Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Aristóteles › Eutanásia e Aristóteles
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
31/05/2009 às 20:57 #70889valquiria.novaesMembro
Gente, possuo uma dúvida cruel!Aristóteles permitiria a eutanásia???Na filosofia dele o sumo bem é voltado para a pólis, então pessoas doentes ou com algum tipo de deficiência não seria capaz ou útil para defender a cidade caso houvesse alguma invasão ou guerra.Então, acho que nesse aspecto ele admitiria a eutanásia.Massss um nome também muito recorrente para essa prática é "suícidio assistido" e o renomado autor não aceitava a prática do suícidio.Na época dele as mães cujos filhos fossem deficientes atiravam-os de penhascos e isso era aceito na época, inclusive por Aristóteles, mas ainda permanece essa dúvida.Seria a eutanásia permitida pelo autor? Se a resposta for positiva, então por que não o suícidio?
01/06/2009 às 15:41 #86577valquiria.novaesMembroPoxa, e achei que nesse site as pessoas estivessem aptas a discutir questões filosóficas.
02/06/2009 às 15:38 #86578valquiria.novaesMembroEita, que esse é o fórum de discussões maisss falido do mundo.Pensei que num site de filosofia, as pessoas soubessem um mínimo para tal. Mas aqui só há quem procurar respostas fáceis para seus trabalhinhos escolares.
02/06/2009 às 17:37 #86579Miguel DuclósMembroBom, para começo de conversa a pergunta já é falida.Trata-se de um anacronismo. Se não tem uma passagem comentando especificamente isso, não podemos saber se Aristóteles permitiria ou não a eutanásia. Nem com mediunidade e recebimento de espíritos de mortos.Penso que devemos evitar este tipo de pergunta. O enfoque é outro, você pode usar as ferramentas do pensamento do Aristóteles, no caso a ética, para pensar outras questões que não foram especificamente tratadas. É uma diferença sutil, porém necessária.Sobre os aspectos de Aristóteles que você levantou, seria útil indicar exatamente o livro e página, segundo a paginação de Bekker, para irmos ver o que está acontecendo e os possíveis conflitos. Mas parece falacioso chamar a eutanásia de suicídio no contexto do pensamento dele, apenas porque se usa este nome eufemisticamente.Você levanta a questão dos bebês com deficiência serem atirados em penhascos etc. Isso é bem marcado na legislação espartana, que era essencialmente guerreira, com os bebês incapazes de suportar as severas provações abandonados em potes de barro ao sol. Aparece até no filme 300 de esparta, com aquela história do concunda que sobreviveu depois se vingar dos "perfeitinhos" espartanos, aliando-se aos persas. Aristóteles na política admira a legislação de Licurgo em várias passagens.Porém, a questão do suicídio tem um sentido religioso. Talvez seja mais fácil entendê-la através do Platão. Pelo menos conheço melhor os trechos em que se fala disso. No Fédon, por exemplo, quando é dito que o homem é como um animal no rebanho dos deuses, criado por eles e por eles guiados nas veredas vida, mas... escravo dos deuses, e não é lícito a nós querermos escapar desta condição, ou seja... um pastor que pastoreia suas ovelhas não ficaria satisfeito se elas começassem a pular do penhasco, escapando de fornecer carne e lã.A condenação do suicídio é praticada em várias religiões por motivos semelhantes, sendo um dos pecados imperdoáveis no judaico-cristianismo. No romance Shosha de Isaac Singer, por exemplo, que fala da cultura judia alemã no pré-guerra, essa questão é tratada en passant. Mais referências podem ser apontadas e pesquisadas sobre isso.
05/06/2009 às 7:48 #86580Miguel DuclósMembroAliás, vale notar que o problema do suicídio é tratado classicamente na filosofia, a tal ponto que o escritor e filósofo franco argelino Albert Camus declarou “o único problema verdadeiramente filosófico é o do suicídio”. A cisão entre o homem e a natureza, a queda, o fim do éden e do casamento entre homem e mundo cria problemas tensos o bastante para que a existência precise ser validada. Isso é tratado em mais detalhes no livro “O homem revoltado”. No entanto, tem bastante material sobre o Camus aqui no site, por exemploA Revolta em Albert Camushttp://www.consciencia.org/camusisabel2.shtml
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.