A filosofia do filme Waking Life

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  • #70241

    A frase que eu mais gostei: "- Ele é ação sem teoria, nós somos teoria sem ação." 1266.jpg

    #79842
    nahuina
    Membro

    Essa frase é ótima!…vc assistiu o filme inteiro?

    (Mensagem editada por nahuina em Junho 14, 2005)

    #79843
    nahuina
    Membro

    o enredo de Waking Life retrata os momentos de sono de um jovem (Wiley Wiggins). Em seu caminho, encontra as tais personagens, desde filósofos e suicidas a bêbados e revoltados.Eu transcrevo p/vocês alguns diálogos do filme…. Leia e tirem suas próprias conclusões: (anexo)

    application/mswordWaking Life
    Waking Llife.doc (47.1 k)

    (Mensagem editada por nahuina em Junho 14, 2005)

    #79844

    O que achei muito interessante é que as opiniões filosóficas dos personagens são tão passíveis de erros e contradições quanto na vida real.

    Eu começaria criticando a visão existencialista daquele professor:

    Ele disse: “- A mensagem aqui é que jamais devemos nos considerar um fracasso e nos vermos como vítimas de várias forças.” – Mas uma pessoa pode muito bem fracassar em sua tentativa e ser vitimada por forças muito mais poderosas do que ela…

    Ele disse: “- É sempre nossa a decisão de quem somos.” – Aí vai a minha crítica à Sartre: “A decisão sempre é nossa, mas nem sempre podemos ou temos capacidade para sermos aquilo que desejamos…

    #79845
    nahuina
    Membro

    rsrsrsr….e eu continuo discordando de vc e do Renan nesse aspecto, talvez seja pq vc's ainda ñ leram Sartre (o mesmo problem foi resaltado pelo Renan com relação ao Marx)….
    O problema não se encontra em “nem sempre poderou tercapacidade para seraquilo que desejamos…” vc pode desejar ser uma outra coisa que não você, mas com relação ao que você É foi vc quem escolheu ser assim, você se fez, mesmo “incapaçitado” você foi se criando, desde sempre.Você é o que vc fez, e sempre será!
    Posso tomar como exemplo o Mito da Caverna: Aquelas pessoas estavam acorrentadas, ñ conseguiam fazer nenhum movimento, certo?
    Elas eram “influenciadas”, “impossibilitadas”, “incapacitadas”(aqui vc pode traçar uma analogia com a nossa sociedade, com a ideologia, com a cultura,etc.),certo?
    Elas não eram livres, certo?
    ERRADO!
    Pois elas podiam escolher entre lutar contra as correntes e tentarem sair dessa prisão ou permanecerem ali, e isso que o Sartre tenta passar, mesmo impossibilitado de quase qualquer escolha, você escolhe sempre, e isso é a sua liberdade…

    #79846

    É aí que eu vejo um certo perigo. Pensar assim remete a uma onipotência cega: Lutar contra as correntes ainda vai, mas conseguir arrebentá-las já seria muita pretensão…

    Dizer que a minha incapacidade foi criada por mim, também pode não ser o mais correto.
    Se alguém nunca teve chance de estudar, como poderia saber ler e escrever. É difícil acreditar que toda a massa de analfabetos se deve à má vontade deles mesmos…

    #79847
    nahuina
    Membro

    Não!Vc está comparando coisas que ñ deveriam ser comparadas….Estavamos falando em “liberdade”
    i {É difícil acreditar que toda a massa de analfabetos se deve à má vontade deles mesmos…} claro que não!….O “meio” te oferece certas possibilidades e outras não….A “massa de analfabetos”, não tem culpa, isso é uma limitação causada pelo sistema, porem o fato deles serem analfabetos ñ lhes tira liberdade….Continuam livres…

    Lutar contra as correntes ainda vai, mas conseguir arrebentá-las já seria muita pretensão…
    mas o que importa é que eles tem liberdade de escolha…

    #79848

    Não, o que importa é ter capacidade de escolha. Poder escolher entre as melhores alternativas.

    De nada adianta ter liberdade de escolha para, amarrado a um poste e aguardando ser fuzilado, decidir se prefiro ser vendado ou não…

    …eu já disse: Sartre é ideológico nesse ponto.

    #79849
    nahuina
    Membro

    pq não debatemos este assunto no tópico de liberdade?
    partindo do “QUE È A LIBERDADE”?
    Vou colocar 3 concepções filosóficas de liberdade…

    #79850

    Havia um personagem no filme que não parava de falar como se estivesse dizendo muita coisa importante e com sentido. Mas, do meu ponto de vista, ele é só uma caricatura do metido à intelectual, um intelectualóide, com suas expressões de efeito…

    #79851
    nahuina
    Membro

    Mas ele falava sobre evolução, não?
    Acho que era interessante, não sei se é possivel que aconteça o que ele disse mas, fazia sentido…(p/um sonho)

