A fé é o cúmulo do supérfluo

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral Você acha que existe um Deus? A fé é o cúmulo do supérfluo

• Este tópico está vazio.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Egypcyo
    Membro

Nós precisamos de mais algum direcionamento que não seja a ‘razão’?Não vejo o mínimo de graça em ficar apostando num futuro desgastado sem ter para isso algum fundamento lógico...Converse com um crente.Você provavelmente irá fazê-lo ficar sem resposta em algum momento.Mas o pior vem justamente aí.Eles, sem ter pra onde correr, jogam na nossa cara que nos falta fé.Ora, a fé nada mais é do que “achismo”. E isso não é pra ser levado a sério, definitivamente.Os muçulmanos baseiam sua fé em Alá.Os cristãos em Jesus.E entre eles muitos conflitos têm ocorrido, colocando em risco a vida, por exemplo, de ateus. E depois, estes irão para o inferno...  ???E por aí vai...Mas se algum deles tentar mostrar para o mundo a razão de suas crenças, sem sombra de dúvidas os créditos serão mais extensos (ou pelo menos existirão...).Por mais que a promessa seja interessante, não há nada de concreto.O céu está repleto de promessas, mas nada é tão misterioso e incerto quanto isso.Então, não há motivos para acreditar que seremos eternamente felizes se o curso da vida é morrer e... e... e a partir daí toda oferta é tão imprecisa quanto se possa imaginar...As opiniões honestas e concretas esbarram numa certeza chamada “morte”. A partir daí tudo vale, mas nada é garantido...Abraço a todos!

Flag
    Membro

Ora, a fé nada mais é do que “achismo”. E isso não é pra ser levado a sério, definitivamente.

Não compreendi, o que é voçê quer dizer com "achismo".E quanto á fé pelo menos posso dizer isto, que ela faz bem á saúde.Há incluisvé estudos ciêntificos, que demonstram que pessoas religiosas, ou seja, com mais fé, vivem mais tempo, e com menos doenças do que as pessoas que em nada acreditam(entidade superior), porque será?

Egypcyo
    Membro

Esses estudos são a prova, ou não, de que a religião faz bem psicologicamente. Eu já vi muitas coisas sobre isso amigo Flag, mas não é que uma coisa te faça bem que ela é verdadeira.Uma pessoa que mata seu semelhante, por mais que isso seja o cúmulo do absurdo, definitivamente não é uma conduta louvável.Sei que essa comparação passa longe do assunto, mas o que eu penso é isso.Se existisse um meio de as pessoas crerem que podem ser felizes e com saúde sem precisar depender de um futuro desgastado em uma outra dimensão, seria melhor.E se a Igreja não tivesse freado tanto os estudos, talvez a fé nem fosse tão necessária para se viver 10, 20, 30 anos mais.Abraços.

Cientista
    Membro

"O que depende de fé ainda nã É, o que já É não depende de fé." "A fé destituída de razão é um forma de loucura!"

onaiab
    Membro

O que depende apenas de se ter fé, nunca será. E o que já é nunca dependeu apenas de se ter fé.

Z
    Membro

Egypcyo mas que salada de religiosidades,Você justifica o ateísmo com as falsas promessas de um céu imaginado?É assim, você pode:Acreditar em Deus ou não.Acreditar em Jesus ou não.Acreditar no céu da bíblia ou não.Acreditar que sua fé é verdadeira ou não.E nenhuma destas permissas são indissociáveis. Fé é tão achismo quanto alguém achar que ama alguém. E você acha que isso não deve ser levado a sério?Me permita discordar, Fé é sentida, não é achada nem imaginada. A imaginação cria imagens do sentido, mas o sentido não é achado. Definições de um mundo imaginário sim é achismo. História LITERAL de adão e eva, jesus etc, é tudo historinhas não tenho dúvidas.Mas eu sinto fé, sinto amor e sinto muitas outras coisas que não consigo admitir que me menosprezem."Converse com um crente.Você provavelmente irá fazê-lo ficar sem resposta em algum momento."  Quando você tenta explicar um sentimento, você é concreto e objectivo?Tudo bem, alguém que acredita que o catolicismo é o certo sobre tudo o resto errado, nós perguntamos se é correcto matar, eles dizem que Deus diz que não. E basta perguntar porque a igreja promovia cruzadas, inquisição etc...Mas isto não quer dizer que Deus não exista. Somente quer dizer que alguém se acha soberano onde na verdade é incoerente.Eu não dezprezo a Bíblia, mas não a entendo como HISTÓRIA no seu sentido literal.Egypcyo meu caro ateu deste fórum desde algum tempo, continue defendendo suas teses frustradas anti teísmo, mas faça-no com mais objectividade.

thiedri
    Membro

Uma pessoa que mata seu semelhante, por mais que isso seja o cúmulo do absurdo, definitivamente não é uma conduta louvável.

Aqui estamos misturando fé com catolicismo, que nem cristianismo é, pois se seguissem os ensinamentos de cristo, NUNCA teriam matado ou feito mal aos outros.As pessoas precisam dissociar fé, deus, etc, de religião.[]'s,Thiago.

Fiquei impressionado com sua resposta e gostaria de dizer que a “Fé é o firme fundamento” ela vai além da especulação cientifica, além das necessidades humanas ou de vida, além da filosofia de vida e da busca interior, ela é a compreenção do averso humano ou da morte se preferir de uma forma mais simplista.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.