Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Ética › A ética nas organizações privadas
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
22/09/2005 às 16:16 #70297Miguel (admin)Mestre
Faz já um tempo que estudo Administração. Aprendi sobre marketing, RH, finanças, gerência, todas as matérias necessárias para o dia-a-dia profissional. Quanto a ética, o MEC incluiu para as próximas classes uma carga horária maior do que aquela que tive.
Porém, será impossível pensar em ética enquanto a Administração for ensinada de um ponto de vista apenas operacional (aquilo que dá certo).
É necessário uma correção desta maneira para uma que considerasse mais a sociedade e menos a empresa e seus acionistas.
Abro essa discussão para a opinião de todos e espero contribuições.
22/08/2008 às 2:17 #80443BrasilMembroInteressante este tema…A ética ou a falta dela nas organizações privadas é um dos maiores dilemas que a Humanidade terá de enfrentar em curtíssimo prazo. Esta é uma questão que acarretará mudanças drásticas nos sistemas de convívio de todos os povos.A ética é o julgamento dos valores morais. As organizações privadas trabalham com outros valores. Os valores morais passam longe dos valores econômicos. Todos os sistemas de convívio, todas as organizações sociais, praticamente todas as relações humanas, estão alicerçadas nestes moldes, nos moldes das organizações privadas reguladas pelo dinheiro. E é da falta de ética nas relações privadas, que provém a falta de ética nas outras relações; políticas, trabalhistas, sociais, etc.
será impossível pensar em ética enquanto a Administração for ensinada de um ponto de vista apenas operacional (aquilo que dá certo).
Perfeito! É isso mesmo! E aí estamos diante do dilema: Podemos abrir mão da ética? Pois, ninguém vai “administrar” algo, para não dar certo!
É necessário uma correção desta maneira para uma que considerasse mais a sociedade e menos a empresa e seus acionistas.
Uma correção? Me desculpe, mas a “ética” já é a correção! A ética já diz o parâmetro justo. Estamos ou não estamos diante de um gigantesco e inevitável dilema?
08/10/2008 às 14:04 #80444lanofilMembroNa verdade a questão ética nos dias de hoje, me parece,virou moda! O que em princípio parece ser positivo, ao meu ver, é (sistema)ticamente um atendimento imediato do mercado.Hoje,infelizmente,tudo é venda:gente,produtos,serviços,sentimentos. Nesse cipoal todo,nesse enredamento (os www da vida com raras exceções), nos faz crer que um choque de ética no mundo atual é quase impossível. Entendo que só mesmo uma catástrofe de grande magnitude (bomba de H ou cataclisma climático) com a eventual destruição de 50% da humanidade,poderia balançar as estruturas do sentimento humano, e quem sabe levá-lo a cuidar mais da nossa biosfera.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.