A liberdade e a mídia

Início Fóruns Pedidos de ajuda A liberdade e a mídia

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70775

    [html]

    Ednéia Angélica

    Newbie
    *

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 1


    Ver Perfil

    « em: Dezembro 29, 2007, 08:58:51 »


    Apesar de não ser especialista em Filosofia, interesso-me enormemente por alguns problemas, ditos, filosóficos. Quando penso, por exemplo, na liberdade humana palavras como autodeterminação, independência, autonomia, arbítrio, etc. vêm a minha mente. Palavras essas que, a meu ver, encerram as idéias responsáveis pelo sentido da existência humana. Na vida cotidiana, todavia, sinto que essas idéias são sufocadas por um círculo de convenções sociais, preconceitos, idéias padronizadas encerradas em frases feitas que aprisiona como um círculo de giz aprisiona um peru. Idéias diferentes, escolhas diferentes incomodam e colocam aquele que destoa à margem da vida social.Como, então, pensar a liberdade diante de um imaginário coletivo que, no Brasil, se forma predominantemente sob a influência da mídia televisiva?Essa é a questão na qual eu gostaria que vocês me ajudassem, enviando comentários, sugerindo textos, etc.


    Registrado

    [/html]

    #85601

    [html]

    Ed junior

    Full Member
    ***

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 152


    "Hypothesis non fingo"


    Ver Perfil

    « Responder #1 em: Janeiro 02, 2008, 12:12:27 »


    Olá, Ednéia Angélica ,O que vc entende por liberdade?Por que a mídia televisiva é impeditiva à liberdade?Abs.


    Registrado


    "A noite encobria a natureza e suas leis. Deus disse: FAÇA-SE NEWTON! E tudo foi luz..." - Alexander Pope

    [/html]

    #85602

    [html]

    willian

    Newbie
    *

    Deslogado Deslogado

    Mensagens: 2


    Ver Perfil

    « Responder #2 em: Março 21, 2008, 01:28:32 »


    Num país como o nosso na qual recebemos um trágico legado do alcoolismo desde o Romantismo, quando os poetas morriam tuberculosos em plena boemia, tem-se ainda atualmente um forte agente convidativo:  A TELEVISÃO. Hoje, passa-se mais propagandas de bebida alcoolica na TV, do que de medicamentos, refrigerantes, ou até mesmo de automóveis. E o Pior: a bebida alcoólica é idealizada como solucionária, algo satisfatório à uma pessoa de baixa auto-estima, infeliz, não realizada. Mostra no decorrer de uma propaganda, atores felizes, realizados, e só no final, mostram quase que ironicamente, aquela frase minúscula, quase imperceptível: BEBA COM MODERAÇÃO'', tornado isso apenas um fundo, algo secundário à versão que induz a felicidade do telespectador.Mas a realidade é outra: O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além do mais, ela também possui um papel preponderante apelativo por ser acessível a todas as classes sociais. Ela incita os jovens mas não aletam-os dos perigos. O que de fato pode reduzir o número de jovens alcoólatras, seria a atuação dos pais apontando tais perigos, uma vez que não é feito pela própria autora. Pelo contrário, ela mostra apenas os pontos positivos - como se existissem -, e deixa de lado os aspectos negativos -que é a realidade de extrema importância. Sem a atuação a atuação dos pais, muitos jovens passam a acreditar em uma mentira, algo irreal, e começam a beber fora de ''via-regra''. Dá-se assim, um futuro alcoólatra.Por: Willian Pecin Jacomacci. 15 anos, estudante.


    Registrado

    [/html]

    #85603
    oilua
    Membro

    Acredito que a liberdade está presa a midia, pois as pessoas hj em dia são manipuladas pelas coisas que aparecem na tv e julgam quem faz diferente, isso tras o preconceito e prende as pessoas em mesmos pensamentos e fazem elas não aceitarem pensamentos diferentes.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.