Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › Você acha que existe um Deus? › Agnosticismo nas religiões
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
19/01/2007 às 2:49 #70598EgypcyoMembro
Henry Louis Mencken, jornalista americano das décadas de 1920 e 30, escreveu algo interessantíssimo sobre esses mistérios engendrados na própria religião.Veja:“Todas as religiões, a fim de escapar do absurdo, têm de incorporar um pouco de agnosticismo em seus programas. Apenas o selvagem, seja o da selva africana ou o de uma tenda evangélica, finge saber exata e completamente a vontade e as intenções de Deus? “Quem sabe o que se passa na mente de Deus?”, perguntou Paulo aos romanos. “Quão inescrutáveis são os seus desígnios e seus caminhos depois de encontrados!” . “É a glória de Deus esconder o que quiser”, disse Salomão. “Nuvens e trevas o cercam”, disse Davi. “Nenhum homem pode descobrir a obra de Deus”, disse o pregador. Donde a diferença entre as religiões é a diferença entre seus conteúdos relativos de agnosticismo. A fé mais satisfatória e extasiante é quase puramente agnóstica. É a que confia absolutamente, sem professar saber absolutamente nada.”H. L. Mencken, 1918...Eu fico me perguntando:Como pode o homem amar o desconhecido, adorar o inconcebível?!O “pouco” que essas crenças AFIRMAM é resultado da ignorância e/ou paixão do ser humano???O que me dizem?!Um abraço. ;)
19/01/2007 às 16:37 #84180thiedriMembroComo pode o homem amar o desconhecido, adorar o inconcebível?!
Isso eu acho ser coisa de pessoas que precisam de algo que tome conta delas e responda por elas, pessoas que ainda não tem consciência de que seus atos tem responsabilidades. Elas precisam de um ombro para deitar e chorar, um consolador.
20/01/2007 às 19:52 #84181cristianoMembro“Ora,a fe eh a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que nao vemos.”Hb11.1Como experimentar das coisas invisiveis,quando a fe nao eh exercidade?As coisas naturais e espirituais se dicernem espiritualmente,aquele que cre consegue ver o sobrenatural ate mesmo atraves das coisas naturais.Quem cre,exerce sua fe e diz: eu creio para ver,ja o incredulo diz para que se prove tenho primeiramente de ver para crer.
22/01/2007 às 14:36 #84182thiedriMembroQuem cre,exerce sua fe e diz: eu creio para ver,ja o incredulo diz para que se prove tenho primeiramente de ver para crer.
Forma interessante de ver isso, mas creio para ver, poderia ser trocado por: Creio e estudo para conhecer/descobrir :)
16/03/2007 às 22:32 #84183CientistaMembroGente, Gente, "Deus" é uma figura imaginária idealizada e projetiva, depósitária de nossas melhores qualidades e dos poderes que nos ressentimos de não possuir. "DIVINDADE é sinônimo indissociável de PODER. A Base Universal de toda religião é a mesma: Fantasia o homem que se não tem o PODER que almeja e ecessita,algum "outro" deve ter este poder e, justamente por possuí-lo, não pode ser humano como ele mesmo, mas um ser diferenciado, de outra natureza - um "Deus" - alguém por definição acima das limitaçãoes humanas. Imagina também que se adulá-lo, cairá em suas graças e receberá a devida recompensa por sua subserviência, na forma deindulgências e benefícios, os quais se sente incapaz ele mesmo de prover-se." A Hipótese Divina, mal alicerçada no conhecimento científico, não é corroborada por nenhuma instuição de ensino superior minimamente acreditada. Para aqueles que não ouviram o conselho de Pavlov: "Não trateis de cobrir as lacunas do saber com teorias ou hipóteses, pois..." e insistem em levar a sério sua "fé", vale lembrar que: "O que já É não depende de fé e o que depende de fé ainda não É(xiste para o indivíduo em questão)." Em resumo: A religião é o atestado da impotência humana! Seres (humanos) plenipotentes não teriam qualquer razão para inventar e adular seres superpoderosos para deles emprestar poder. Por outro lado, sonhos e projeções onipotentes são puerís, pois a Onipotência não existe em nenhum lugar senão na imaginação humana... Abraçooooo!
19/03/2007 às 13:06 #84184thiedriMembro"DIVINDADE é sinônimo indissociável de PODER.
Claro, senão não seria divindade.Mas por que se preocupar com isso ?
19/03/2007 às 18:22 #84185CientistaMembroThieri, Eu não me preocupo, mas fico meio fulo da vida com a quantidade de gente que vem à um lugar destes usar iniciar assuntos no tema divindades, referindo-se ao mito Deus como se fosse uma realidade objetiva. Isto é uma verdadeira doença mental, um quadrupedismo do qual, infelizmente, levaremos talvea milhares de anos para nos livrarmos. Tento por um pouco de luz racional sobre o assunto, no intuito de fazer minha parte na erradicação deste mal.Abraçoooo!
19/03/2007 às 20:46 #84186thiedriMembroEntão.Cada um que fique com seu deus. vejamos algumas coisas como igreja universal, renascer, etc, que fazem uma lavagem de dinheiro ferrada e ensinam que deus castiga. Esse deus é ilusório, mas serve para deixar muitos fiéis na linha, e dentre eles temos bandidos, traficantes, drogados, alcoólatras, etc.Por isso não podemos, mesmo tendo crentes "chatos" criticar sua religião.Portanto, sem revoltar. Eu ficava bem bravo antes.[]'s,Thiago.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.