Início › Fóruns › Questões sobre Filosofia em geral › A filosofia é útil para a sociedade? › As pessoas aceitam uma filosofia de vida?
- Este tópico está vazio.
-
AutorPosts
-
05/06/2001 às 6:40 #69908Miguel (admin)Mestre
O que me fez escolher e criar este tema é a realidade pela qual estamos passando em nível cultural e filosófico nos últimos anos. Anos atrás tínhamos em evidência poucos nomes que constituem nossa história de hoje, porém no contemporâneo talvez já não nos sobre algo de importante de nossa época para contar aos nossos filhos.O difícil é realmente saber indentificar a reação do povo perante uma vida idealizada por aqueles que ainda pensam um pouco sobre a melhora do mundo.
A sabedoria como diz Erasmo em “Elogio a Loucura” é uma palavra inexistente aos pensamentos da maioria, que por serem ignorantes perdem o dom da escolha e sob o meu ponto de vista até mesmo em consequência maior disto a ganância.
Porém creio eu que o ser que se dote de sabedoria dia a dia jamais viverá sem adquirí-la um pouco mais.
Como ficariam então estas pessoas se adquirissem inúmeros conhecimentos de uma hora para outra? O que ocorreriam com elas? Manteriam o equilíbrio?
O que ocorre, em minha opinião neste país é a falta de um nível cultural regado de magias sábias. Por mais importante que seja a tecnologia, estamos esquecendo da poesia, das humanas, dos sentimentos, do verdadeiro humor, de grandes composições…A tecnologia revolucionária é fundamental porém o equilíbrio dos fatos é tanto quanto…
Tente explicar a uma criança de média classe social hoje que a imaginação dela pode se tornar criativa se despertada ao uso de pequenas coisas; ela vai lhe dizer que quer um computador para passar noites e noites em claro visitando sites da playboy.
Mas inteirando o que foi dito até então ao tema, temos uma criança que nunca se contactou a um micro e que ouve dos amigos que só é positivo pelo lado supérfluo das coisas, diga a ele como foi criado o computador e ensine-o programas de criação, ele dirá que prefere o mais prazeroso por ter se acostumado com um falso poder comparado ao forte poder do compreender.
Para melhorarmos? cada um é parte de um todo, todos podemos criar uma filosofia desde que esta seja implantada para o bem da maioria. As pessoas, principalmente as crianças, devem possuir um acompanhamento ideológico desde pequenas para criarem objetivos concretos.
E quanto a poesia, e outras coisas tão antigas da vida vivemos a esperar pele necessitade de acabar com seu stress devido ao avanço e quem sabe seja a hora ideal para uma retomada dos valores culturais e que esta seja o alicerce do mundo de amanhã onde as pessoas não mais temerão a sabedoria por já nascerem com ela. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.