Precisa-se entender que estes roqueiros viveram suas épocas, aquele momento era o deles, porém eles continum vivos após várias gerações, os amantes do Rock não conseguem ver substitutos a sua altura, com estas comparações em épocas diferentes os novos não conseguem sobressair, pois não pode fazer o Rock de hoje ser igual ou imitar o de décadas atrás. Com isto outros gêneros musicais acabam sobressaindo e no caso do Brasil, ficando as vezes em nem a segundo plano, mas em terceiro ou quarto.
05/02/2006 às 1:27 #79890Miguel (admin)MestreBOM,CREIO QUE ''NESSE MOMENTO'',É O PESSOAL QUE ESTA DE MODA É O BREGA, O PAGODE, O AXÉ,ENTRE OUTROS… E SOBRE O OUTRO TEMA QUE VOCE DECIDIU FALAR ESTA AI O QUE ACREDITO:ESSA DE POLÍTICA É PARA OS POLÍTICOS E SÓ!AQUELE TIPO DE REVOLUÇÃO QUE OS JOVENS FIZERAM EM NOME DA POLÍTICA, DO QUE VALEU REALMENTE?! ??? O QUE SOBROU É SOMENTE UM TRISTE EXEMPLO DE QUE NÃO VALE LUTAR OU MORRER POR COISAS QUE ESTAM NAS MÃOS DE PESSOAS COM PODER AQUISITIVO MUITO ALTO...QUEM MANDA É O DINHEIRO E NÃO UMA VONTADE COLETIVA!!! ESTOU DE ACORDO COM RENAN M FERREIRA(AGOSTO DE 2005)
05/02/2006 às 5:01 #79891Miguel DuclósMembroMORENA RJEvite a caixa alta , o Caps Lock, em seus textos.Obrigado
22/03/2006 às 4:15 #79892BrasilMembroO Rock brasileiro está em decadência desde os fins da década de 80, as músicas de protestos deram lugar a outras que não valorizam as letras, sendo assim qualquer tema, qualquer coisa que rima é fonte de inspiração para estes tipos de música. Para ser compositor não basta ter idéias mas sim conseguir transformar qualquer porcaria em ritmo, não é possivel que o povo brasileiro consiga fica 15 anos escutando É o than, entre outras porcarias. As músicas refletem em certa parte o comportamento e as idéias de uma determinada população, com isto verifica-se como o brasileiro não se interessa pela política, nem por assuntos que lhes afetam diretamente. Axé, sertanejo, pagode e fank valorizam o indivíduo, não valorizam o social, o coletivo. Assuntos como cerveja, mulher, traição entre outros acabam prevalecendo, isto torna nossa população alienada em questões políticas. O Rock por sua vez tem letras voltadas para estas questões, poderia tornar o povo menos alienado.
Só discordando quando vc usa a palavra "rock", eu substituiria por "música brasileira em geral", afinal fazemos rock e tudo mais, eu estou de pleno acordo com sua opinião.
03/05/2006 às 0:52 #79893Miguel (admin)MestreE aí galera…Só externando minha opinião: A música brasileira (as formas 'nacionais' e tbm o rock) não estão em decadência, o que acontece é que não podemos depender de Faustão, Gugu, MTV, JP e cia como fonte de cultura, e isto eu acho ser um fato extremamente óbvio. Busquem informações fora da grande mídia e encontrarão toneladas de boa música, literatura de qualidade e etc. ;)E pra quem falou que curte Radiohead, aí vai:When I am king, you will be first against the wallWith your opinion which's of no consequence at allWhat's that? (I may be paranoid, but no android)What's that? (I may be paranoid, but no android)
09/05/2006 às 2:41 #79894Miguel (admin)Mestrehahaha!!! esse Arnaldo Branco é foda…
05/06/2006 às 1:07 #79895GabrielleMembroMas isso não ocorre só no Brasil, há muitas coisas estrangeirs horríveis…enfim, mas é verdade. Porém, assim logo se vê o mal gosto da sociedade brasileira. Há muitas bandas de Goth Rock e Doom Metal brasileiras que são ÓTIMAS! Mas quem disse que alguém liga? =P
08/05/2008 às 16:23 #79896h noronhaMembroDe fato a musica brasileira estar faltando criatividade, hoje com uma geraçao alienada o que faz sucesso sao os cantores mediocres do estilo mais aparencia com mulheres apresetando seus dotes, perdeu-se assencia principaldo musica criativa, na minha opiniao musica se faz nao se regrava, ainda tem otarios que ouvem.... >:(
12/05/2008 às 18:51 #79897FlagMembroComo diz o velho utilizador deste fórum “Brasil”, só o dinheiro importa.Não só no Brasil, mas em todo o Mundo as bandas tornam a sua musica comercial, tornado os seus sons simples e faceis de encaixar no ouvido, e lá vamos nós todos contentes em ouvir uma música que foi feita em computador e que não tem nada de humano nela.Embora não tenha vivido nesses tempos (anos 80), tenho saudades deles.Fazia-se boas coisas nesses tempos.Tenho um video dos Iron Maiden, em que eles foram tocar á Polonia, ainda nos tempos do muro de berlim, e num video em que o vocalista estava a falar com um fã, vira-se o fã para ele a perguntar se dava para utilizar um sintetizador para produzir as musicas da banda, ao qual o Bruce disse que verdadeira musica (heavy-metal) não se sintetiza.Bem isto se calhar já ñão se encaixa dentro do tópico, digamos que foi mera divagação.Mais uma mensagem, para vos cumprimentar a todos deste fórum.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.