Ateu, sim, mas quais as possibilidades?

Início Fóruns Questões sobre Filosofia em geral A filosofia é útil para a sociedade? Ateu, sim, mas quais as possibilidades?

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Autor
    Posts
  • #70027

    Segundo Jesus Cristo, última influência em Gaya,
    “Se tiveres fé, tudo poderás”
    Ele acredita em Deus(pai), vivia em um sistema
    “alternativo” e concluiu aquilo que chamava de
    “missão”. Hoje temos um aparato evolutivo muito maior. }}Mas quais são as possibilidades?

    #76904

    Algum tempo atrás, tivéra haver um homem
    que andava sob as águas

    Algum tempo atrás, tívéra haver um homem
    que podia radiar uma luz, capaz de clarear
    um galpão de 100 x 100 m2, sem esforço

    Algum tempo atrás, tivéra haver um homem
    na Taylândia que podia flutuar.

    Pouco tempo atrás, um garoto foi ao
    programa do jô, e entortou uma colher,
    alizando-a com o dedo.

    Quais as possíbilidades?}}

    #76905

    ..você quer dizer que Jesus tinha a sua verdade relativa quanto a deus?
    bem, de certo modo todos nós (ou quase todos) demos.. mas será ele um exemplo tão radical e único assim, que foge das espectativas?
    bem, ele foi uma figura genial, e evoluída ao extremo (ouvi falar que ele participou da criação da Terra).. isso não o classifica, ou desclassifica, para ser um salvador eterno e irrevogável, um segundo deus..

    #76906

    Caros amigos, penso que a necessidade de se crer em alguma entidade superior, seja ela deus, anjo, demonios,e, até mesmo, ets, é uma saída encontrada, muitas vezes inconscientemente pelo indivíduo de suprir suas deficiências de caráter e de moral, uma vez que ele é incapaz de encontrar um sentido para sua vida em si mesmo, não consegue dizer o porquê da necessidade de se ser bom, ou, até mesmo, se devemos ser realmente bons. Um amigo meu, crédulo , disse-me certa vez que a vida de um ateu é substancialmente mais trite e dura do que a vida de um deísta/teísta. O que é necessário dizer é que esta alegria que o homem crédulo possui é equivalente àquela que um homem bêbado possui, ou seja, para um ateu, sua vida não é triste, é apenas um constante caminhar em busca de resposta CORRETAS. Vale também dizer que, aquele que ressalta a necessidade de ser crédulo a fim de ser feliz e encantar-se com a natureza, posso apenas lamentar o fato de que aquele que profere tal afirmação realmente não possui contato algum com a verdadeira cìência, afinal, por exemplo, todo aquele que já olhou através de um telescópio pode afirmar que existem maravilhas e mistérios por demais no Cosmos para que nos preocupemos em criar outros em nossa imaginação. E o mais importante é ressaltar que, se a ciência ainda não é capaz de expliar todos os fenômenos do Universo, isto se deve ao fato de ela ser uma “criança”, com menos de 500 anos de existência, contra milênios de ilusão e manipulação religiosa.

    #76907

    “Se Deus é , o homem é escravo; ora, o homem pode, deve ser livre, portanto, deus não existe.
    Desafio quem quer que seja para sair deste círculo, e agora que se escolha” (DEUS E O ESTADO – MIKHAIL BAKUNIN)

    #76908

    Que Deus?

    É tão natural um ateu escarnecer de Deus quanto um vegetariano fazer propaganda contra os malefícios da carne, o último diz não comer carne morta, o primeiro diz morto tudo que não é carne.

