Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A alma sobrevive sem o corpo? › Animais, têm alma?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
30/01/2006 às 11:27 #75043DhabhuMembro
Exatamente! Por isso que não defendi nenhuma das partes. Onde está o racionalismo em defender outras vidas?
10/03/2006 às 13:21 #75044onaiabMembroNão vejo nenhum sentido em tentar explicar ” em termos puramente racionais “, aquilo que não podemos alcançar com a razão, como por exemplo, porque alguns animais sentem dor. Até concordo, neste aspecto, com a afirmação de que ” ainda não atingimos razão alguma “, tal a nossa incapacidade de lidar com certos questionamentos milenares, para os quais, nem ciência, nem filosofia resolveram coisa alguma.É evidente que existem explicações que satisfazem aos espiritualistas mais esclarecidos, e não a ateus.Qual a diferença entre a 'alma' dos espiritualistas e 'psique' dos psicólogos e psicanalistas ?
10/03/2006 às 17:54 #75045junior.1387Membroo que é alma ? a racionalidade ?alma, espirito, penso que isto não exista. a nossa racionalidade é um puro acaso, morreu já era, vida finita.suponhamos um cachorro, penso que este so aprenda pela força do habito, da repetição, não tem nenhuma racionalidade.
27/03/2006 às 21:11 #75046onaiabMembroExplique, utilizando a sua 'racionalidade', porque ” a nossa racionalidade é um puro acaso, morreu já era, vida finita “. Duvido que você consiga convencer até a si próprio.
16/04/2006 às 4:01 #75047BrasilMembroSempre tive cães e os conheço muito bem. Quando você está com seu cão e algum amigo ameaça lhe agredir para ver a reação do animal, e o cão prontamente parte para o ataque ao agressor em defesa de seu dono. O que provocou essa reação no animal? A racionalidade, a alma, ou o "puro acaso" que o Junior se refere?
24/04/2006 às 3:16 #75048onaiabMembroEu, como espiritualista, respondo como tal. Acredito em acontecimentos casuais, porém nego um acaso que determine ações inteligentes. Ou será que existe um 'acaso inteligente' ?A reação do cão não é puramente instintiva, ele "planejou" a defesa. Logo, há racionalidade.
15/05/2006 às 22:43 #75049VisionMembroEstive pensando, animais tem alma? Muitos dizem que não, mas pera ai, seguindo a lógica como é possivel acreditar que animais não tem alma mas nós temos? Afinal nós somos animais, a única diferença foi que nós evoluímos e hoje temos esse cérebro que consegue se interagir com o meio, nada mais, afinal segundo a história nos primordios da nossa existência nos eramos "burros" também. Então seria correto dizer que animais não tem alma? Por que se animais não tem alma nós também não. Afinal de contas segundo Darwin nós estamos em constante evolução, será que algum dia os animais chegarão a pensar como nós hoje? Teste provam que animais têm sentimentos similares aos nossos, será que na parte emocional eles são iquais a nós? Por que temos que nos acharmos superiores a eles? - "Eu não acho que a vida de um animal seja menos importante que a de um ser humano" Ghandi - Talvés a questão de superioridade do ser humano vale até para nós mesmos, o homem tem um sentimento chamado orgulho, e isso talvés seja a chave da resposta por que o homem quer sempre se mostrar melhor que o outro e se sentir o "rei" do pedaço, e isso vale para os animais também, é lógico o homem quanto o animal tem instintos, e só por que nosso cérebro é mais desenvolvido queremos acharmos que somos superiores a eles, mas afinal quem somo nós? Animais e Humanos, por que existimos? Se existe um céu e um inferno, acho eu que não é só nos humanos que temos a proeza de ir para um dos dois lados, os animais também, bom, qual a opnião de vocês queridos amigos? Ao comer carne somos assasinos ou apenas estamos acabando com um aglomerado de células?
Todos os seres do mundo material possuem apresentação no mundo espiritual, mas nem todos os seres esprituais possuem apresentação no mundo material.Alma é o espirito encorporado. E espirito é o ser sem corpo material.Existem: o principio existencial, o principio ativo e o principio inteligente q se encontram na dimensão espiritual.Um dos fatore que fizeram com q o homem atingisse tal inteligencia foi a caça, pois ele necissitava de novos planos e artefatos para comer carne.Não conheço vegetarianos para saber se eles tem alguma tendencia ao herbivorismos ou se é apenas uma crise existencial.
