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    O corpo vê tudo. Para satisfazer o corpo. O corpo vê tudo certo, numa linha reta, fortifica-se enquanto se enfraquece. Então surge “uma luz pra te cegar” que é a paixão. Vemos uma alma apaixonada por um corpo já completo por ela, ele completa a alma, depois de muito tempo de sofrimento e “elevação”.Immanuel Kant tem a teoria dos óculos. E a paixão distorce o objeto visto pelo sujeito. Se não existisse a alma, e se nós fossemos como lagartos dragões nós entenderíamos tudo. Mas o corpo ainda novo procura sua cara metade, sua alma gêmea, sua alma. E o que seria a descoberta da alma pelo homem-corpo? Um chamamento de Deus? Um desejo? Equação matemática? Universo? Nostalgia? Inveja? Sobrevivência do corpo e daquilo que está por vir? Darwin?O corpo ainda pulsa dentro da alma, e a alma é apaixonada por este corpo que ela completa. Mas o que seria essa paixão?A distorção do próprio corpo? A distorção dos objetos? Um novo significado das palavras que a alma não consegue entender, pela eternidade? O mundo corpóreo sem a alma é fácil de conceber e oferece perigos. É como padecer no paraíso, é como viver sem se preocupar em encontrar sua costela. O “universo da paixão” é um planeta onde a alma se rasteja e com o corpo, morre.A paixão é da alma, livre dos desejos do corpo que antes torna o homem um ser sem alma. E depois esta se torna possuidora do corpo, que é uma dimensão anterior à dimensão da alma-corpo.René Descartes diz que todo conhecimento se dá pela relação sujeito X objeto em que o sujeito-homem é quem observa o objeto-fenômeno.Piaget observa que as interações entre crianças não são as mesmas que as de adolescentes e então cria o conceito de homem-equilibrado. E diz que estas interações só podem ser sociais quando o objeto no diálogo está em discussão pelos interlocutores e receptores. E esta discussão só pode ocorrer entre pessoas onde a fala egocêntrica não está presente.René Descartes esqueceu da paixão quando escreveu o seu “Discurso do Método”, quando quis dizer que o homem poderia conhecer o objeto que quisesse conhecer.Isto é impossível porque o homem não é só corpo e nem só alma.

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