Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Teoria VS. Prática
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
16/12/2008 às 1:40 #70844karmaeeffectMembro
É possível mudar os pensamentos das pessoas por meio de teorias, ou só é possível através de acontecimentos práticos, empíricos?
16/12/2008 às 3:23 #85961Miguel DuclósMembroMe parece que não somente é possível, como necessário e frequente. O que mais temos na história são exemplos disso. Aliás, tem uma frase do Will Durant, creio, que afirma exatamente isso, que o motor da história são as idéias.
16/12/2008 às 12:36 #85960thiedriMembroO grande problema é que geralmente as idéias e práticas só mudam quando pessoas estão sobre grande dor/sofrimento. De outra forma, a grande maioria fica na preguiça e inércia por medo de qualquer mudança.
16/12/2008 às 15:01 #85962Miguel DuclósMembroAí entra também uma outra questão que acho pertinente. “Ter uma idéia” virou sinônimo de um mérito próprio e de uma novidade.Mas se você considerar a idéia como uma unidade que você aplica na diversidade do mundo, retoma a noção do conceito platônica, ou seja, quer dizer que você conseguiu abstrair algo do fluxo e pôde expressar o pensamento através da linguagem.As idéias então seriam "perenes" e "imutáveis", você ter uma idéia é você "chegar" numa idéia que já existia, independente de você, numa perspectiva de realismo das idéias. Nesse sentido vemos como pode a ideologia agir, passando imagens tendenciosas para as massas, que passam a repetir aquilo como se fosse próprio e natural.Sobre o tópico, ao mesmo tempo que você tem uma constante mediana (Eis que era tudo vaidade, nada há de novo debaixo do sol) também temos um afã esgotante pelo modus, pela novidade, por romper com tradições e comportamentos para fazer bailar o tempo. Isso tudo é agitado hoje midiaticamente, já que, como diz Deleuze, o marketing está fazendo o papel da filosofia no tocante às idéias, e o esforço profundo e compenetrado está reduzido a poucas pessoas, com um alcance menor.
16/12/2008 às 19:49 #85963liavieiraMembroO grande problema é que geralmente as idéias e práticas só mudam quando pessoas estão sobre grande dor/sofrimento. De outra forma, a grande maioria fica na preguiça e inércia por medo de qualquer mudança.
Ou nao mudam por justamente medo dessa dor e desse sofrimento, ou mesmo por tantas vezes ja terem tentando e nao conseguirem e mais uma vez suas perspectivas serem frustradas. Também acredito que a retorica é muito importante pois existem pssoas com ideias muitos boas mas que nao conseguem transmití-las.
16/12/2008 às 20:08 #85964thiedriMembropois é.Por algum sofrimento preferem ficar na inércia e continuar em local seguro, sem mudança
a grande maioria fica na preguiça e inércia por medo de qualquer mudança.
Quanto a ter boas idéias e não conseguir transmití-la vai da vaidade de passar pelo ridículo se expondo. Mas esse já é outro problema ;)
16/12/2008 às 20:24 #85965PhiliponMembroÉ possível mudar os pensamentos das pessoas por meio de teorias, ou só é possível através de acontecimentos práticos, empíricos?
Amigo Karmaeeffect, Me parece que não existe uma Teoria X Prática pelo seguinte: - É através da prática que nós obtemos uma realidade - Com a análise da realidade obtemos o conhecimento - Com o discernimento e o julgamento do conhecimento nós obtemos uma verdade (teoria), que é expressa em forma de pensamento. - Em outras palavras, ninguém pode expor uma teoria sem ter conhecimento, ninguém pode ter conhecimento sem ter como base a análise de uma realidade, a prática é uma das formas de obter uma realidade. Como conclusão nós podemos expressar que, teoria e prática são complemento e não opostos. Como a teoria é uma verdade fundamentada que é expressa em forma de pensamento, sua pergunta: É possível mudar os pensamentos das pessoas por meio de teorias? A resposta é sim. Os pensamentos se mudam através de outros pensamentos, tudo vai depender dos fundamentos. Um abraço...
17/12/2008 às 13:27 #85966BrasilMembroUma teoria é composta de axiomas, axiomas são proposições empíricas.Sendo assim, como disse o Philipon: Os dois são complementos um do outro. Não há teoria sem empirismo e não há empirismo sem teoria.
As idéias então seriam "perenes" e "imutáveis", você ter uma idéia é você "chegar" numa idéia que já existia, independente de você, numa perspectiva de realismo das idéias.
Para perceber que isto é verdade, basta imaginar quantas pessoas já vieram ao mundo, tiveram idéias, e depois se foram. (acho que esse cálculo nunca foi feito e o número provavelmente não caberia nesta página)
como diz Deleuze, o marketing está fazendo o papel da filosofia no tocante às idéias, e o esforço profundo e compenetrado está reduzido a poucas pessoas, com um alcance menor.