20/03/2007 às 14:03 #75050thiedriMembroOlá. Eu sou vegetariano e não tenho tendência a nada.Como eu, muitos deixam de comer carne por não achar isso correto.Outros, desde que nascem não aceitam a carne[]'s,Thiago.
22/03/2007 às 13:20 #75051ZMembroUm contributo:Uma das comunidades mais respeitadoras e que mais certeza tinha (e tem) dos espíritos dos animais, são comunidades nativas do Norte da América. Os índios abençoavam cada caça, rezavam após matar um veado, agradeciam as suas refeições etc.Eles matavam intencionalmente um ser vivo, eles eram "assassinos". Contudo, pensam que eles consideravam "errado" matar esses animais??? Nada disso!Eles se lamentavam por perder esse ser, mas consideravam uma honra dada pela natureza. Há que não associar desrespeito com a matança de animais.Certo é que 6 biliões de pessoas não respeitam os animais a 100%. Eu próprio admito que podia respeitá-los mais. Mas tornar-me vegetariano em nome da não matança de animais seria um desrespeito por eles tão ou maior do que comer a sua carne.Não pretendo atingir nenhum vegetariano por causas ambientalistas, os quais respeito integralmente. Contudo, quero evitar que alguns deles hipócritamente venham a este tópico afirmar-se mais respeitadores ou amigos dos animais do que aqueles cuja dieta engloba carne. Isso seria inadmissível e espero que não haja neste tópico.Eu crio alguns animais, adoro-os e custa-me matar uma ave para fazer uma refeição para a família. Custa-me não por achar errado matar um animal para comer mas por a minha consciência considerar desumano qualquer tirar de vida.Eu não sou um perfeito greenpeace, eu mato melgas que me incomodam, mas não me considero inferior a quem não come carne por preconceito. Ou será que essas pessoas olham apra cada passada esperando não pisar um insecto, desviam-se de qualquer folha de relva para não prejudicar o seu estado natural.Sejamos sensatos. Estamos todos neste mundo, temos que interagir com todos os seres.Se se considerar errado matar animais para consumir carne, então temos que exterminar todos os animais carnívoros do planeta pois esses não se tornam vegetarianos. E se assumirmos que os animais não têm opção e nós temos, não podemos esqueçer que os animais que servem de alimento aos outros também são "vítimas inocentes"A natureza tem os seus equilíbrios.Um vegetariano (ambientalista) que não coma carne porque não se sente bem com ele próprio ao comer carne de um animal que foi morto para tal, tudo bem, é de respeitar e aceitar sem qualquer questão. Mas se algum deles aponta o dedo achando-se mais correcto do que quem come carne, por amor... poucas são as hipócrisias piores.Peço que me desculpem o tom agressivo do post, mas a hipócrisia arrogante é algo que me atinge especialmente.Cumps e continuem ;)Ah, em relação ao tópico, garanto que as almas são inerentes aos seres consciêntes, agora o que é que é consciênte... é outra história :P
22/03/2007 às 14:18 #75052thiedriMembroOlá Z,Não digo isso ser o caso de todos os vegetarianos, mas é o meu.Eu acho que como um ser racional, diferente dos animais que são mais instintivos, eu posso escolher o que como.Não acho correta a forma como alguns lugares matam os animais, mas isso não tem a ver c/ a minha opção de vegetarianismo.Eu não como mais carne por não achar que a carne não é um bom alimento para mim, por achar que a carne não foi feita para ser comida por mim, um ser que já consegue ter uma alimentação baseada em frutas, vegetais, etc.Também não considero quem come carne inferior. Este é um credo meu, e quem sou eu para julgar alguém ?Não fiquei ofendido, mas estou comentando só para que fique clara a minha posição, que é a de muitas pessoas também.[]'s,Thiago.
