A dualidade do meu ser

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A dualidade do meu ser

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70765

    [html]

    nun0

    Newbie
    *

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 1


    Ver Perfil

    « em: Janeiro 19, 2008, 02:55:20 »


    Mais uma vez, eu parei para pensar na vida...Porque vivi apaixonado, aos altos e baixos, euforica e depressivamente.Deixo-me levar facilmente pelos sentimentos, nesse aspecto julgo-me um romantico.Os meus desejoss levaram-me à vitória, mas também à desilusão.Procurei na razão um alicerce, um chão sólido para não me deixar ir ao fundo.O mundo da filosofia é vasto, confuso, mas interessante.Acho que se me deixar levar, vou adquirir uma visão da vida mais madura, mais precisa.Deste modo não me deixarei abalar tão facilmente.No entanto, temo perder a capacidade de me emocionar, de sentir a felicidade em todo o seu inexplicável explendor.Somos feitos de razão e emoção...A nossa essência transcende-nos. Não é tangível.Muito há de inexplicável neste mundo. A linguagem tem defeitos, tem duplos sentidos.Sinto a insuficiência do raciocínio, sinto que há sentimentos que me ultrapassam.Face à insuficiência da razão, sinto que esta não chega para me dar força.Parece que é um jogo de palavras que nos abstrai dos nossos sentimentos, e provoca outros tantos.No entanto, por vezes sinto dentro de mim uma força que me invade o corpo, que me faz sorrir até chorar.Que me faz ver o mundo de forma inexplicável, sublime...Sinto-me pequeno, e feliz, mesmo sabendo que deixarei de poder sentir isto tudo para me tornar......Uma Simples partícula desta realidade que me supera.Quem sou eu para afirmar ou negar...Quem sou eu para utilizar estas palavras cuja verdadeira origem desconheço...Se a sociedade actual, criação do homem, tem falhas, o nosso vocabulário também as pode ter...Andamos em círculos, brincando desde o início da lógica...Poderei algum dia libertar-me destes conceitos?Poderei ir ao encontro de um novo termo? algo a que se poderia chamar de......Virgem


    Registrado

    [/html]

    #85579
    Acácia
    Membro

    O ser não é dual. O Universo sim.

    #85580

    Sobre dualismo e pluralismo (na vida e na poesia), visitem este blog:http://interludico.blogspot.com/Boa semana a todos!

    #85581
    brunopi
    Membro

    O universo manifesto é dual, o Ser não.

    #85578
    Acácia
    Membro

    >:(O sistema do Universo de Deus é lógico e harmônico mas o homem parece não encontrar (desenvolver) o ponto de equilíbrio para unir em si mesmo estas ess^encias o que resulta para nós sempre um sistema dual.

    #85582
    brunopi
    Membro

    não seria a lógica uma criação humana, uma tentativa de ordenação do “caos harmônico” do universo?

    #85583
    Acácia
    Membro

    :sorry_mini:  :blush_mini:  :rose_mini:Deus é meu "universo Universal". Quanto ao que se busca explicar sobre, "...  :wacko_mini2: :cray_mini: :clapping_mini: :bomb_mini: :diablo_mini: :angel_mini: :drink2_mini: :kiss_mini: :music_mini2: ...  :-X!Abraços!

    #85584
    brunopi
    Membro

    Talvez eu esteja fugindo da proposta inicial do tópico (a dualidade do 'ser' do recuperardor-de-posts), mas…  :biggrin_mini2:Pelo que entendo, coerência tem mais a ver com harmonia do que com lógica. Etimologicamente, coerência (do latim cohaerere) quer dizer estar junto, estar unido. No Dicionário de Filosofia de Abbagnano, sobre o verbete 'coerência' tem-se o seguinte: "Ordem, conexão, harmonia de um sistema de conhecimentos. [...] Implica não só a ausência de contradição, mas a presença de conexões positivas que estabeleçam harmonia entre os elementos do sistema". Penso que a coerência é apenas um elemento da lógica, e a lógica, um instrumento útil ao pensamento. Como diz a Bíblia, ao referir-se à Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, é a dualidade que dá origem ao universo manifestado. Como os olhos de um bebê em seus primeiros dias, que, acredita-se, são inicialmente atraídos pelos contrastes ao compor os rudimentos do que depois ele chamará de ‘mundo’, o universo só é ‘compreendido’ a partir dos opostos e seus matizes, organizados e compartimentalizados mentalmente. No Reino de Deus há coerência, incoerência, lula frita, lógica, papel de parede, juízos de valores e tudo o mais que há.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.