Aristóteles

• Este tópico está vazio.
Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor

Gostaria de dabater com você sobre a possibilidade de uma felicidade, de acordo com o pensamento de Aristóteles, no mundo contemporâneo. É possível ser feliz, como afirma Aristóteles?

jota erre
    Membro

Resposta não só ao proponente da pergunta:Aristóteles vê a moral como uma das formas de se alcançar a felicidade. Por isso sua moral é chamada de teleológica (telos=fim)...Mas é interessante que sua moral está estreitamente vinculada à política.Se interessar a alguém, a discussão continuará...

Brasil
    Membro

Aristóteles vê a moral como uma das formas de se alcançar a felicidade. Por isso sua moral é chamada de teleológica (telos=fim)...

Eu concordo plenamente com esta opinião de Aristóteles.

Mas é interessante que sua moral está estreitamente vinculada à política.

Sim, somos seres sociais, o Homem, por mais capaz e inteligente que seja, não teria se desenvolvido intelectualmente e nem tecnologicamente da maneira tão admirável com  que se desenvolveu, se não vivesse em sociedade. Não somos seres essencialmente sociais, mas somos preferencialmente sociais.A política é intrínseca às sociedades. Sem política não há ordem.

Arthur
    Membro

Olá, boa tarde. Eu gostaria de saber se alguem pode me ajudar num silogismo.Eu estou estudando filosofia a pouco tempo, então talvez a minha pergunta pareça grosseira e simplória.O Silogismo é o seguinte:" Alguns problemas são insolúveis.  Todas as dificuldades são problemas.  Logo, algumas dificuldades são insolúveis. "Pelo que eu andei estudando, todos os fatores lógicos, de acordo com a matriz lógica aristotélica inferem na verdade da lógica deste silogismo. Porém, eu sei que há um erro! Pois talvez nenhuma dificuldade seja insolúvel, de acordo com o meu raciocício. O meu pensamento é: "Uma parte dos problema são insolúveis. E todas as dificuldades estão inseridas no grupo dos problemas. Porerm não podemos afirmar que a dificuldade estaja tendo intersecção com a parte insolúvel dos problemas. Ou seja, pode ser que nenhuma dificuldade seja insolúvel. Por isto, afirmar que algumas dificuldades são problemas é um erro" Só que eu não vejo nenhum erro silogístico. CADE O ERRO SILOGÍSTICO AQUI???obrigado pela atenção.

O primeiro termo tem que sempre ser mais geral… o seu silogismo não está na estrutura formal. Para ler sobre o silogismo recomendo o Curso de Filosofia de Jolivet, tem toda a explicação da lógica formal lá:"Art.    III.    O SILOGISMO § 1.  Noções Gerais]22      1.    Natureza do silogismo.  —  O  silogismo  é  um  argumento pelo qual, de um antecedente que une dois termos a um terceiro, tira-se um conseqüente que une estes dois termos entre si.a)    Composição do silogismo. Todo silogismo regular se compõe então de três proposições, nas quais três termos são comparados dois a dois. Estes termos são:O termo maior (T), assim chamado porque é o que tem maior extensão.O termo menor (t), assim chamado porque é o que tem menor extensão.O termo médio (M), assim chamado porque é o intermediário entre o termo maior e o menor.As duas primeiras proposições, que compõem coletivamente o antecedente, se chamam premissas, e a terceira, conclusão. — Das duas premissas, a que contém o termo maior se chama maior. A que contém o termo menor se chama menor."http://www.consciencia.org/cursofilosofiajolivet5.shtml

O primeiro termo tem que sempre ser mais geral... o seu silogismo não está na estrutura formal. Para ler sobre o silogismo recomendo o Curso de Filosofia de Jolivet, tem toda a explicação da lógica formal lá:"Art.    III.    O SILOGISMO § 1.   Noções Gerais]22       1.    Natureza do silogismo.   —   O   silogismo   é   um   argumento pelo qual, de um antecedente que une dois termos a um terceiro, tira-se um conseqüente que une estes dois termos entre si.a)     Composição do silogismo. Todo silogismo regular se compõe então de três proposições, nas quais três termos são comparados dois a dois. Estes termos são:O termo maior (T), assim chamado porque é o que tem maior extensão.O termo menor (t), assim chamado porque é o que tem menor extensão.O termo médio (M), assim chamado porque é o intermediário entre o termo maior e o menor.As duas primeiras proposições, que compõem coletivamente o antecedente, se chamam premissas, e a terceira, conclusão. — Das duas premissas, a que contém o termo maior se chama maior. A que contém o termo menor se chama menor."http://www.consciencia.org/cursofilosofiajolivet5.shtml

Legal,vc gosta de lógica?Lógica a arte de pensar correto e verdadeiro.vc ja leu logica menor,só nao me lembro do autor mas depois ja providencio.AS tres operaçoes do espirito,sabe qual é??Vamos trocar umas ideias sobre o instrumento q o Estagirita desenvolveu para entender as ciencias,rsrsrs

veras
    Membro

Resposta não só ao proponente da pergunta:Aristóteles vê a moral como uma das formas de se alcançar a felicidade. Por isso sua moral é chamada de teleológica (telos=fim)...Mas é interessante que sua moral está estreitamente vinculada à política.Se interessar a alguém, a discussão continuará...

Como é possível segundo o pensamento de Aristoteles, que a justiça possa residir na benevolencia?

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.