23/03/2007 às 12:53 #75053ZMembroClaro, eu apenas me manifesto contra a hipocrisia e nunca contra as convicções.Aproveito para uma abordagem à realidade da defesa dos animais.Acho mau matar animais para o comércio de peles quando existe tantas outras matérias naturais como o algodão que nos é fornecido pela Natureza de um modo muito menos agressivo. Já a caça por desporto/prazer é um assunto mais constroverso, que devemos ir com calma direcçionaods para um maior respeito pelos animais.Desportos com animais são um assunto igualmente de discussão constante, sendo as lutas entre animais proibidas por grande parte do mundo.Mas um maior atentado ao respeito pelos animais é a invasão de "propriedade" e a poluição.Quanto à integridade e condições de vida dados aos animais alvo de abate apra alimento, ainda existe muito a percorrer pois todos os dias se vê cães estropiados pelos chineses sem qualquer respeito pela sua vida, produtores de galinhas de poucas semanas... o recurso à biogenética para tornar as animais em meros pedaços de alimento rentável.Melhores dias virão :-
23/03/2007 às 13:10 #75054thiedriMembroEsses tipos de coisas realmente são chatas.Eu vi uma vez como tiram peles de chinchilas... da vontade de chorar.Mas vias melhores virão! Tenho certeza disso ![]'s,Thiago.
29/01/2009 às 19:04 #75055AnônimoInativoPrimeiro vamos analisar: Bom usando do que sei somos seres trinos como Deus. Somos compostos de Corpo, Alma e Espírito.Corpo: E a parte constituida de Carne ossos e etc. é nossa parte que abriga inteligência desejos e etc. E um instrumento indispensável do espirito para se comunicar com Deus. Em uma base de comparaçoes o corpo seria como o Aparelho Celular.Alma: É o sopro de Vida dado por Deus no inicio, e graças a ele que estamos vivos, se não o temos então estamos mortos. Em uma base de comparaçoes seria como a Bateria do Aparelho Celular.Espírito: este é muito importante. Ele é a nossa conecção com Deus, atraves deste podemos nos conectar com Deus, falar com ele, e é onde provavelmente se encontra a Fé. Numa base de comparações o espirito seria como o Sinal ou antena do Aparelho Celular.E sertamente não se sabe ainda oque acontece com a alma quando o corpo morre. Alguns disem que a alma morre tambem e so o espirito vai para o ceu ou para o inferno. não se sabe tambem se a alma se funde ao espirito para se tornar um ser duo ou se a alma vira fantasma e por ai vai. Tecnicamente não se sabe realmente o que acontece com a alma apos a morte.Não se sabe se os animais possuem espirito mais que eles tem alma consertesa sim pois do contrário não estariam vivos pois oque foi posto ali em cima tambem vale para eles. E bem tambem ha uma passagem da biblia que diz que os animais tiram uma hora do dia para adorar a Deus isso seria um sinal de Espirito tambem? Bom que alma eles tem tem mais espirito, existem indícios que confirmam mais não é de sertesa pelo menos para mim seria muito legal se eles tambem tivessem Espirito mais isto é com Deus e não comigo.
27/06/2009 às 8:29 #75056ArbitriumMembroPrimeiro vamos analisar: Bom usando do que sei somos seres trinos como Deus. Somos compostos de Corpo, Alma e Espírito.Corpo: E a parte constituida de Carne ossos e etc. é nossa parte que abriga inteligência desejos e etc. E um instrumento indispensável do espirito para se comunicar com Deus. Em uma base de comparaçoes o corpo seria como o Aparelho Celular.Alma: É o sopro de Vida dado por Deus no inicio, e graças a ele que estamos vivos, se não o temos então estamos mortos. Em uma base de comparaçoes seria como a Bateria do Aparelho Celular.Espírito: este é muito importante. Ele é a nossa conecção com Deus, atraves deste podemos nos conectar com Deus, falar com ele, e é onde provavelmente se encontra a Fé. Numa base de comparações o espirito seria como o Sinal ou antena do Aparelho Celular.E sertamente não se sabe ainda oque acontece com a alma quando o corpo morre. Alguns disem que a alma morre tambem e so o espirito vai para o ceu ou para o inferno. não se sabe tambem se a alma se funde ao espirito para se tornar um ser duo ou se a alma vira fantasma e por ai vai. Tecnicamente não se sabe realmente o que acontece com a alma apos a morte.Não se sabe se os animais possuem espirito mais que eles tem alma consertesa sim pois do contrário não estariam vivos pois oque foi posto ali em cima tambem vale para eles. E bem tambem ha uma passagem da biblia que diz que os animais tiram uma hora do dia para adorar a Deus isso seria um sinal de Espirito tambem? Bom que alma eles tem tem mais espirito, existem indícios que confirmam mais não é de sertesa pelo menos para mim seria muito legal se eles tambem tivessem Espirito mais isto é com Deus e não comigo.