É verdade. Há cada vez menos pessoas pensando em todos e cada vez mais pessoas pensando em si mesmas. Os que pensam em todos, invariavelmente têm seus interesses individuais, e os que pensam somente em si mesmos apenas se ocupam de seus interesses individuais. O marketing tanto pode vender um produto como também pode vender uma nação.Isto porque ele sempre está a serviço de alguém ou de um grupo em particular, que o promove, e não das massas, que simplesmente o absorvem como uma esponja absorve a água. As massas não fazem lobby nem marketing, apenas os absorvem sem pensar muito. Pensar refletidamente dá trabalho... E às vezes nos deixa frustrados e descontentes com a vida. Os resultados dos pensamentos críticos, muitas vezes nos propõem esforços e abnegações, e isso é "chato"...
18/12/2008 às 1:03 #85967Oliveira, D.MembroBoa noite.Gostaria de contribuir no debate acerca de teoria e prática, como tentativa de romper com qualquer teoricismo estéril ou praticismo a-histórico.Partimos do entendimento que não há ima dicotomia entre teoria e prática, pelo contrário, ambas se articulam dialéticamente. Assim, as condições materias determinam e impulsionam a dimensão teórica. Nesse sentido, contituindo um processo, essa relação é permeada de contradições e antagonismos que, por vezes se aproximam ou se excluem, mas nada estático ou dicotomizado. Talvez a dialética teoria-prática possa ser entendida em três momentos: registro da prática – reavaliar a prática via teoria – problematizar a teoria via prática.
18/12/2008 às 13:09 #85968PhiliponMembroAmigo Oliveira,Gostaria muito entender o que você está querendo dizer.Um abraço
18/12/2008 às 21:06 #85969Oliveira, D.MembroCaro PhiliponTeoria VS. Prática é uma discussão interessante, tanto filosoficamente, como do ponto de vista sociológico.Muitas pessoas têm apresentado essas duas dimensões do saber (Teoria e Prática) por vezes dissociadas, e até certo ponto excludentes.Não acredito nessa dicotomia, nessa separação, teoria e prática se articulam em um constante movimento dialético. Dessa forma, a problemática como apresentada - Teoria VS. Prática – em certo sentido pode gerar uma aparente cisão, mas, não consigo conceber uma teoria sem uma concretude prática impulsionadora e, tão pouco, uma efetiva dimensão prática, sem uma teoria norteadora.
19/12/2008 às 0:04 #85970PhiliponMembroAmigo Oliveira Teoria e Prática são diferentes sim. O único que tem em comum é que ambas são concretas. Ambas representam à realidade. A base da Teoria é o conhecimento e a base do conhecimento é a realidade. A Prática cria a realidade. Na Teoria X Pratica não se deve utilizar a dialética. A dialética é a arte de se buscar a verdade pelo diálogo e pela discussão. A dialética é utilizada para fundamentar verdades abstratas e não verdades concretas. Uma verdade abstrata só existe como idéia não pertence à realidade sensível. Um abraço...
19/12/2008 às 15:33 #85971Miguel DuclósMembroNa questão Teoria X Prática, caberia recapitular um pouco a importância que ela tem nas doutrinas marxistas. Foram escritos vários textos sobre isso, a práxis é crucial para a proposta transformadora da sociedade. Parece que um dos motes principais desta preocupação está na Ideologia Alemã, na 11ª tese sobre Feuerbach, em que Marx afirma:
"Até agora os filósofos se limitaram a interpretar o mundo. Cabe-lhes agora transformá-lo. "
19/12/2008 às 17:58 #85972Oliveira, D.MembroCaro Philipon,Vejo que está equivocado quanto ao simplismo adotado em sua concepção de dialética.Talvez, seria interessante seguir as orientações do prezado Miguel Duclós, assim, a partir daí, teria uma maior amplitude da dialética, colocando, aos termos de Marx, a análise com os "pés no chão" ou de "cabeça para baixo", dependendo da tradução. Caro Miguel Duclós, talvez estejamos partindo de uma mesma vertente para discutir a problemática entre teoria e prática. Acrescentaria, além da 11ª das 11 Teses contra Feuerbach, todas as demais, mas, em evidência também a 8ª e, sobretudo, cabe incluir os “Manuscritos Ecônomico-Filosóficos”, principalmente, quando Marx discute a fenomenologia.Por fim, Philipon se não leu, vale a pena, se leu, talvez fosse interessante retomar.Att
