Alegoria da Caverna

Início Fóruns Fórum Sobre Filósofos Sócrates e Platão Alegoria da Caverna

• Este tópico está vazio.
Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    jgsa
    Membro

Olá,Uso o tema "Alegoria da Caverna" apenas como um pretexto para levantar uma questão que me intriga muito:Não sei se vocês já perceberam, tudo que devia ser pensado já foi feito pelos gregos. É impressionante! Como já dizia uma professora minha "Na academia nada se faz nada se cria, tudo se copia". Não deixa de ser um exagero mas expressa bem o que eu quero dizer.Peguei a alegoria da caverna porque fico impressionado com as mil e uma utilidades da mesma.Já foram feitos inumeros filmes que fazem alusão a ela, dentre eles Matrix e O Show de Truman.Gostaria que vocês colocassem o que acham (se concordam ou discordam).Abraço

Sócrates apenas descreveu uma sala de cinema.

Olá. Eu sou Rodrigo e faço parte do Projeto Filosofia na Juventude.        Eu concordo com seu ponto de vista. A Alegoria da Caverna tem tudo a ver com o filme Matrix.         Por exemplo: no mito, um homem consegue se soltar das correntes, se curar da sua ignorância e contemplar a luz do dia. No filme, Morfeu mostra a verdade para Neo. Neo descobre que a Matrix é um mundo ilusório, do mesmo modo que Platão diz nos diálogos Mênon, A República Livro VII, Fedro, entre outros. A única diferença é que Platão usa os termos Mundo Inteligível, Mundo Sensível, Teoria das Idéias, em outros.          Qualquer dúvida entre em contato comigo.

sarami
    Membro

OiEu discordo.  acho que socrates descreveu uma realidade um pouco oculta.  há homens dentro e fora da caverna (lembram-se?), nunca saberes.mos se somos os que estão dentro ou fora. apenas sabemos que há algo mais para além de nós.  Mas assim sendo, se formos os de "fora", também nós teremos de estar dentro duma caverna. mas não agrilhoados, soltos, para tentar descubrir o que há lá fora...  jitos 

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.