A FILOSOFIA E A VISAO COMUM DO MUNDO

• Este tópico está vazio.
Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    aprendiz
    Membro

“Se me disponho a filosofar, é porque busco compreender as coisas e os fatos que me envolvem, a Realidade em que estou imerso. E porque quero saber o que posso saber e como devo ordenar minha visão do Mundo, como situar-me diante do Mundo físico e do Mundo humano e de tudo quanto se oferece à minha experiência. Como entender os discursos dos homens e meu próprio discurso. Como julgar os produtos das artes, das religiões e das ciências.Mas não posso esquecer todos os outros que filosofaram antes de mim. Num certo sentido, é porque eles filosofaram que me sinto estimulado a retomar o seu empreendimento. 0 legado cultural da espécie põe à minha disposição uma literatura filosófica extremamente rica e diversificada, de que minha reflexão se vai alimentando. Se me disponho a filosofar, tenho também de situar-me em relação às filosofias e a seus discursos, tenho de considerar os problemas que eles formularam e as soluções que para eles propuseram." - Oswaldo Porchathttp://www.cfh.ufsc.br/~wfil/porchat.htm

Z
    Membro

Este excerto de Oswaldo transpõe sucintamente para palavras, o significado essencial da Filosofia instituido na nossa sociedade mundana.Talvez se este sensato "desabafo" de Porchat estivesse presente em todos os livros que leccionam Filosofia enquanto disciplina, os alunos compreendessem melhor o que estão estudando e o que a filosofia representa.;)

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.