Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A filosofia é útil para a sociedade? › A "filosofia" mais revolucionária de todos os tempos!
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
23/06/2004 às 2:26 #70140Miguel (admin)Mestre
Amar o bem, odiar o mal.
23/06/2004 às 2:53 #78435Miguel (admin)Mestrehahahaha… Muito boa.
O que seria o bem e o mal pra você?
Como saber se o que estamos amando é de fato o bem e não o mal???23/06/2004 às 10:15 #78436Miguel (admin)MestreEu acredito que essa capacidade está em todos. É uma visão espiritual, da mesma forma que com os olhos você identifica a luz e a treva, com esses “olhos” da alma você também é capaz de visualizar o bem o e mal.
23/06/2004 às 10:44 #78437Miguel (admin)MestreÉ claro que enquanto houver treva(ignorância) no ser humano, e ela sempre existirá no ser humano, ele será capaz de confundir o absoluto com o relativo. É o caso dos gnósticos que viam a carne como inerentemente má. Nesse caso nós precisamos jogar uma pouco de luz (inteligência) sobre essa teoria para ver o que realmente ela é, e aí nós vamos entender que a carne realmente era má para eles pois eles sentiam suas almas fracas, e a alma fraca é sempre escravizada pela carne. Daí nós entendemos a relatividade da questão, entendendo que a teoria absoluta na verdade diz que o mal está na fraqueza da alma. Bastava que eles utilizassem suas próprias inteligências para entenderem isso, mas aí nós teríamos que discutir um outro mal que havia neles que eles não reconheciam que era o orgulho.
23/06/2004 às 16:02 #78438Miguel (admin)MestreEntão quem não possui o conhecimento é mal por natureza??? Esse pensamento é muito intelectualista.Ninguém possui o conhecimento de todas as coisas. E em todas elas, existe um ” bem” e um “mal”. Se somos leigos em um assunto, como destinguir o bem e o mal?
Kant afirma que em qualquer situação a conduta de uma pessoa é boa quando ela pratica uma ação boa porque ela deve ser boa. Todos somos guiados pela razão.
A razão não é qualidade atribuída apenas aos inteligentes, mas sim a todos os seres racionais
Abrangendo mais o quetão, devido a singularidade do homem, como saberemos que o que estamos fazendo não é bom somente para nós e ruim para uma outra pessoa?23/06/2004 às 19:12 #78439Miguel (admin)MestreCom certeza a falta de conhecimento seria um “mal” do qual somente Deus estaria livre. E como eu disse, nós morreremos ignorantes, não há como conhecermos todas as coisas.
O que eu disse foi que a falta de um conhecimento específico pode conduzir o ser humano a acreditar em verdades relativas como absolutas. Que conhecimento seria esse? O próprio pensamento de que o que é bom ou mau aos seus olhos, pode não ser bom ou mau em absoluto, de forma que você possa proclamar isso é bom ou isso é mau, antes de pensar dez vezes. Se os gnósticos possuíssem esse conhecimento, certamente não teriam falado a besteira que falaram com tanta convicção.
“como saberemos que o que estamos fazendo não é bom somente para nós e ruim para uma outra pessoa?”
Não entendi a sua pergunta. Parece uma negação de que o absoluto possa ser conhecido. Seria isso?
Você fica sabendo que um ladrão irá roubar a sua casa. Então você instala cerca elétrica. Quando o ladrão vem seu plano é frustrado e ele fica de mãos vazias.
Será que o ladrão não sabia que o que ele iria fazer era bom somente para ele e ruim para você?
E você? Por que instalou a cerca elétrica? Ah com certeza o que você fez foi bom para você e ruim para o ladrão.
Como você sabe se você está sendo bom? Se você está perturbando os maus, então você está no caminho certo.
Nunca haverá comunhão entre luz e trevas, entre bons e maus.
Com quem você está? Com a polícia ou com os traficantes?
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.