A filosofia é uma ciência?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A ciência A filosofia é uma ciência?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70381
    linkin01
    Membro

    Sou um estudante, faço sistemas de informação, sou mto interessado em filosofia, surgiu um fato interessante na aula e este virou um trabalho, a filosofia é uma ciência ?Me ajudem com sua opinião pois é mto importante.

    #81316

    Eu diria que atualmente não, embora essa distinção entre filosofia e ciência tenha surgido com o desenvolvimento da ciência moderna, a partir do século XVII. Os termos se confundiam. Veja o caso da herança platônica: existe toda uma argumentação para embasar que através da filosofia, do método dialético, o homem pode chegar à conhecer, pode chegar à epistem (ciência) se livrando do reino da doxa (opinião).Mesmo na Idade Moderna, o diálogo entre filosofia e ciência é bastante próximo. Descartes era um matemático, por exemplo, e investigou o problema do método para dirigir a razão e procurar a verdade nas ciências. Então, a necessidade científica do método, por exemplo, tem uma origem filosófica. Mas a filosofia busca uma unidade do conhecimento, ao contrário da especificidade da ciência, e por isso leva em conta também questões morais e de valor, sendo muito mais propensa a verdades não assertivas, ou sistemas especulativos. O método científico busca uma validação na experiência, uma prova. A ciência natural se baseia nos fenômenos, e depende da repetição de fenômenos para formular seus postulados. A investigação filosófica pode se preocupar com o próprio limite do ato de conhecer, e especular sobre o mundo além dos fenômenos, nos limites da razão, porém.Contenporaneamente a filosofia tem dialogado com a ciência a partir das correntes da epitesmologia. A epistemologia se preocupa com a validade do conhecimento científico, com o ato de conhecer, com os limites, com a formulação de teorias. Existem várias correntes que coexistem divergindo: os pragmatistas, os realistas, os idealistas, por exemplo. A ciência formula teses mas adota paradigmas, de acordo com um critério de validade. Porém essa posição privilegiada da filosofia de julgar o conhecimento científico tem sido muito questionada. Rorty, que quer aproximar a filosofia da literatura, por exemplo, é um dos críticos.

    #81317
    Flag
    Membro

    Eu quando estudei filosofia na escola, a minha professora sempre me deu um exemplo que é este: Imagina que existe uma linha essa linha corresponde á filosofia, a ciência, a matemática, a metafísica, estavam inseridas nessa linha, o que a minha professora quis dizer é que a filosofia é tudo, a ciência está inserida dentro dela, por isso não se pode fazer distinção entre uma e outra.Eu não sei se voçês compartilham a mesma opinião, mas foi o que eu aprendi.

    #81318
    munaretti
    Membro

    Quando analisamos o surgimento das ciências, o que evidenciamos? Evidenciamos que elas surgiram em forma de interpretação da natureza, e esta interpretação é a tentativa de responder à uma determinada pergunta. E quem fez esta pergunta? O filósofo.Enquanto a ciência tenta colocar pontos finais após suas proposições, e isso quer dizer que ela procura desde sempre uma resposta objetiva, necessária e universalmente válida, a filosofia coloca pontos de interrogação após suas proposições. A filosofia pergunta, a ciência TENTA responder. A origem de toda ciência está nas perguntas filosóficas, e a filosofia questiona incessantemente a ciência. Não teríamos todo o suposto progresso científico, se por exemplo filósofos como Kant e Hume não tivessem levantado as questões sobre a causalidade, sobre a veracidade dos fenômenos, sobre o espaço e o tempo. Em muitos casos a ciência dá muita matéria para os filósofos abordarem, pois nem a ciência tem sempre uma resposta última, ela sempre é refutada, ou por si mesma, ou pela filosofia.A filosofia não é uma ciência, absolutamente, embora muitos tenham tentado atribuir à ela a objetividade de uma ciência da natureza, isso não foi possível, pois nenhum cálculo responde o que é liberdade, nenhuma experimentação resolve o problema da ética, nenhuma máquina comprova a existência do mundo exterior, nenhuma inferência lógica evidencia o grau de conhecimento do ser humano. Mas ambos, o cientista e o filósofo procuram por respostas, só que as respostas para as perguntas filosóficas são mais difíceis de encontrar, por que elas são céticas, elas não supõem uma realidade indubitável, elas questionam a própria realidade. O filósofo não vai para o laboratório (ou até pode ir por curiosidade) fazer experimentos genéticos, ou causar choque entre partículas, mas toma estes elementos e faz questionamentos que procuram um alcance maior do que a mera experimentação.Abraços

    #81319
    jota erre
    Membro

    A explicação do sr Miguel Duclós está correta.

    #81320
    Z
    Membro

    Filosofia é uma disciplina humana. Não é certamente uma ciência natural mas há quem a classifique de ciência humana.No caso de ciência humana, embora da mesma classe, será sem dúvida muito mais abrangente que psicologia, psiquiatria, sociologia, história, linguística, antropologia, geografia e economia.Wikipédia:Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - amor, amizade + sophia - sabedoria) modernamente é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias (ou visões de mundo) em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Originou-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações comumente aceitas sobre a sua própria realidade. As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Estas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das idéias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto na ampliação, quanto no questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências".Podemos resumir que a flilosofia consiste no estudo das caracteristica mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente( pensar), matéria(o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão(lógica), demostração e verdade. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Epistemo" significa " ter Ciência" "logia" significa Estudo.Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncias_humanas"Penso que isto diz muito, mas acabamos por não perceber bem o porquê lógico de não se poder considerar filosofia como uma ciência.  :-Cumps.

    #81321
    jota erre
    Membro

    Ok, vamos definir algumas diferenças Ciência x Filosofia:1 - Método.O método científico é o hipotético-dedutivo (Popper).A Filosofia tem vário métodos, sendo a dialética o principal.2 - Conhecimento.O conhecimento científico se baseia no empírico, se utilizando da experimentação e da observação.O conhecimento filosófico se baseia puramente na razão, não precisando ser posto à prova materialmente.3 - Demais.A Ciência tenta explicar como é o mundo.A Filosofia tenta explicar o que é o mundo.Estas são apenas as diferenças mais fundamentais.

    #81322
    erick
    Membro

    conhecer a verdade é mais importante ou é discutir como se chegar a ela?e afilosofia ou a ciência podem chegar À mesma verdade por caminhos diferentes?

    #81323
    Morpheusceci
    Membro

    Acredito que não. Filosofia é uma racionalidade in.consciente. Ciência é empirismo sujeito ou não a Filosofia. Têm o mesmo objetivo mas, podem seguir caminhos diferentes e daí, se complementarem por respostas inéditas às suas indagações.

Visualizando 9 posts - 1 até 9 (de 9 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.