A Lei Natural e o Apriorismo das Leis Morais.

Início Fóruns Pedidos de ajuda A Lei Natural e o Apriorismo das Leis Morais.

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #69958

    Segundo Santo Tomás de Aquino e segundo Kant, tanto a Lei Natural quanto a Lei Moral, indepedente das relações existentes entre elas, estão postas no/ao Homem sob uma única condiçõa que é a razão. O que você pensa disto?

    #75973

    A Lei Natural engloba os instintos e a Lei Moral os preceitos. Representando a primeira lei pelo Id freudiano e a segunda pelo Superego, temos no meio disto tudo o Ego. Considerando que o Ego nada possui de original, a razão virá de alguma fonte não original. Assim, qual seria a validade desta razão?

    #75974

    Essa foi uma boa questão.

    Só que tem um problema: O ID não subsiste sózinho, então não pode ser considerado lei natural…

    #75975

    No começo, a vida do indivíduo está completamente nas mãos da função materna. Penso que não seja uma fase tão boa assim, caso contrário ninguém iria querer sair dela. Seríamos bebezões para sempre!

    Então há mesmo alguma coisa falha nesse negócio de o ID ser a lei natural. Talvez, porque ele demande um objeto que está sempre além de seu desejo: um desejo de não desejar!

    O mais sinistro é que, talvez, a vontade de potência de Nietzsche seja tão somente a face idealizada da pulsão de morte freudiana…

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.