Aprofundamento dos textos!

Início Fóruns Sobre o website Consciência Aprofundamento dos textos!

• Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor

Sugestão: Os textos ainda estão muito resumidos com pouco conteúdo. Deveriam ser aprofundados mais, principalmente em relação às idéias dos filósofos.

Eu creio que, ao lado dos resumidos textos sobre os filósofos, deveria haver alguns estudos de grandes autores sobre eles. Um grande historiador da filosofia que poderia ser usado para isso é Bertrand Russel. Em sua “História da Filosofia” – em 3 volumes, ele faz interessantes comentários tanto sobre as idéias quanto a época que ele está enfocando. Para os pré-socráticos há textos de “Fausto” de Goethe (2ª parte) que poderiam ser inclusos. Os textos d'”O Mundo de Sofia” que não fazem referência direta a história do romance também poderiam ser oportunamente colocados.

Anônimo: Creio que depende do texto. Alguns dos trabalhos, como o sobre a metafísica de Aristóteles, sobre o fordismo, sobre filosofia da mente são aprofundados e com muito conteúdo. Por outro lado, textos feitos há tempos apresentam uma superficilidade absurda, como o do Hobbes ou o “vida e obra” de Descartes. Eu apenas tenho deixado estes mais simples lá enquanto não me encorajo a produzir algo melhor seguindo a mesma proposta destex de introdução : familiriazar o jovem ou as pessoas de outras áreas com o universo da filosofia.

MHanemann: Sua idéia é muito interessante, mas no caso de um autor recente como Russel temos sempre de tomar cuidado com os direitos autorais ou das editoras.
    Eu considero a História da filosofia do Russel apenas razoável dentro das Histórias da Filosofia. Claro, está anos luz à frente de um Mundo de Sofia. Mas não é propriamente um trabalho de história. Russel, como filósofo, opina sobre tudo, o que acaba prejudicando um pouco a imparcialidade de seu texto. Isso pode ser nocivo à estudantes que apenas se deixam levar pela sua influência sem terem lido o autor original. Um exemplo, em determinada passagem ele diz que tratará Platão como um contemporâneo qualquer seu, inglês e adepto do totalitarismo. Isso ao meu ver é um tremendo de um anacronismo, impensável num trabalho de história que busca apenas a objetivação. Outro exemplo, ainda em Platão? Ele diz que Platão caiu em erros filósoficos típicos de quem está começando, dizendo que a filosofia era muito imautura em sua época. Ele pode discordar o quanto quiser de Platão, ao escrever um ensaio, mas chamar de superficial um autor que é lido sem se esgotar e com assombro há 2500 anos decididamente não me agrada.

Quanto ao Goethe, você poderia precisar melhor estes trechos para mim consultar? Eu possuo a edição com tradução de Jenny Klabin Segall.

É claro que um autor como Platão, antecedente a própria codificação da Lógica (empresa muito bem realizada por Aristóteles), desagradará em alguns pontos a um matemático afeito à Lógica e que a impulsionou tanto neste século, como é o caso de Bertrand Russel, mas creio que essas opiniões não são o tipo de informação que fica nas entrelinhas e que apenas um estudante antigo de filosofia pode descobrir, creio que estão bastante a mostra: se ele chama de imatura a filosofia platônica, é bastante razoável que um leitor (ainda que desconhecedor de filosofia) atento perceba que é uma afirmação opinosa. Mesmo assim, creio que a idéia oferecida por mim ainda pode ser usada, utilizando, diguemos, “melhores” Histórias da Filosofia.
    Quanto ao “Fausto”, de Goethe, está todo permeado de conceitos filosóficos antigos, como em Shakespeare (quem não reconhecerá Anaxímedes na afirmação da mãe de Hamlet: “Por que ficas olhando para o ar sem corpo?”), mas é na segunda parte da peça suprema da Literatura Alemã (cuidado: há muitas edições do “Fausto” que trazem apenas a primeira parte, quando morre apenas a amada do protagonista. No final da segunda parte é o próprio personagem-título que morre) que vemos desfilar alguns filósofos trazidos de volta a vida pelo desejo de Fausto e por obra de Mefistófeles. (Não tenho a obra a mão, porém creio ser no terceiro ato da segunda parte)

Seria interessante se este site tivesse disponíveis as obras dos grandes pensadores.Assim, poder-se-ia buscar ´rimeiro a informação, depois a discussão.
    ás vezes é difícil encontrar na web esse tipo de material

Ola Anonimo

Nos disponibilizamos algumas obras classicas da filosofia aqui no site, dentre as quais: Criton e Apologia a Socrates, de Platao; Discurso sobre a Amizade, de Cicero; Cicero, de Plutarco; alguns fragmentos pre-socraticos; O discurso da Servidao Voluntaria de Etienne de La Boetie; alguns fragmentos dos Pensamentos de Pascal e outros. Alem disso existem outros sites que tambem fazem isso. Veja na sec,ao de links o site do Grupo de Discussao Acropolis, com quem ate combinei a republicac,ao de algumas digitalizac,oes que eles fizeram, mas que ainda nao pude levar a cabo. Entenda tambem que a publicac,ao de textos em grande escala, alem do trabalho de digitalizac,ao, envolve tambem outros obstaculos, como os direitos autorais e os direitos de traduc,ao.

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.