A bíblia disse, e de onde ela tirou que os animais tiram uma hora do dia para adorar a Deus?É como Nietzsche disse, ela se resume pelos seus "porquês".A bíblia é a escola das falácias.O que não posso fazer é dizer que "morreu, acabou!", pois não digo o que não posso provar.Mas não poderia haver privilégio somente ao homem, senão outras espécies não teriam significado, caso houvesse um Deus criador.Pois, qual Deus criaria animais apenas para servir de alimentação à "seu semelhante"!?Assim como há o distinção entre o belo e o feio, muitos cometem o mesmo erro ao acharem que homens herdam glória, pondo a vida dos animais na indiferença.Conseguiram ver a convergência analítica da estética para a fé?O que penso é que a vida, em sua forma, eterna, os universos, os sistemas, o Todo, são este em si mesmo, ou seja, somente nós, a vida total; e que não há divindade alguma, sendo a criação fantástica de um Deus apenas a consolação carnal, ao passo que desejamos somente viver.Assim como enterro meu cão, enterro meu pai, minha mãe. Mas nós possuímos ego, e inúmeros fatores inconscientes os quais insistem que devemos viver felizes, em paz, porque as imagens sensíveis de perdas nos são lançadas, e elas não são boas para uma vida completa, e quem gosta de viver sob agonia?A alma é a própria vida em si, nada exterior a ela. A consciência, em harmonia com a respiração, e que almeja a perfeição.Nessa lógica, Deus não pode criar porque uma perfeição é nula, substancialmente. Não tem vontade nem desejo, o contrário da vida.Você e eu somos os mesmos, literalmente, somente separados. Possuimos visão crítica, mas a nossa síntese diverge devido ao fato de termos tido sensações diferentes, termos sido criados em lares diferentes, e tantos outros contribuintes.Não acredito em alma nem espírito, só sei o que pude ver e sentir.A vida eterna é um fator do ego para satisfação da consciência, em prol de uma vida contínua.Mas a vida, no todo, não possui esse ego, e trata o avanço como geral e não individual. Ou seja, considerando os humanos, junta tudo o que foi aprendido de bom e de mal na humanidade em geral, e em todas as demais espécies, sintetiza, e nada mais. A vida só reconhece ela mesma, e não eu, você, e aquele outro. A vida nos tem como um só.
06/07/2009 às 1:41 #75057RebornMembroEstou conhecendo o site nesta data e achei interessante os assuntos tratados aqui. (Meu teclado nao tem acentos ou cedilha)Emito a minha opiniao a partir do que aprendi e naquilo que creio sem querer discutir ou fazer apologias com aqueles que pensam diferente de mim.A pergunta no ar desde 2001: "Os animais tem alma?"Em principio eu nao tenho aquilo que eu sou. Porque nao somente eu mas todo ser que se move eh uma alma. Considere que o termo 'animal' vem da expressao em latim 'anima' que significa vida ou movimento, e de onde tambem vem os termos 'animado' dos cartoons ou desenho animado, ou ainda 'desanimado' quando queremos dizer que estamos fracos ou sem a anima. Somos todos chamados de animais nao porque temos uma alma mas muito mais porque somos chamados de tal. Eu posso dizer que como animal eu tenho alguns atributos que os animais, ditos irracionais (ate que se prove o contrario) nao possuem das quais eu nao saberia precisar quais seriam, assim como tambem existem alguns atributos naqueles que nao estao bem desenvolvidos em mim como animal superior. Portanto a resposta aa pergunta feita, eh afirmativa considerando ate mesmo uma outra questao: alma e espirito. Dentro do livro que eh a base da minha fe que eh a Biblia, a alma eh uma resultante do ato criativo de Deus ao conceder o elemento espiritual no momento em que foi criado aquele que eh o banco genetico de toda a humanidade. adao. A ele foi dado a capacidade de se reproduzir indefinidamente ate o proprio Criador decidir que eh o momento de parar. Ele recebeu diretamente do Criador o comando sobre a terra e o perdeu por causa de sua desobediencia.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.