22/12/2008 às 19:42 #85973PhiliponMembroAmigo Oliveira, Peço desculpa, eu achei que você praticava a filosofia, mais agora me dou conta que você só estuda a filosofia. Em base a isto, passo a fundamentar minha resposta de outra forma. O termo filosofia foi criado por Pitágoras 570 a.C, quando se lhe perguntava pela sua atividade, ele respondia “Eu sou Philosopho” procuro a verdade. O termo filosofia vem da palavra grega Philosophia que significa Amor à Sabedoria (verdade). A palavra Philosophia era utilizada para identificar o que praticavam os philosophos. Diante do exposto podemos assegurar que a filosofia se pratica e não se estuda, em outras palavras, a filosofia é um modo de vida. Agora vamos a falar sobre teoria. Quando nós analisamos um fato real obtemos um conhecimento, quando nós fazemos um discernimento e julgamento tendo como base um conhecimento, nós obtemos uma verdade, quando obtemos uma verdade tendo como base outras verdades temos o que se denomina uma “Teoria”. A Teoria para transformar-se em verdade, deverá ser demonstrada através de fatos reais. Pelo exposto fica claro que uma teoria só pode ser válida se está relacionada com fatos reais. Os fatos reais se estudam através da ciência. As únicas ciências que se estudavam nessa época eram: Matemática e Astronomia. Os filósofos também eram pensadores e pensavam em outras matérias como: Política, Economia e Religião. Para poder discutir sobre estes temas, se criou a Dialética. A Dialética como definida por Aristóteles é a lógica do provável, com isto, se refere ao processo racional que não pode ser demonstrado através de fatos reais. Para Aristóteles o “Provável” é o que parece aceitável a todos, ou à maioria. A metodologia utilizada pela Teoria e pela Dialética é completamente diferente: A Teoria cria uma Tese que posteriormente é Demonstrada através de Fatos Reais e o resultado é uma Verdade. A Dialética cria uma Tese posteriormente cria uma Antítese e o resultado é uma Síntese das duas, isto é, uma nova Tese (idéia). A Dialética analisa pensamentos, o pensamento é um conceito, um conceito é uma idéia abstrata, pelo tanto, a Dialética é utilizada para discutir e analisar idéias abstratas (não podem ser comprovadas). Agora vamos analisar seu conselho sobre ler a Karl Max. Karl Max era um filosofo idealista humanista que através da abstração da dialética criou princípios que posteriormente os sintetizou numa doutrina como uma solução para os problemas sociais. O maior “erro” de Marx, foi não ter considerado a realidade, e devido a isto, superestimou a previsibilidade das sociedades humanas. Os paises que colocaram em prática as idéias e conceitos descritos por Marx, ao programar as reformas sociais ainda que parcialmente, desencadeou conflitos internos e guerras civis responsáveis por milhões de perdas em vidas humanas. Como conclusão final, ao analisar todo o exposto, se pode perceber que tanto a Dialética, como Karl Marx, não tem utilidade para validar a verdade deste tópico. Amigo Oliveira, todos nós, em vez de estudar a filosofia, deveríamos praticá-la em nosso dia a dia. Como exemplo vamos a filosofar sobre o desastre ecológico ocorrido recentemente em Santa Catarina o qual, impactou ao Brasil inteiro. Para minimizar os efeitos, o governo fiz um aporte de 2 bilhões de reais para ajudar as vítimas e a reconstrução do Estado e outras regiões do país e o povo brasileiro enviou uma quantidade tão grande de toneladas de roupas e outros (que não usava)...que as agencias encarregadas de coletar as doações tiveram que fechar as áreas de recebimento devido a que estavam superabastecidos. Agora vamos a filosofar sobre os fatos reais. O caminho para filosofar é encontrar as respostas das 3 perguntas seguintes: Que? Porque? e Como? Vamos começar: Que ocorreu... Desastre ecológico Porque ocorreu... Excesso de chuva Porque ocorreu o excesso... O aumento do “aquecimento global” produz o aumento da evaporação da água que posteriormente se transforma em chuva. Porque ocorreu o aumento do “aquecimento global”... Por aumento dos “gases efeito estufa”. Que são os “gases efeito estufa”... Na atmosfera, existe um grupo de gases chamados "Gases de Efeito Estufa", estes absorvem parte da irradiação infravermelha refletida pela terra e a transforma em calor. Como conseqüência disso, a temperatura da terra permanece constante e maior do que seria na ausência desses gases, mas se aumentam esses gases a temperatura também aumenta. Com estas informações se podem obter certas verdades: Sabemos que as empresas industriais são as que mais poluem. O aumento da poluição é devido ao aumento da produção das indústrias, em especial a indústria automotriz. O aumento da produção é devido ao aumento de consumo. Se nós aplicamos o discernimento vamos a chegar à conclusão que a causa real do aumento do aquecimento global é o aumento de consumo. Agora se relacionamos estas informações com os fatos reais ocorridos em Santa Catarina e fatos reais ocorridos paralelamente temos que: O governo fiz um aporte de 2 bilhões de reais para ajudar as vítimas na reconstrução do Estado e outras regiões do país e ao mesmo tempo o governo aprovou um pacote econômico de R$ 9 bilhões para manter o crescimento da industria automotriz e fomentar o consumo. Em outras palavras ou governo aportou 2 bilhões para minimizar o efeito do desastre e 9 bilhões para maximizar a causa do desastre.Um abraço...
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.