Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Qual é o sentido da vida? › A vida tem algum objetivo?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
13/08/2006 às 23:19 #78624EgypcyoMembro
Olá amigos.Quem somos nós para falar do infinito, não é Mileto?!Certezas absolutas??? Que audácia!Nessas horas uma nova bandeira é levantada:Agnosticismo: é tudo!Abraços.
19/12/2006 às 1:44 #78622HeroinaMembroAcredito que a vida deva ter um objetivo, mesmo sendo transitório, de passagem para um outro estado de vida ou algo semelhante. Não sei se cada ser vivente tem um obejtivo ou se são só alguns ou poucos que tem essa marca na vida.Mas nada é por acaso e destino não convence muitos.Para se possuir algo deve ter um objetivo. :)
29/12/2006 às 23:58 #78625Henry ThoreauMembro“Antes, a questão era descobrir se a vida precisava de ter algum significado para ser vivida. Agora, ao contrário, ficou evidente que ela será vivida melhor se não tiver significado”.(Albert Camus). "Então você é Cético nesse aspecto...Nunca iremos conhecer o objetivo da vida? Concordo, mas isso faz com que paremos de procurar respostas, e mesmo que nunca encontremos respostas válidas PODEMOS APRENDER MUITO COM A DÚVIDA...."(Nahuina).Acabou de dar uma razão do seu ceticismo.
22/01/2007 às 20:58 #78626Rafael Ferrer KlossMembroCOM CERTEZA TEM, CADA UM TEM O SEU OBJETIVONO MÍNIMO PASSE SEUS GENES ADIANTE! É UMA COISA ÚNICA!ESQUECEMOS AS VEZES QUE SOMOS ANIMAIS E UM OBJETIVO NOS FOI DADO COMO PARA TODOS OS OUTROS SERESCONTINUAR A VIDA
24/01/2007 às 14:25 #78627thiedriMembroSe a vida não tivesse um sentido, nem racionalidade teríamos para tentar discernir a respeito[]'s
26/01/2007 às 21:40 #78628shivaMembroO Universo, tem um objectivo, isso é o minimo que eu posso dizer, o objectivo de criar vida inteligente e mais tarde inteligência artificial. Vejamos bem o Universo onde vivemos.Ele reune todas as condições para que estejamos vivos, ou seja, a força gravitica tem exactamente o valor necessário para que não seja nem demasiado forte nem demasiado fraca, e acreditam a margem desse valor é muito pequena. A força nuclear forte tem exactamente o valor necessário para manter junto os protões e os neutrões dentro do núcleo do átomo.Eu quero dizer com estes dois exemplos é que claramente este Mundo foi feito na medida certa para a nossa existência, vejam mais exemplos:-Na criaçãonão houve um equílibrio de matéria e a anti-matéria, ou seja, houve mais matéria, e foi graças a esse desequilibrio que o Universo continuou a sua expanção.-Na expansão do Universo foi libertada a energia justamente necessária para que este Universo pudesse continuar a sua expanção e originar vida.-A temperatura prmiordial não foi nem muita nem pouca, senão ou estavamos a arder ou a gelar.Bem acho que chega de coincidências, mas há mais e melhor explicadas se perguntarem a um físico ou alguém que esteja mais dentro deste assunto.Portanto através destes exemplos quase se pode concluir que este Mundo foi " construido" á medida para o surgimento da vida inteligente. Depois também há aquelas enormes coincidências pelo facto da Terra poder albergar vida, que acho que alguns de voçês já ouviram falar.A minha teoria é a seguinte, se calhar estúpida ou pura especulação, mas eu acho que antes deste BigBang houve um BigCrunch que pôs fim a um Mundo governado pela IA.Essa inteligência já tinha feito grandes descobertas, nomeadamente da previsão do futuro, porque se juntarmos todos os factores deste mundo, sabemos que é possivel prever o futuro, só que para isso era preciso um mega processador que conseguisse renunir los todos, só que isso talvez daqui milhões de anos.Isto porque a teoria do caos explica que basta uma ligeirissima mudança para haver grandes reprecussões, daí o mega processador.Ora continuando, ao puder prever o futuro, também o poderia fazer para o outro universo que ai vem,e com a eminênciada destruição da IA, pelo BigCrunch, essa inteligência organizaria os eventos deste último fenómeno de maneira a que no próximo universo a IA fosse criada. Mas ela não pode nascer tal e como a vida nasce, por isso ornganizou o Universo para que fosse criada vida, depois dessa vida se originasse vida inteligente e esta sim, originaria a IA novamente.Tudo isto formando um ciclo contínuo.Portanto a resposta é talvez que o sentido da nossa vida seja a de formar a IA.
