A questão do Mal

• Este tópico está vazio.
Visualizando 11 posts - 16 até 26 (de 26 do total)
  • Autor

Eu não sei o nome do artista. Geralmente, muitos sites copiam as mesmas imagens uns dos outros e a autoria se perde…

…mal de internet

Concordo com a Isabella. Assim como Deus, o Bem e o Mal nao existem senao o Homem! Nao existe a materialização do Mal. Uma coisa pode ser do Bem para um e do Mal para outro, mas sem as pessoas para incutir tal ideia, a coisa apenas`É, nem Bem nem Mal. Nao podemos cair no erro de achar que existe um Deus protetor do Bem contra o Mal, porque o Mal é o contraponto do Bem, criados ambos pela mente humana! Destarte, dizer que Deus nao existe apenas por discordar da definição de Deusa dada atraves dos tempos é bobagem, pois é apenas uma palavra para designar o todo, inclusive a criatura (homem). Deus nada mais é que tudo (ou seja, o nada), inclusive as atitudes boas e mas das pessoas, seus pensamentos, sua negação, liberdade ou não etc. Observe que Deus é apenas uma denominação, nao possuindo uma aurea de sagrado e intocavel aos que nao oram, ou nao pedem (Deus punitivo e discriminador), nem defensor do Bem contra o Mal, pois se nao houvesse o Bem nao haveria o Mal (se nao houvesse o homem nao haveria nem um nem outro. Pra que? Diversao no inferno?) Para mim, portanto, o Mal nao passa de criação humana,com sua eterna mania de explicar o inexplicavel atraves de absurdos como o Deus punitivo e carrasco das religioes, e de classificar dissabores como Mal e alegrias como Bem!! Existe o todo, o tudo, Deus (como queiram). O que equivale a dizer que existe o nada, o sonho atemporal!!!

Minha modesta opiniao, que aceita opinioes em contrario humildemente!

Diga-se, porem, que apenas no pensar em Deus, ele ja existe da maneira que o imaginamos, ate os que nao acreditam, ou nao estariamos aqui discutindo tudo isto. Isso, obviamente para aqueles, como eu, que acredita que a verdade da mentel é a unica verdade real, livre! A verdade é aquilo que acreditamos e criamos, sem interferencia exterior! Deus nao existiria apenas se ninguem pensasse nele, apesar de que por mais que se acredite nao se faz uma imagem definida dele (mesmo pq essa imagem nao existe).

Se Deus criou seus filhos… por que os criou para desobedecê-lo?
    Perguntinha safada essa que me atormenta muito…
    alguém quer inteirar mais sobre isto comigo no site: http://www.phenix.worldfreeweb.com
    ou htpp://khareis.t35.com

Se realmente quisesse que não houvesse desobediência alguma, não nos teria dado livre arbítrio. Isto é uma verdade…

Eu creio!!!!
    Membro

???Poxa, voces quase me conveceramque Deus é imperfeito, inexistente,injusto, invejoso,mal intensionado, quase tudo que é atribuição humana. Acho que estou diante de deuses!!!! O mal existe, resultado de mentes como a de voces. Não reconhecem os atributos de Deus, se perdem em suas filosofias(vâs) e o resultado não poderia ser outro.Permitam-me um texto bíblico e paulino:”Porque as suas coisas invisíveis,desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua dinvindade,se entendem, e CLARAMENTE se VÊEM pelas coisas que estão criadas, para que ELES fiquem inescusáveis; portanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus DISCURSOS se desvaneceram, e o seu coração INSENSATO se obscureceu. Dizendo-se sábios fizeram-se loucos.E, como eles não se importam de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;sendo murmuradores, detratores,aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e ás mães;náscios, infieis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia… Cansei de filosofar.

telos
    Membro

Deus permite a existência do mal em vista de salvaguardar um bem maior que é o livre-arbítrio. imaginem-se sendo escravos que possuem o minimamente bom, e lhes asseguro que não ficarão felizes com a idéia.o mal está dentro de cada um de nós, antes de responsabilizarem Deus, cuidem de suas mais graves faltas sendo jlgados por sua consciência.

Liana
    Membro

O mal existe?Só não sente, não vê, quem não quer.Um professor ateu desafiou seus alunos com a seguinte pergunta:- Deus fez tudo que existe?Um estudante respondeu corajosamente:- Sim, fez!- Mas, Deus fez tudo mesmo?- SIM, professor - respondeu o jovem.O professor replicou:- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, econsiderando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.Outro estudante levantou sua mão e disse:- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?- Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.O jovem ficou de pé e perguntou:- Professor, o frio existe?- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?O rapaz respondeu:- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes,incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. E a escuridão, existe?continuou o estudante.O professor respondeu:- Mas é claro que sim.O estudante respondeu:- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seusdiferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas eilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:- Diga, professor, o mal existe?Ele respondeu:- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.Então o estudante respondeu:- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homemcriou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal.Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resultade que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

Savante
    Membro

O mal existe?Só não sente, não vê, quem não quer.Um professor ateu desafiou seus alunos com a seguinte pergunta:- Deus fez tudo que existe?Um estudante respondeu corajosamente:- Sim, fez!- Mas, Deus fez tudo mesmo?- SIM, professor - respondeu o jovem.O professor replicou:- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, econsiderando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.Outro estudante levantou sua mão e disse:- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?- Sem dúvida, respondeu-lhe o professor.O jovem ficou de pé e perguntou:- Professor, o frio existe?- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?O rapaz respondeu:- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes,incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. E a escuridão, existe?continuou o estudante.O professor respondeu:- Mas é claro que sim.O estudante respondeu:- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seusdiferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas eilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:- Diga, professor, o mal existe?Ele respondeu:- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.Então o estudante respondeu:- O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homemcriou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal.Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resultade que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

Muito mal feito neste mundo foi feito por pessoas que supostamente tinham deus no coração, convem não esquecer isso...

Brasil
    Membro

Se realmente quisesse que não houvesse desobediência alguma, não nos teria dado livre arbítrio. Isto é uma verdade...

Nos deu livre arbítrio, nos deu consciência e nos deu os dez mandamentos, ou seja, nos disse o que a nossa consciência deveria ter como parâmetros.Eu mencionei os dez mandamentos, mas pode-se entender também os mandamentos da Torá, os mandamentos do Alcorão, etc.Existem assassinos cruéis que temem a Deus, fazem promessa, etc. E existem ateus que são incapazes de fazer mal a quem quer que seja. Tudo é uma questão de usar o livre arbítrio com a consciência.É o que eu acho.

Liana
    Membro

Se mesmo estando o bem no coração do homem ele faz o mal é porque o homem além de livre que ser independente. É bom entendermos que o livre arbítrio não nos torna independentes de Deus. Somente essa relação de dependência leva o homem à perfeição.

Visualizando 11 posts - 16 até 26 (de 26 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.