    Não existe hoje palavra tão gasta quanto “livre”… para sê-lo não basta escarnecer das correntes e nem tampouco o é quem em toda parte vê apenas grades de prisão. Mas causa estranheza que algúem que se diga amante da dialética só veja por todo lado círculos disjuntos, sem tensão, preto e branco e nunca cinza. Sem entrar no mérito da sorte dos discípulos, pior impressão desperta ainda as citações, quando aqueles nestas agem como ladrões à beira da estrada, que irrompem armados e querem arrebatar o consenso do ocioso viajante. Por isso normalmente falo por mim mesmo, mas, como privilégio de quem escreveu, concedo-me o direito de algumas, incluindo a seguinte:

    “Os servos nunca sentem tanta falta do primeiro senhor como quando experimentam o segundo.” (FABULAS – ESOPO)

    #76909

    Senhores, em especial Pilgrim.

    Estas palavras não refletem uma defesa, mas sim um esclarecimento.

    Poucas pessoas que marcaram sua passagem neste planeta fizeram tão bem quanto Bakunin, filho do seu tempo, agiu e defendeu suas idéias, mas escreveu pouco, e entre estes poucos escritos está: DEUS E O ESTADO; Um conjunto de textos cuja o título não foi de autoria sua. Entre os assuntos que o Revolucionário disseca, está a sua visão de que a religião, precisamente Deus; o ser onipotente criado pelos homens, é um entrave a sua liberdade. Bakunin é defensor da total liberdade do homem.

    Ralmente Pilgrim, admiro muito a dialética, o debate, as boas discussões e felizmente, neste fórum, apesar do pouco tempo, presenciei e participei de algumas. E foi a favor do debate que pst a citação de Bakunin , iria expor minha visão da questão, logo após a citação, mas achei melhor não fazer, esperaria que alguém comentasse, pois o tema religião possui a característica de atrair bastante.
    Não concordo em parte do que diz a citação de Bakunin e tentaria ” sair do círculo” exposto.

    Pra isso a pergunta “Que Deus?” seria importante.

    “Ateu”, “Católico”, “Mulçulmano”, “Crente”, “Protestante” etc… são rótulos insuficientes e limitadores para qualquer homem, e quem quer que se coloque dentro de qualquer destes emblemas correrá um sário risco de apagar um ou vários caminhos, ou pior, perder-se na sua cega certeza de que está indo pelo caminho da verdade. Ou que existe um caminho a se seguir.

    E quanto as citações, não costumo utiliza-las, senão, para despertar um debate, pois, não é concebível que meia dúzia de palavras simplismente represente ou carregue o corpo de uma obra, de uma vida inteira.

    #76910

    o homem é escravo da idéias, sejam a favor ou não de Deus…

    #76911

    “o ser onipotente criado pelos homens, é um entrave a sua liberdade” . Bicho se ele pensou assim…cara, Bakunin era muito escravo, ele se importava com isso?!…se for por aí ele nunca vai ser livre, mas é nunca mesmo…acho q trilhava caminho contrário se pensava assim.

    #76912

    Até hoje somente pessoas pancadas, esquizofrênicas, drogadas e hipnotizadas viram deus, Jesus, Matia e outras coisas fictícias que as religiões manipuladoras da verdade e da fé apregoam aos 4 ventos. Por quê que tem que haver só um deus, só um filho dele, e esse ser filho de uma virgem ? Nada garante que não sejam vários deuses, ou nenhum deus, com vários filhos espalhados pelo mundo em várias épocas, ou nenhum filho. O pior é achar que o próprio deus encarnaria num mortal por 33 anos para atender aos necessitados da Palestina, enquanto o restante do Universo ficava às baratas. Me poupem ! Para ese tal deus seria muito mais racional aparecer pessoalmente no céu para todos verem que ele existe do que esperar que seus adoradores irracionais convencessem o restante da humanidade da sua existência. Se Maria era virgem, então Jesus tirou a virgindade dela ao nascer ? Muito mais lógicos são os indígenas que crêem que o Sol é deus, pois sem ele não haveria a Terra, os homens, as plantas e os animais. Ser ateu é ser racional.

Visualizando 10 posts - 1 até 10 (de 10 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.