A linguagem se refere a um mundo material?

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Wittgenstein A linguagem se refere a um mundo material?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70703

    Para o 1º Wittgenstein, o isomorfismo é a relação peculiar entre o mundo e a linguagem. Mas o mundo referido por esta linguagem é lógico ou material? (Consultar Tractatus-Logico-Philosophicus)(Tópico iniciado a pedido do Ed Junior)

    #85215
    jota erre
    Membro

    Olá a todos,Continuando:Se tal mundo é lógico, como podemos expressar o mundo material?Se é material, como podemos expressar o mundo lógico?(apenas uma provocação...)(Temo que Wittgenstein seja pouquíssimo estudado...)

    #85216
    jhlm
    Membro

    O ponto é que temos de estudar por partes o Tractatus. Os aforismos que vão de 1 à 2.063 falam de uma ontologia.Ao falarem de uma ontologia a intenção dele é que a linguagem toque o mundo real, ou melhor, material. Até porque os fatos são tudo o que é o caso; e estes fatos são os estados de coisas que se atualizam.Pensem nestes pontos para continuarmos a discussão. Bacana!

    #85217
    Brasil
    Membro

    Olá amigosO que diferencia o mundo material do mundo lógico?

    #85218
    jota erre
    Membro

    Olá Brasil,Wittgenstein compreende o mundo material como a realidade palpável, empírica: exatamente o que a expressão parece dizer.O mundo lógico seria o mundo do pensamento, interior ao sujeito, alheio ao todo elemento empírico.Ainda não tive tempo de rever o Tractatus, como propôs nosso amigo jhlm, mas com certeza vou fazê-lo.Abs.

    #85219
    jota erre
    Membro

    Caro jhlm,A dúvida surgiu porque um Professor meu, em sua tese de mestrado, propôs que o mundo apresentado por este Wittgenstein seria o lógico. Fiz um curso com ele todo nesta perspectiva.Mas outra Professora, Doutora em Filosofia da Ciência, afirma que o mundo referido é material.Não posso seguir cegamente nem um nem a outra, por isso propus esta discussão. Só disse o que disse acima para que saibamos que esta discussão não partiu do nada.Vou considerar de início defensáveis ambas as argumentações, mas analisemo-las.Vc propôs que se revisasse algumas proposições do TLP, e eu proponho que consideremo-las uma a uma:1. O mundo é tudo o que é o caso.2. O que é o caso, o fato, é a existência de estados de coisas.3. A figuração lógica dos fatos é o pensamento.4. O pensamento é a proposição com sentido.5. A proposição é uma funçaõ de verdae das proposições elementares.6. A forma geral da função de verdade é {p,E,N (E)]. isso é a forma geral da proposição.7. Sobre aquilo que não se pode falar, deve-se calar.Acredito sua idéia pode ser combatida pela expressão 1.13:"Os fatos no espaço lógico são o mundo".E...?

    #85220
    jhlm
    Membro

    Vamos por parte, espero que continuemos esta tematica (o teclado esta desconfigurado). O espaco logico diverge do mundo. O mundo e a totalidade dos fatos, ou seja, os estados de coisas que ocorrem de fato. Isto por que os estados de coisas sao possibilidades de fatos, logo a linguagem descreve estados de coisas. O espaco logico sao todos os estados de coisas, os existentes e os nao existentes (embora subsistentes). Continuemos, por favor!

    #85214
    jota erre
    Membro

    Olá, jhlm,Gostaria de pedir que não levemos em consideração as definições de senso comum dos termos utilizados por Ludwig Wittgenstein (L.W.).Também, gostaria de pedir que cada afirmação que fizéssemos seja fundamentada, no mínimo, por um aforismo respectivo do Tractatus Logico-Philosophicus (TLP).Outrossim, queria deixar estipuladas algumas definições.1.1 O mundo é a totalidade dos fatos, não das coisas.2. O que é o caso, o fato, é a existência de estados de coisas.2.01. O estado de coisas é uma ligação de objetos (coisas)2.02. O objeto é simples.2.12. A figuração é um modelo da realidade.2.1512. Ela [a figuração] é como uma régua aposta à realidade.Assim, o mundo é composto de fatos, que são compostos de estados de coisas, que são compostos de objetos simples. E tudo é representado pela figuração, num processo de isomorfia.Sugiro que partamos do aforismo 1: O mundo é tudo o que é o caso.O que isto quer dizer? O que as ramificações da expressão explicam? O que é o caso? É algo material?Abs.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.