A erudição é oposta à religião?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? A erudição é oposta à religião?

• Este tópico está vazio.
Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    lincolnpsi
    Membro

Quanto mais se estuda(Ciencias) mais se afasta da ideia religiosa(Dogmas)?Quanto mais uma pessoa avança nos estudos, mestrado, phd (Psicologia por ex), mais a pessoa tem dificuldade com as religiões?Qual a relação entre a erudição propriamente dita(Informação cientifica) e o afastamento dos conceitos e da aceitação religiosa?Grande abraço!Lincoln Furtado De Mendonça Junior

maurico
    Membro

Acho que o ser humano busca sempre conhecer e querer provas de tudo. O que é muito bom, pois é isso que nos move para o conhecimento. Acho também, que qualquer resposta dada como definitiva merece ser investigada para se ver até onde é verdadeira ou não.Pessoas que estão muito em contato com conceitos racionais bem elaborados, tem ou criam uma predisposição para só aceitar conceitos que podem entender plenamente. Os temas relacionados com a fé não apresentam estas características que satisfazem a razão dessas pessoas letradas. Mas, por mais instruida que uma pessoa seja, ela não consegue provar racionalmente a inesistência de Deus, o que me leva a pensar que é muito prudente ser uma pessoa agnóstica que uma pessoa Atéia. Por que ao mesmo tempo em que provar Deus é inatingível para as pessoas hoje em dia, provar a sua inesistência apresenta a mesma dificuldade.

nickoss
    Membro

Bom, a escolha é sua: Um médico operar uma pessoa para não morrer, ou ajoelhar e rezar esperando que Deus a cure. Também, prender um homicida e fazer responder pelas leis dos homens, ou ajoelhar e rezar esperando que Deus a faça justiça.AbraçosNickoss  :dirol_mini:

nairan
    Membro

Enviado por: lincolnpsi  Inserir CitaçãoQuanto mais se estuda(Ciencias) mais se afasta da ideia religiosa(Dogmas)?Quanto mais uma pessoa avança nos estudos, mestrado, phd (Psicologia por ex), mais a pessoa tem dificuldade com as religiões?Qual a relação entre a erudição propriamente dita(Informação cientifica) e o afastamento dos conceitos e da aceitação religiosa?Grande abraço!Lincoln Furtado De Mendonça Junior

Caro lincolnpsi, Não me parece que a questão possa ser tão facilmente explicada deste forma, Me parece que não é a erudição em sí que faz com que a pessoa "tenha problemas" com as questões religiosas, ao contrario, os problemas levantados pelas questões religiosas diante da razão humana, faz com que, naqueles em que essa razão desperta conflitos interiores contra os dogmas religiosos, aconteça uma catalização desses conflitos e que venham a tona os antagonismos entre os dogmas religiosos e a razão.Assim, quanto mais essa pessoa se fortalece intelectualmente, mais sua razão sobrepuja os dogmas aprendidos na infancia e a pessoa se liberta cada vez mais daquelas crenças infantis imputadas a ela pelos adultos que a educaram.Assim, não é apenas questão de se ter erudição ou conhecimento acadêmico, mas antes de se ter já de antemão, uma personalidade inquisitiva e insatisfeita com a crença religiosa, que não aceita de bom grado os dogmas, e que consegue finalmente se libertar dles a medida que seu intelecto vai se fortalecendo.Se não fosse assim, todas as pessoas que entram em alguma faculdade e adquirem bagagem intelectual e academica se tornariam ateus, o que é absurdo, e não condiz com a realidade dos fatosAntes o que se mostra é que um número muito grande de pessoas não aceita de fato as crenças de que se dizem adeptas, mas nem todas conseguem romper com essas crenças antes de adquirirem bagagem intelectual suficiente para firmar suas escolhas.Prova disso que defendo, é o fato da enorme quantidade de pessoas que professam uma fé, mas no entanto não praticam nem ao menos as bases minimas dessa fé que dizem aceitar.Em suma, as sementes já estão la dentro do coração do homen, o aumento de erudição apenas vem regar essas sementes.Abraços.

lincolnpsi
    Membro

Caro amigo, vc me induziu a uma reflexão bastante interessante, desde ja agradeço sua participação.Pois , vamos a ela:-Se a erudição sobrepuja e revela novas formas inquietas de pensamentos sobre tal assunto, podemos supor que dentro de uma esfera social desenvolvida, no aspecto intelectual propriamente dito, poderia surgir então uma religião intelectualizada?Eu frequentei uma escola muito bacana ano passado , chamada Logosofia, é uma escola onde se estuda as ideias do pensador e humanista, Carlos Bernardo González Pecotche.Não é de maneira alguma uma religião , longe disso, é uma linha filosófica.Porém, se dentro de uma hipotese de futuro, o novo homem, o novo pensador, uma espécie de super homem nietzschiano, desenvolvesse uma religião, como esta se apresentaria? Existe a possibilidade de entender-mos a erudição máxima, o uso e o dominio de conceitos cientificos, juntamente com a pratica de alguma religião?Abraços !Valeu...

nairan
    Membro

Existe a possibilidade de entender-mos a erudição máxima, o uso e o dominio de conceitos cientificos, juntamente com a pratica de alguma religião?

Caro lincolnpsi, Espero que não me entenda mal, e não veja o que vou afirmar como uma agresão ou convite a um tipo de antagonismo, aliás, que me parece muito frequente e comum nesse forum, infelismente.Mas me parece que toda manifestação e busca de religiosidade no ser humano adulto, representa uma fraquesa de carater, um sentimento de infantilização e incapacidade de assumir plenamente seu papel de ser independente e autonomo dentro da sociedade e da realidade.Dessa forma, me soa incongruente, erudição máxima com prática religiosa.Veja, se apoiar, ou buscar o apoio de um ser divino, para sanar seus problemas, ou justificar seus atos, ou buscar conforto para o inevitavel, ou ainda poder entregar sobre a costas de outro suas responsabilidades, não me parece coisa que uma pessoa realmente adulta e responsável faria, ou deve-se fazer.Isso ´para não falar no absurdo de um ser onipotente, onisciente e bondoso, exigir adoração, seja la por que motivos forem....Antes de prosseguirmos mais, gostaria de saber qual suas aponiões sobre isso, para que pudessemos debater de forma mais produtivaAbraços,.

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.