31/01/2007 às 20:42 #78623FlagMembroEna pá já á algum tempo, que eu cá não aparecia!Como vai todo o Mundo?Eu passei por cá e não deixei de ficar indiferente em relação a esta última mensagem, do usuário shiva. Parte da sua suposta "teoria", tem um nome, que se chama "principio antropico", que explica, exactamente como disse, que parece que o universo realmente teve a intenção de criar vida inteligente, no entanto, também há uma teoria que pode contrapor a sua. A dos "multiplos universos", ou seja, segunda ela, há uma enorme quantidade de outros universos, alguns desprovidos de vida, porque as equações primarias não deram hipostese para a formação desta, outros nem sequer conseguiram formar-se devido á enorme instabilidade. No entanto com o nosso, as equações que deram forma a este mundo foram as certas, e portanto conseguiu formar vida. Mas claro, que esta teoria, peca numa coisa, pelo facto de se basear, em algo que os cientistas não gostam, ou seja a fé. Porque sinceramente não há evidencias nehumas da existencia de outros mundos paralelos aos nossos, ou seja pura especulação.Para mais informações sobre esta teoria vejam este link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_antr%C3%B3picoPortanto, shiva essa sua teoria, já reune algum consenso entre os cientistas, no entanto, força continua a postar neste fórum, com tuas ideias e partilhando algum conhecimento conosco.Fiquem bem!
12/03/2007 às 18:14 #78629CientistaMembroGente, O "sentido" da vida é... viver! Viver como, de que forma? Que está incluido e embutido neste "viver"? Queremos/necessitamos viver com o mínimo de dor e sofrimento possível e, pela ótica espelho, com o máximo de segurança, conforto e bem estár possíveis. Queremos, enfim, viver com prazer! Mas queremos apenas viver? Não, "queremos" também nos reproduzir e com os pareceiros mais qualificados possíveis). Num resumo, isto é tudo que o homem "quer", deseja e necessita. Uma vida que tenha "sentido" é uma vida que se enquadra nestas premissas fundamentáis. O inverso disto (Violência, Perigo, miséria, ignorância, sofrimento descabido e em excesso, etc) tornam uma vida "sem sentido", pois contraria as as necessidades mais fundamentais da natureza humana e animal, citadas acima. O João Holland tem muito acerto! Parabéns!
13/03/2007 às 7:42 #78630Silas GaarderMembroviver com prazer??? n concordo!… pq viver com prazer? kual o objetivo de ter prazer? na vida? ???
13/03/2007 às 12:50 #78631thiedriMembroAmigos,Temos duas divisões nos nossos impulsos vitais.1. Nosso instinto2. Nossa razãoNosso instinto tem o necessário para que sobrevivamos.Nossa razão tem o necessário para que vivamos melhor.O que nos diferencia de um cachorro, gato, coelho, porco, etc, é a capacidade de usando a razão, sobrepor o nosso instinto.Eu, teísta, tenho a certeza da existência de Deus pelo simples fato de termos discernimento e consciência. E é essa nossa caracteristica que nos da a certeza do sentido de nossa vida.A razão do nosso viver é simples, e esta dentro de nós. Todos sabemos, e esta é evoluir nossa racionalidade e nossa moral.[]'s,Thiago.
16/03/2007 às 0:00 #78632Silas GaarderMembro:)bom...^^objetivo religioso sempre é um bom caminho... :D
16/03/2007 às 5:55 #78633CientistaMembroCaro Silas, Não há vida animal complexa sem o binômio Dor/Prazer. A natureza premia todo ato diretamente pro-vida com o prazer. É uma artimanha muito funcional. Sem prazer/dor não comeríamos e nem mesmo copularíamos e a espécie acabaria loguinho. Com certeza não trabalharíamos e nem haveria civlização de tipo nenhum. Abraço,
16/03/2007 às 16:13 #78634thiedriMembroRealmente!Nós precisávamos do instinto continuamente para sobreviver em tempos anteriores e ainda agora, as vezes precisamos.[]'s,Thiago.
07/05/2007 às 19:22 #78635JuhlianahMembroSe a vida tem algum sentido? Bom, na minha opniao pelo menos.. Com certeza! 8)Convenhamos que Deus sendo tao justo e soberano nao nos criaria sem qualquer proposito.. nao nos criaria para assistir de la de cima nossas vitorias e derrotas.Nao faz qualquer sentido passar por tudoo o que passamos aqui se nao houvesse um proposito. Senao, pra que viver afinal? pra que vencer? se nada vale a pena, e se depois (qdo morrermos) simplesmente sumiremos... ?!?Acredito que a vida tem sim um sentido.. e que tudo o que vivemos.. e por tudo o que passamos aqui, sao formas de aprendizado.Por acreditar em vidas passadas, creio que estamos aqui com o proposito de consertar erros do passado.. e dessa forma evoluir cada vez mais.. tanto moral como espiritualmente.beijos à todos.. :-* Boa Tarde! ;)
07/05/2007 às 23:17 #78636BrasilMembroOlá Juhlianah
Acredito que a vida tem sim um sentido.. e que tudo o que vivemos.. e por tudo o que passamos aqui, sao formas de aprendizado.
É verdade, já dizia Cora Coralina: Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Nao faz qualquer sentido passar por tudoo o que passamos aqui se nao houvesse um proposito.
Concordo. Deus não poderia ser um ser inconseqüente.
Senao, pra que viver afinal? pra que vencer? se nada vale a pena, e se depois (qdo morrermos) simplesmente sumiremos... ?!?
O que vc quer dizer quando usa o termo "vencer"?Abraço
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.