Início › Fóruns › Questões do mundo atual › Movimentos Sociais, Populares e Cívicos › A Insustentável Leveza do Ensino Superior Público
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
12/03/2003 às 1:07 #70064gallagherMembro
86% dos alunos das faculdades públicas têm condições de pagarem pelo ensino.
Conclusão óbvia: Quando você oferece a melhor universidade, às custas do povo, para quem já tem mais dinheiro, você está ajudando a concentrar ainda mais a renda nesse país.
Eu sei que propor o fim da universidade pública seria um desejo, no momento, utópico demais (a meu ver a melhor solução), porém se faz mister que pelo menos, esses pequenos burgueses (como diriam alguns companheiros do fórum), paguem o que estão tomando do povo.
09/10/2003 às 16:38 #77678Miguel (admin)MestreCaro Gallagher
Sou democraticamente contra as suas observações.
Se existe nas universidades públicas um grande contigente de alunos que´possuem um poder aquisitivo suficiente para pagerem cursos particulares, é por que não são dadas as condições educacionais e econômicas necessárias para o aluno de classe economicamente desfavorecida galgar uma vaga na faculdade e assim mudarem estes números e para isto basta os governantes investirem, mas investirem mesmo, nos ensinos médio e secundário ou então, com uma medida rápida,e provisória, até as devidas melhorias, estabelecerem uma cota mínima para os alunos oriundos das escolas públicas ocuparem nas universidade públicas
E quando vc oferece universidades com qualidades vc está ajudando a construir um conhecimento com baixo custo, pois comprar tecnologias estrangeiras sai bem mais caro
E a respeito da idéia de “propor o fim das universidades públicas”, nem é preciso comentar! Para quem reclama da concentração de renda! O que seria esta medida senão previlegiar quem tem dinheiro??
Existem muito mais do que 14% de estudantes públicos impossibilitados de pagarem pelos seus estudos, e estes enxergam na educação a única forma de poderem conseguir um padrão de vida melhor.
Apesar deste desejo de ascenção social ser mais um tentáculo superestrutural da ideologia capitalista, acredito que acabarem com as Univ Públicas seria eliminar uma via para muitos estudantes de entrarem em contato com um conhecimento novo, mesmo que de certa forma este conhecimento seja selecionado.* 105 TORRE NORTE foi retirado da obra : Um Conto de duas Cidades(Charles Dickens) e refere-se a localização e denominação de um prisioneiro da Bastilha destruída pela Revolução.
09/10/2003 às 17:19 #77679Miguel (admin)MestreViva!! Finalmente, aparece ,alguém, aqui neste Forum, que não é “direitoso” ou “proto-facistóide”. O Torre Norte, vem reforçar o time dos progressistas, deste forum. Isto é importante, uma vez que nestes tempos , ditos pos-modernos, a direita não se assume como tal,até, mesmo, porque, os totalitarismos estão fora de moda. Mas esta proto-direita, mostra a sua face ao ser contra as cotas para minorias, as universidades públicas e outras questões.
03/05/2007 às 18:02 #77680John EinsteinMembroOlha pessoal, a universidade pública é na prática para os mais ricos (não generalizando), pois qual é o pobre- em idade adulta- que não tem que trabalhar? Pensem comigo se trabalha noi mínimo 8 horas diárias chega cansado em casa, isso se não tem de fazer hora extra. Vai estudar em casa nos livros que não tem ou ainda está pagando, com muito suor tirando muito de sua renda para pagar alimentação, luz, um pouco de lazer, etc… Já os ricos que quiserem tem tempo para estudar, nem precisam pagar cursos pré vestibulares, pois a própria escola particular própria para ricos os preparou muito bem. Façam as contas: Pobre - trabalha bastante - pouco tempo de lazer (fundamental para o ser humano) - se prepara de modo insuficiente. Rico - não precisa trabalhar-trabalha se quer-tem tempo para estudar- se quiser faz um pré vestibular dos melhores- tem tempo e dinheiro.Agora para as escolas superiores pagas, o governo tem o auxílio do artº 170, muito bom, e até que enfim. Porém tem as suas falhas no primeiro mês do semestre é necessário o pagamento integral, somete fica isento de pagar o seu percentual concedido, a partir do 2º mês.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.