Início › Fóruns › Fórum Sobre Filósofos › Maquiavel › A ética em Maquiavel e a criação da ciência política moderna…
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
27/05/2005 às 13:35 #71259Miguel (admin)Mestre02/03/2006 às 18:22 #71260Miguel (admin)Mestre
gostaria de ajuda de material para minha monografia em Maquiavel, em virtude alguns contra tempo, tenho urgência pois tive que mudar a minha monografia devido a demissão de minha orientadora!agradeço aos amigos do saber se me enviatrem material sobre:1- ética e politica2- concepção de estado 3- Politica4- Poderou qualquer algo que venha a contribuir par criar o mais urgênte o meu progeto!peço isso encarecidamente ao s amigos!!meu e-mail, [email protected]um abraço
26/01/2007 às 19:50 #71261alcione antunes da silvaMembroSobre o Capítulo XVII de O PRINCIPE, onde Maquiavel intitula "DA CRUELDADE E PIEDADE E SE É MELHOR SER AMADO QUE TEMIDO OU ANTES TEMIDO QUE AMADO"', que ética se extrai , levando-se em consideração os valores da época e os atuais? Alguém tem sugestão?
Cara, (M = Machiavel) eu pretendo apresentar uma tese de mestrado em Machiavel e li algumas vezes o Principe e sobre a obra tirei algumas conclusões:1º Machiavel é estremamente utilitarista, suas teses são sempre baseadas nos exemplos da história, onde encontro a regularidade dos humores dos homens. A sua politica diz que todos que podem devem conquistar o poder. Mas se quiserem e puderem estarão certos, mas se não o podem, estarão em erro.2º Bom, mas e quem está no outro lado não está no direito de se opor?3º A politica para M é só um negócio?Por favor, se tiver algum material ou alguma boa ideia, mande-me que te agradeço.Alcione
03/03/2007 às 0:00 #71262crashoveradMembroNo livro O Príncipe, Maquiavel demonstra o funcionamento político, tanto da conquista, manutenção e outras partes do poder. Em sua obra, fica explícita a opinião "os fins justificam os meios", onde para se manter no poder por exemplo, deve-se extinguir a linhagem do governo anterior. Isso não faz dele um autor amoral, na realidade ele não ligava para a moral, ele simplesmente discutia e avaliava a política e descrevia a eficácia das ações dependendo das circuntâncias, independentemente da questão moral.
08/05/2007 às 18:09 #71263penejuMembroEm “O Príncipe” ele solidifica os conhecimentos em estratégia política até aquele momento, sempre com base em fatos históricos, citando por exemplo Alexandre, César e Dario.Entretanto o faz, como ele mesmo assume, sem firulas ou rodeios, utilizando vocabulário surpreendentemente direto. Desse modo, Maquiavel refere-se, por exemplo, à necessecidade de se arruinar, em certas situações, um principado conquistado e que deve ser anexado a um Estado maior citando, inclusive, exemplos reais da História.Apresentarei minha opiniao em breve.Alias, alguem sabe sob quais circunstancias Maquiavel deixou a prisão?
21/09/2007 às 12:45 #71264LancasterMembroNo livro O Príncipe, Maquiavel demonstra o funcionamento político, tanto da conquista, manutenção e outras partes do poder. Em sua obra, fica explícita a opinião "os fins justificam os meios", onde para se manter no poder por exemplo, deve-se extinguir a linhagem do governo anterior. Isso não faz dele um autor amoral, na realidade ele não ligava para a moral, ele simplesmente discutia e avaliava a política e descrevia a eficácia das ações dependendo das circuntâncias, independentemente da questão moral.
Não posso concordar apenas com o que se diz de que sua opnião era "os fins justificam os meios", no demais está correto. Maquiavel não demonstra uma visão do que podemos diferenciar entre monarquista, democrata, republicano. A resposta está justamente no inicio da obra, e fica claro que o O Príncipe não se trata de um livro de idéias de criação, mas sim um "manual"ou uma análise histórica e filosófica do sistema vigente na época. Maquiavel traz a tona a atmosfera histórica e os sucessos e insucessos políticos históricos e com uma incrivel habilidade de análise forma um compilado e complexo estudo.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.