    Estuda-se o desenvolvimento humano pela evolução do organismo…
    e sua interação ambiental.
    A evolução do organismo começa com a evolução através do hominídeo…
    até a evolução do homem, o Neanderthal, o Cro-Magnon.
    Ora, o que temos aqui são três eixos.
    O biológico, o antropológico, o desenvolvimento das culturas…
    e o cultural, que é a expressão humana.
    O que se viu foi a evolução de populações, não de indivíduos.
    Pense na escala temporal em questão. A vida tem dois bilhões de anos, o hominídeo, seis milhões.
    A humanidade, como a conhecemos hoje, tem 100 mil anos.
    Percebe como o paradigma evolutivo vai se estreitando?
    Quando se pensa na agricultura, na revolução científica e industrial…
    são apenas 10 mil anos, 400 anos, 150 anos.
    Vê-se um estreitamento crescente da temporalidade evolutiva.
    À medida em que entramos na nova evolução…
    ela se estreitará ao ponto em que a veremos no curso de uma vida.
    Há dois novos eixos evolutivos, vindos de dois tipos de informação.
    O digital e o analógico. O digital é a inteligência artificial.
    O analógico resulta da biologia molecular e da clonagem.
    Une-se os dois com a neurobiologia.
    Sob o antigo paradigma, um morreria,o outro dominaria.
    Sob o novo paradigma, eles existem como um grupamento…
    cooperativo e não-competitivo, independente do meio externo.
    Assim, a evolução torna-se um processo individualmente centrado…
    emanando do indivíduo…
    não um processo passivo onde o indivíduo está sujeito ao coletivo.
    Produz-se, então, um neo-humano… com uma nova individualidade, uma nova consciência.
    Esse é apenas o começo do ciclo.
    À medida que ele se desenvolve, a fonte é esta nova inteligência.
    Enquanto as inteligências e as habilidades se sobrepõem…
    a velocidade muda até atingir-se um crescendo.
    Imagine, uma realização instantânea do potencial humano e neo-humano.
    Isso pode ser a amplificação do indivíduo…
    a multiplicação de existências individuais paralelas…
    onde o indivíduo não mais estaria restrito pelo tempo e pelo espaço.
    E as manifestações dessa evolução neo-humana…
    poderiam ser dramaticamente imprevisíveis.
    A antiga evolução é fria, é estéril. E eficiente.
    Suas manifestações são aquelas da adaptação social.
    Trata-se de parasitismo, dominação, moralidade…
    guerra, predação.
    Essas coisas ficarão sujeitas à falta de ênfase e de evolucão.
    O novo paradigma nos daria as marcas…
    da verdade, da lealdade, da justiça e da liberdade.
    Essas seriam as manifestacões dessa evolução.
    E essa a nossa esperança.

    #79852

    Eu acho que o fato dos personagens serem contraditórios ou passíveis de crítica só torna o filme mais realístico. Eu achei maravilhoso assistir a um filme tão inteligente.

    O conceito de Neo-humano é criticado mais a frente no filme do macaco.

    Também tem o casal: enquanto a mulher muito cabeça desmistificava brilhantemente a visão espírita da reencarnação, o homem vinha com aquele papo pseudo-científico de telepatia…

    #79853
    nahuina
    Membro

    Concordo: “o homem vinha com aquele papo pseudo-científico de telepatia”
    Nunca gostei da idéia…E eles são personagens de dois outro films do msm diretor: Before sunrise de 1995 e Before sunset,2004…
    E em varias cenas do filme aparecem personagens famosas de outros filmes….ou trechos deles…

    E cabe ressaltar a idéia de que muito do que pra vc parece contraditório vago vazio…para muitos dos que assistem o film, são coisas “chatas”, intelectuais, que nem conseguem compreender…

    (Mensagem editada por nahuina em Junho 15, 2005)

    #79854

    Faz sentido, então, o protagonista ter sonhado com os dois. Os sonhos eventualmente têm essa característica de absorver inconscientemente elementos da vida cotidiana.

    Há relatos de pessoas sobre a presença de personagens de filmes da TV em seus sonhos. O casal não apareceu ali por acaso.

    Há também uma certa des-subjetivação nos sonhos. O sujeito pode incorporar a identidade de outra pessoa. Isso decorre do fato de que o sujeito, ao olhar-se no espelho da reflexão mental, vê-se primeiro como um outro, antes mesmo de nomear esse outro como um EU.

    O filme pode ser chato para a maioria das pessoas. Eu, contrariamente, preferiria que a maioria dos filmes fosse assim…

    #79855

    Na cena em que um macaco narra, a projeção exibe um trecho do filme “Sonhos- de Akira Kurosawa” e também exibe um pedaço de um show do Nirvana, com o Kurt Cobain quebrando sua guitarra. É muito nítido para quem já conhece aquelas cenas e as têm gravadas na cabeça. Eu me lembro porque tenho tanto aquele trecho do show do Nirvana como o trecho do filme de Kurosawa.

    E aí, você quer continuar sendo uma formiga? Ou faremos da vida um momento sagrado (sem que se haja necessidade de se conscientizar disso)?

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