Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Morte › A Morte em Fedon
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
08/06/2006 às 15:03 #70488jgsaMembro
Olá,Gostaria de saber se vocês já leram, Fedon de Platão. Lá há muitas coisas interessantes a respeito da morte, principalmente se tratando de como um filósofo deve encarar a morte.Abraço.
08/06/2006 às 15:11 #82797FlagMembroO pouco que sei sobre esse livro, parece que fala sobre uma teoria em que Platão diz que a alma é eterna, e que nós já todos tivemos muitas reecarnações.
25/09/2006 às 0:23 #82798Rodrigo-SocráticoMembroOlá. Meu nome é Rodrigo e eu faço parte do Projeto Filosofia na Juventude. Eu já li o diálogo Fédon e posso afirmar que a alma é imortal. Platão deixa isso bem claro através de muitos de seus diálogos, incluindo nos diálogos de A República Livro VII e Livro X, Fédon, Fedro, entre outros. A alma sendo imortal, já contemplou todas as coisas, tanto na Terra como no Hades. Através dessa concepção que Platão nos deixou, chego a humilde conclusão de que a morte não existe. A única coisa que morre é o corpo, e o corpo é um objeto sensível. Qualquer dúvida, favor entrar em contato comigo.
08/05/2007 às 13:45 #82799jvictorrMembroOlá. Meu nome é Rodrigo e eu faço parte do Projeto Filosofia na Juventude. Eu já li o diálogo Fédon e posso afirmar que a alma é imortal. Platão deixa isso bem claro através de muitos de seus diálogos, incluindo nos diálogos de A República Livro VII e Livro X, Fédon, Fedro, entre outros. A alma sendo imortal, já contemplou todas as coisas, tanto na Terra como no Hades. Através dessa concepção que Platão nos deixou, chego a humilde conclusão de que a morte não existe. A única coisa que morre é o corpo, e o corpo é um objeto sensível. Qualquer dúvida, favor entrar em contato comigo.
Não diria que ja contemplou todas as coisas, fica expresso no dialogo proposto que a alma é imortal e renasce da morte como o que era pequeno se trona grande lógicamente no processo de crescer, entretanto afirma-se que neste processo tem-se o aprender, e isso são entre os varios viveres tanto na vida quanto na morte.
08/05/2007 às 18:00 #82800jota erreMembroOlá a todos,Só para acrescentar alguma coisa, posto o seguinte:Para Platão, o filósofo deveria passar a vida inteira se preparando para a morte, que seria um momento sublime em que haveria o desgarramento deste mundo sensível das imperfeições, das sombras.Enquanto alma, o indivíduo (que é alma), vagaria ao redor da terra para, em dado momento, voltar a terra em um corpo consoante a seu estado de espírito. Se ele foi desprezível neste mundo, voltará numa forma desprezível, como um rato ou um urubu. Se estiver em alto nível de desenvolvimento, poderá voltar como ser humano.Esta idéia (teoria da transmigração da alma) está intrinsecamene ligada à teoria das reminiscências, qeu explica que o indivíduo não aprende, mas, apenas relembra o conhecimento que tivera no passado.O texto Fédon é bastante rico, talvez eu possa contribuir com mais depois...ok...
09/05/2007 às 1:25 #82801ZMembroEste tópico devia ser movido para a secção de filósofos, ficando aqui o atalho. Não fará sentido?
10/05/2007 às 14:17 #82802DämmerungMembro(…) o indivíduo não aprende, mas apenas relembra o conhecimento que tivera no passado. Ed junior
Apenas me pergunto: se o indivíduo não aprende e relembra todo o conhecimento do passado, como se dá a aquisição desse dito conhecimento "transcendental", vez que não há aprendizado?Se, acaso, for um acúmulo de experiências, não seria uma suposta aprendizagem - ao menos em um primeiro ponto (início) da evolução da alma?Abraço a todos!
11/05/2007 às 15:29 #82803jvictorrMembro(...) o indivíduo não aprende, mas apenas relembra o conhecimento que tivera no passado. Ed junior
Apenas me pergunto: se o indivíduo não aprende e relembra todo o conhecimento do passado, como se dá a aquisição desse dito conhecimento "transcendental", vez que não há aprendizado?Se, acaso, for um acúmulo de experiências, não seria uma suposta aprendizagem - ao menos em um primeiro ponto (início) da evolução da alma?Abraço a todos!
Lógicamente seria uma suposta aprendizagem, e tornaria uma real reaprendizagem, tornando-se um ciclo inutil e estavel de conhecimento. Entretanto ao meu ver não é bem isso que platão ou Sócrates definiram.A alma por imortal tende-se a vencer os desejos e a matéria que temporariamente a constitui, adquirindo com isso novos conhecimentos e utilizando dos anteriores como alicerce para a constituição de um novo todo.E quanto a alma reencarnar em animais segundo seu grau de pureza nós humanos sempre levamos a palavra pela palavra o que é uma pena.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.