Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
GPrado825Membro
Acho que podemos dividir a questão em duas categorias: amarras de estado e amarras sociais. As amarras de estado são aquilo de que somos privados compulsoriamente, por leis e políticas públicas. As amarras sociais, tratadas nesse tópico, se referem as amarras as quais nos sujeitamos voluntariamente. Por mais pressão que haja, é inegável que as decisões tomadas por nós, caso não tenhamos problemas e doenças que afetem nossa capacidade mental, é uma decisão consciente. Mesmo que alguém diga que as vezes fazemos coisas sob efeito de drogas ou bebidas, estávamos sóbrios quando decidimos experimentar essas drogas e arcar com as consequências. O ponto que quero chegar é que escolhemos se adequar a essas amarras, se alguém nos manipula, sempre temos que comprar essa manipulação, não somos literalmente forçados a aceitar esses padrões criados.O jeito de se livrar dessas amarras, portanto, é ter consciência de quando há ou não manipulação e escolhermos aceitá-las ou não, e só sabemos que estamos sendo compelidos a uma opinião se soubermos as outras opiniões, tentando se alimentar com todo tipo de conteúdo. Enquanto a Internet pode fazer isso, como nesse fórum, também pode nos limitar a opiniões sem sabermos. Poucos sabem que o Facebook e o Google selecionam, por algoritmos, o que vai aparecer em nosso feed ou resultado de pesquisa, e fazem isso sem nos perguntar se queremos. Assim, seus resultados são baseados em coisas que você já procurou, já sabe e já pensou sobre. Não quero me estender mais nessa parte, então, quem souber inglês, pode assistir a esse vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=B8ofWFx525s ) sobre Filter Bubble ou Bolha com Filtro, em tradução livre. O importante é entender que a internet, por mais que pareça, não é o caminho direto a divergência de opinião, devemos sempre explorá-la da forma mais diversificada, entrando em diversos sites. É também interessante ler livros que contrariem sua opinião, as vezes mais interessante do que aqueles que seguem uma mesma linha de raciocínio que você. O mesmo vale para revistas, filmes e todo tipo de mídia, mesmo jornal. Como disse que escolhemos ser manipulados, acho que vale mais um complemento: que tal, além de explorar nossos pontos de vista, coisas que as pessoas que estão nesse fórum já fazem, que nós tentemos ensinar as outras pessoas a fazer isso também? O arquétipo do bom brasileiro, como dito pelo "lincolnpsi", não vai mudar se apenas eu e você tivermos dispostos a ouvir muitas opiniões, mas se todos tiverem.É uma construção da opinião, mentalidade e consenso públicos.Que tal lutar por isso?
-
AutorPosts